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Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 Emersão

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Apresentação em tema: "Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 Emersão"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 Emersão
Bem-vindo ao futuro! Tenho o prazer de apresentar a você o Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 ASQ. O tema deste estudo é emersão. Emergente é definido como tornar-se visível. O Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 está disponível para que você visualizar o futuro, para que você possa tomar decisões. Estou aqui para falar sobre decisões...não respostas prontas...mas decisões que você precisará tomar em breve. O produto do estudo sobre o Futuro da Qualidade é levar você a agir.

2 Estrutura da Apresentação
Explique rapidamente “Futuração” Explique a metodologia de estudo Compartilhe as Forças de Mudança Explore as implicações possíveis para: qualidade organizações que se esforçam para utilizar a qualidade pessoas buscando ser líderes da qualidade Para nos tirar do desconhecido, para uma visão clara, para a ação, estruturei esta apresentação em quatro áreas. Gostaria de explicar rapidamente “Futuração”, tanto a sua importância como o processo por trás dela. Então, mergulharei no estudo sobre o Futuro da Qualidade para explicar a metodologia do estudo, compartilharei as Forças de Mudança e explorarei as possíveis implicações das Forças de Mudança para: --qualidade --organizações que se esforçam para utilizar a qualidade --pessoas procurando ser líderes da qualidade

3 Sucesso hoje Que você tenha: Que você:
um conhecimento prático de futuração conhecimento e entendimento das forças que moldam o futuro da qualidade Que você: pensará a respeito das implicações do futuro específicas para você se comprometerá com, pelo menos, uma ação Ao final do dia de hoje, espero que: Você tenha um conhecimento prático de futuração e um conhecimento e entendimento das forças que moldam o futuro da qualidade. E que você pensará sobre as implicações do futuro específicas para você e se comprometerá com pelo menos uma ação baseada nas descobertas.

4 Apresentando Emersão Antes de olharmos para os resultados do estudo sobre o Futuro da Qualidade, vamos começar o processo de emersão reservando alguns momentos para falar sobre futuração e sua importância.

5 Futuração Uma olhar estruturado para o futuro
Focado em melhorar as habilidades de previsão Envolve: Identificar as forças que moldam o futuro Criação de cenários nos quais as forças ocorrem Avaliar as implicações Identificar os sensores para sinalizar as mudanças Possibilidades – grandes e pequenas Em termos simples, futuração se trata de melhorar a sua habilidade de prever o futuro de uma forma focada e ampla. O primeiro passo foca nossa visão através da identificação das forças que mais significativamente afetam o futuro de qualquer tópico de interesse. O segundo passo desafia você a expandir sua consideração do futuro sob diversos cenários. Cenários de boas notícias, más notícias e de manutenção das tendências atuais. Paul Borawski, CEO da ASQ, se refere a este passo como “aumentar a sua largura de banda” sobre o que o futuro nos reserva. Com o foco e a expansão do seu raciocínio, passamos para o terceiro passo em futuração: avaliar as implicações dos diversos cenários no seu futuro. Ou, colocado em forma de pergunta: “o que você faria em resposta a um dado cenário?” Qualquer coisa que você fizesse é algo que você pode construir como uma força essencial. As respostas que variam de acordo com o cenário ficam em espera até que aquele cenário se apresente. Mas, naquele ponto, você já pensou antes na sua resposta e pode liderar, mudar e agir – com confiança e habilidade – que é o passo 4 no processo.

6 Nenhuma visão do futuro será precisa
Eventos imprevistos sobrepujam qualquer visão, mas as forças continuam atuando A vantagem vai para aqueles que preveem A agilidade oferece um bônus em ambientes que mudam rapidamente Claro, nenhum dos cenários será completamente preciso, pois sabemos que a única coisa que podemos prever é a imprevisibilidade. Mas, embora eventos imprevistos possam mudar o cenário, as Forças de Mudança continuam presentes. Se você quer ter sucesso, você deve prever a mudança. Você deve ser ágil na sua reação a ambientes em mudança.

7 Bem-vindo à Emersão Com o foco que o futuração permite, podemos jogar uma luz sobre o futuro.

8 Identificar as Forças de Mudança
Participação internacional Mais de 140 participantes 33 países Representação diversificada Educação, Governo, Saúde, Produção, Sem Fins Lucrativos e Serviços Para identificar as Forças de Mudança, pedimos a ajuda de mais de 140 especialistas de todo o mundo. Nosso painel de especialistas representou todos os setores econômicos.

9 Processo (Realizado em fevereiro-março de 2011)
Envolvimento eletrônico Entidades anônimas Técnica Delphi Semeado com 43 forças Três rodadas de "Pick 10” (“Pegue 10”) e diga por quê Considere novas sugestões Classifique em ordem Em janeiro de 2011, a ASQ convidou mais de 270 indivíduos de todos os setores importantes da economia global, ASQ WorldPartners, membros da International Academy for Quality (Academia Internacional para Qualidade), vencedores de medalhas passados, membros Enterprise (empresas) e recomendações da comunidade do setor dequalidade. No contexto do estudo sobre o Futuro da Qualidade ASQ, força é “uma mudança ou tendência poderosa em uma área social, política, tecnológica ou comportamental que impactará as vidas das pessoas”. A ASQ examinou várias fontes de referência disponíveis e estudos anteriores em busca de tendências. 43 foram utilizadas para semear o estudo. A técnica Delphi, que conta com um grupo de especialistas, foi utilizada para dar ao processo uma abordagem sistemática. Ao utilizar um grupo, a sabedoria coletiva do grupo converge na direção de um consenso sobre forças que estão moldando o futuro da qualidade. Solicitou-se aos painelistas que se registrassem (log in) eletronicamente e selecionassem 10 forças que ele/ela sentissem que mais tenderiam a moldar a qualidade de formas poderosas e contundentes. Para todos os efeitos, “qualidade” não foi definida e “o futuro” foi projetado para aproximadamente Também se perguntou aos painelistas por que uma força em especial foi escolhida e eles tiveram a oportunidade de combinar forças, sugerir novas forças e anotar padrões. Os painelistas repetiram este processo eletrônico em três rodadas sucessivas. Ao final das três rodadas, tivemos oito forças de mudança classificadas em ordem de importância.

10 Emersão: Forças de Mudança
Aqui está a lista das Forças de Mudança 2011

11 Forças de Mudança 2011 Responsabilidade Global
Conscientização do Consumidor Globalização A crescente taxa de mudança A mão de obra do futuro Uma população em processo de envelhecimento Qualidade no Século 21 Inovação Desde que a ASQ estreou este estudo em 1996, monitoramos as Forças de Mudança para ver como as forças mudam, o que é diferente e o que permanece o mesmo.

12 Responsabilidade Global
Forças de Mudança 2011 Responsabilidade Global Conscientização do Consumidor (novo) Globalização A crescente taxa de mudança (novo) A mão de obra do futuro (novo) Uma população em processo de envelhecimento Qualidade no século 21 Inovação (novo) E aqui está como esta lista se compara a estudos anteriores. Você observará que, de todas as Forças de Mudança, apenas a responsabilidade global subiu nas classificações, para o primeiro luhgar. Globalização e População em processo de envelhecimento apareceram no estudo de 2008, mas em lugares mais altos. Qualidade no século 21 continuou igual. As forças restantes, quatro delas, são novas para o estudo de 2011. Vamos saber mais sobre cada uma das Forças de Mudança.

13 1 Responsabilidade Global
Globalização + Responsabilidade Social ISO (ANSI/ASQ) SR26000 Compreensão evolutiva da RS A RS impacta positivamente a receita e a margem Determinantes – líderes esclarecidos e consumidores informados Menos relacionada à filantropia Mais relacionada à liderança Administração de ciclo de vida Responsabilidade global, tendo pulado do 3º para 1º lugar, representa a mistura da maior conscientização do requisito de se tornar mais socialmente responsável com uma conscientização crescente do impacto global das decisões locais. Os recursos finitos do nosso planeta estão sendo consumidos por uma porcentagem crescente de pessoas no mundo. O desperdício está se tornando socialmente inaceitável. Responsabilidade global é um chamado para a liderança ética em todos os níveis da sociedade. Em um nível organizacional, a responsabilidade global abarca crescimento e lucro – não é filantropia. A responsabilidade global valoriza a dinâmica dupla de ser responsável através da redução do desperdício e da concretização dessa economia para o resultado final, com expectativas aumentadas de que os clientes informados pela Internet recompensarão as organizações pelos seus esforços responsáveis com suas compras. Os líderes defenderão melhorias simultâneas nos resultados iniciais e finais. Para os produtores, a responsabilidade global é um assunto complexo. Ele inclui design responsável e a obrigação para administração do ciclo de vida inteiro do produto. A inovação se torna uma defensora da sustentabilidade. Uma inovação sem um custo reduzido para a sociedade será vista como irresponsável. Há expectativas crescentes de que as organizações globais de hoje contribuirão com seus recursos e suas habilidades de solução de problemas para as necessidades sociais a partir de um interesse próprio evoluído para os horizontes mais duradouros da sustentabilidade corporativa, através de uma combinação de força social e organizacional.

14 2 Conscientização do Consumidor
Conhecimento crescente para clientes e organizações Mercado (de um raio de alcance limitado para global) Bancos de dados enormes de preferências dos clientes Personalização em massa Tempo de espera zero Agilidade organizacional é essencial Chegando em 2º lugar, a Conscientização do Consumidor se refere ao conhecimento que os consumidores utilizam para tomar decisões de compra melhor alinhadas com suas preferências. Os consumidores podem "comprar" em todo o mundo e eles podem utilizar o conhecimento adquirido com as informações na Internet para informar suas decisões não simplesmente relacionadas ao produto/serviço em si, como também quanto às práticas da empresa. E, enquanto a Internet tornou o conhecimento amplamente disponível, as mídias sociais estão tornando as informações disponíveis instantaneamente. Intimamente ligado à conscientização do consumidor está a habilidade de um consumidor de corresponder seus requisitos individuais com os atributos de produtos e serviços. As organizações que criam produtos e serviços de forma rápida e efetiva para corresponder aos desejos e às necessidades exatas dos clientes serão recompensadas. Os prestadores de serviço estão indo nesta direção, adequando as experiências para se adaptarem perfeitamente aos seus clientes. Novas tecnologias flexíveis de fabricação, em breve, permitirão que fabricantes sigam caminhos semelhantes de personalização em massa. Esta força inaugurará um novo significado para a organização focada no cliente.

15 3 Globalização Em 1º em 2008 Oportunidade de ameaçar para uma realidade irreversível Produção local e RS nas sombras Clientes globais e cadeias de fornecimento globais Riscos em proporções inimagináveis Complexidade crescente de imaginar e gerenciar Em um mundo de recursos finitos A globalização é a única força que está no estudo desde Entretanto, o sentido do termo mudou em 15 anos. Em 1996, a globalização significava uma oportunidade enorme para empresas que conseguissem descobrir como capitalizar novos mercados consumidores enormes. Em 2005, a oportunidade dos mercados globais foi neutralizada pelo medo da concorrência e mão de obra de menor custo. O que parecia certo em 2008 era que a globalização era uma realidade irreversível, fosse uma oportunidade ou uma ameaça. É arriscado ignorar o poder da globalização. Entretanto, ainda há produção local e um senso de responsabilidade social para conquistar uma parcela maior do gasto dos consumidores. As cadeias de fornecimento e os consumidores globais ocupam uma parcela maior na estratégia organizacional.

16 4 A crescente taxa de mudança
A tecnologia é o pedal do acelerador O crescimento da população está diminuindo como combustível Ameaça e oportunidade O crescimento é previsível, a tecnologia não Espera de soluções para os problemas mundiais Tecnologias emergentes – bio e nano Ciclos de vida mais curtos de produtos/serviços A mudança é inevitável. Ninguém discutirá esse ponto. Com as constantes inovações tecnológicas entrando no mercado, duvida-se que a taxa de mudança diminuirá. Mas, enquanto o pedal do acelerador em nosso futuro-móvel for, se não colocado no chão, utilizado frequentemente, o crescimento da população, o sistema de combustível do futuro, será reduzido. Como as forças anteriores, a crescente taxa de mudança tecnológica traz oportunidade e ameaça. Em posição alta entre as ameaças está a inabilidade da sociedade de se adaptar às mudanças forçadas sobre nós pela nova tecnologia. A nova tecnologia pode criar consequências se não olharmos para frente. No lado da oportunidade tecnológica estão as soluções para os problemas do mundo. Energia, poluição, água fresca, alimentação, habitação, HIV e câncer estão, todos, na nossa lista de esperanças por soluções tecnológicas. Sem soluções para esses problemas, nosso sonho que o futuro possa oferecer às nossas crianças uma qualidade de vida igual ou maior do que a nossa está em dúvida. Se o crescimento da população era o condutor do sucesso econômico no século passado, ele terá de sair de cena para a tecnologia assumir o controle no século 21. Entretanto, a tecnologia será uma força muito menos previsível do que o crescimento populacional. É certo que a tecnologia nos surpreenderá de formas que abalarão nosso status quo. Futuristas já estão prevendo que a nanotecnologia terá um impacto mais significativo em nossas vidas do que a Internet, e outras tecnologias que ainda nem rotulamos estarão bem atrás da nano. No entanto, os ciclos de vida de produtos estão curtos agora. Setores nascem, se tornam significativos em nossas vidas e desaparecem com uma rapidez crescente. Ser o primeiro a comercializar será o ponto onde as riquezas serão ganhas. Haverá pouco tempo, ou mesmo mercado, para o segundo lugar. Toda esta velocidade exigirá que as organizações prevejam melhor o futuro e estejam preparadas para responder ao feedback do cliente imediatamente.

17 5 A mão de obra do futuro Novas noções de talento, trabalho, local de trabalho e aprendizagem Desemprego e aposentadoria definidos de forma diferente Busca por talentos promove flexibilidade no local de trabalho Novo sentido para aprendizagem constante ao longo da vida Captar sabedoria será um desafio Transmitir conhecimento para permitir a aprendizagem Garantia de competência = valor especial Como a tecnologia oferece um impulso para a frente, os desafios econômicos recentes contribuíram com a forma como olhamos para o trabalho, local de trabalho e como aprendemos a avançar em nossas carreiras. Em última análise, o desemprego e a aposentadoria serão vistos de uma forma muito diferente do que são agora. Com organizações buscando pelo talento certo, os trabalhadores estão em uma situação de exigirem – e receberem – flexibilidade dentro do local de trabalho. Isso pode incluir trabalhar em um home office ou reduzir horas para membros da equipe com idade para se aposentarem. Esses cenários possíveis colocam pressão sobre a transferência de conhecimento, conforme as organizações determinam como a próxima geração de funcionários se beneficiará com a sabedoria dos seus colegas mais velhos.

18 6 Uma população em processo de envelhecimento
Um desafio para os recursos mundiais Aumento da crise na saúde Pressão sobre os modelos de assistência social Novos conceitos de “anos dourados” Aumento mais significativo em números por faixa etária (acima de 65) Um mercado emergente sem precedentes Deve considerar qualidade de vida Nunca antes o mundo encarou os números de cidadãos idosos e pouco se sabe sobre as necessidades de consumo e de estilo de vida deste segmento. Demógrafos preveem que até 2025 a maioria da população adulta terá mais de 65 anos. Aumentar as expectativas de vida desafia os recursos mundiais e coloca pressões crescentes no custo da prestação de serviços de saúde para uma porcentagem maior da população mundial. Acrescentar anos de vida traz custos extras ao serviço de saúde. As organizações precisarão de talentos e as pessoas precisarão dos meios econômicos para sustentar suas finanças. Populações mundiais estáveis ou em declínio poderiam ter um impacto drástico nas economias globais.

19 7 Qualidade no século 21 Não se pode tomar a qualidade como certa
Qualidade é a vantagem competitiva Passado Futuro Objetivo Prevenção Perfeição Qualidade de Produto Empresa Filosofia Processos Comunidade Setor Produção Todos Desperdício Tolerável Detestável Foco Produtos/Serviços Experiência Metodologia Controle/ Melhoria Mudança/ Transformação De produtos, para processos, para sistemas, para empresas. Através de toda essa evolução, uma verdade não mudou. Qualidade é, em última análise, o que o cliente diz que é e pelo que o cliente está disposto a pagar. A verdade está moldando organizações, indústrias e países. Se a qualidade no século passado era definida por controle e melhoria, está claro que controle e melhoria não serão suficientes para o século 21. Mudança e transformação são as ferramentas emergentes da qualidade. Será que os mesmos profissionais podem abranger um espectro de habilidades de controle a transformação? Os principais pensadores estão investindo seu tempo na invenção de novas ferramentas para mudança e transformação. Muitos preveem que uma qualidade de produtos/serviços quase perfeita será o mínimo para ser competitivo no futuro. As melhores empresas estão se movendo para além da qualidade do produto, passando a gerenciar as experiências totais dos seus clientes. As empresas de melhores práticas em todo o mundo estão demonstrando, pelos seus exemplos, a eficiência da qualidade aplicada à melhoria da organização como um todo. O que está claro é que a qualidade ainda oferece uma vantagem competitiva sustentável, sempre que aplicada. Também está claro que as práticas modernas de qualidade ainda são menos comuns do que você possa esperar. Há uma oportunidade enorme para que a qualidade seja uma força de mudança no futuro da qualidade.

20 8 Inovação Palavra da moda Inovação X P&D? Inovação X Melhoria?
Inovação = Alma Práticas maduras de gestão da mudança A inovação substituirá o setor industrial como fonte de riqueza em uma nação? Inovação se tornou uma palavra da moda. Parece que significa a procura de algo diferente e excitante. A diferença entre inovação e pesquisa e desenvolvimento e melhoria não está clara. O que está claro é que a inovação é, cada vez mais, a alma de uma organização. Uma indústria inteira se desenvolveu e cresceu em resposta à oportunidade de ajudar outras organizações a inovarem. Como criar culturas que inovam é um desafio para os líderes de hoje. A inovação parece estar pronta para substituir o setor industrial como fonte de criação de riqueza nos países. Se a inovação significa a capacidade de uma empresa de prever as necessidades dos clientes, expressas ou implícitas, conhecidas ou desconhecidas, e trazer produtos/serviços ao mercado que empolgam os clientes, então a inovação, claramente, é o combustível do crescimento no mundo em mudança de hoje e, ainda mais, do amanhã.

21 Semeie o seu raciocínio
Emersão: Cenários Semeie o seu raciocínio Oito forças de mudança importantes. Ao olharmos para o futuro, será benéfico dar uma olhada em como estas forças podem mudar o nosso mundo. Agora iremos examinar quatro cenários possíveis, desenvolvidos por Greg Watson, ex-presidente da ASQ e presidente do conselho administrativo e acadêmico da International Academy for Quality (Academia Internacional pela Qualidade). O Sr. Watson tem fornecido cenários desde o estudo de Se você estiver interessado em um olhar aprofundado na sua visão de futuro, leia o seu trabalho “Prognostications: Scenarios of the Future as Viewed in 2011” (Prognósticos: cenários do futuro como visto em 2011”), disponível no site da ASQ.

22 1 Despertar global O cenário utópico
População: A estabilização da população na faixa de 6 a 8 bilhões de pessoas Ambiental: Compensação do clima junto com um mínimo de atividade solar prolongada Política: Esclarecimento e ação global coordenada O primeiro cenário é um ideal utópico. As pessoas e as nações do mundo agora entendem a complexidade da crise global. Elas tomaram atitudes políticas e técnicas esclarecidas e positivas para garantir um gerenciamento justo de um mundo sustentável.

23 Despertar global Resolução de questões relacionadas à energia nuclear
Biotecnologia Nanotecnologia A tecnologia é alavancada para solucionar os problemas que mais afetam a humanidade como um todo, ao invés de apenas por retorno econômico – especialmente para medicamentos e sistemas de infraestrutura de vida. Soluções técnicas a longo prazo incluem: Resolução de questões relacionadas à energia nuclear. Geração de energia nuclear mais eficiente e limpa. Biotecnologia. Capacidade de entender e gerenciar com segurança modificações genéticas para melhorar a produtividade e a resistência da cultura à seca e a pragas. Nanotecnologia. Oferecer soluções médicas para atingir doenças específicas e promover a saúde cardiorrespiratória.

24 2 Restauração de recursos
O cenário preferido População: População à taxa de substituição de 8 a 10 bilhões de pessoas Ambiental: Compensação do clima junto com um mínimo de atividade solar moderada Política: Colaboração entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento Considerando o ideal, agora podemos nos voltar para uma versão mais realista, um cenário preferido onde a sociedade seja capaz de restaurar recursos para a população mundial. Neste cenário, a natureza concedeu à humanidade uma folga na forma de pacificação solar, que reduziu a temperatura média da Terra em 7⁰C. Estas temperaturas mais frias reverteram algumas das consequências negativas da mudança climática. Elas não enfrentam as causas básicas, no entanto, e apenas estão atrasando o impacto a longo prazo do aquecimento global.

25 Restauração de recursos
Líderes veem meio ambiente frágil Políticas limitam aumento da população Melhoria da infraestrutura Trabalho significativo e ecossistema sustentável Educação universal incentivada Organizações reconhecem dependência de energia a preços acessíveis Tecnologia amplia as reservas de recursos Os fatores a seguir possuem uma influência significativa sobre a qualidade de vida para todas as pessoas: A mini-Era do Gelo beneficiou a humanidade ao estimular os líderes mundiais a encarar a realidade da fragilidade do nosso meio ambiente. Foi adotada uma abordagem mais conscienciosa para atingir uma solução sistêmica das causas condutoras. A população crescente foi reconhecida como um fator importante na mudança climática, então os líderes globais concordaram em utilizar uma combinação de política fiscal e métodos contraceptivos para limitar os aumentos para 8 a 10 bilhões de habitantes. Trabalho adicional está em andamento para melhorar a infraestrutura e oferecer suporte a esta população com água pura e alimentos adequados. A necessidade de fornecer um trabalho significativo e honroso enquanto a manutenção do ecossistema global é enfatizada agora na tomada de decisão. A educação universal é incentivada, construindo alfabetização global e aumentando a participação na política local e nacional. Organizações começaram a perceber sua dependência de um fornecimento estável de energia de custo acessível, ar limpo e água pura. Os desenvolvimentos tecnológicos podem ampliar a vida projetada das reservas de recursos conhecidos através da criação de aplicações mais eficientes. Por exemplo, o setor da energia nuclear aumentou sua estimativa anterior de 60 anos para as reservas de urânio para mais de 3 mil anos, com base apenas nos avanços tecnológicos. O mundo está coordenando e dedicando os seus recursos compartilhados, de forma que as deficiências das gerações anteriores estão sendo corrigidas e a sobrevivência da humanidade no planeta está garantida.

26 3 Morte por mil cortes O cenário do status quo
População: O crescimento da população para mais de 10 bilhões de pessoas Ambiental: Compensação do clima junto com um mínimo de atividade solar curta Política: Rigidez e colaboração mínima em posições políticas atrasando a ação corretiva Os dois primeiros cenários estabeleceram mudanças fundamentais em diversas forças sociais. Nosso terceiro cenário considera o status quo. Brigas triviais entre partidos políticos liberais e conservadores nos governos mundiais levaram a atrasos significativos no desenvolvimento de uma abordagem colaborativa global para as mudanças climáticas. O questionamento contínuo de métodos científicos e interpretação de dados levou a discussões a respeito do significado dos sintomas, das fontes de poluentes químicos e inter-relações importantes entre vários fatores.

27 Morte por mil cortes Crescimento populacional além do sustentável
Seca mundial e difusão da fome Distribuição inadequada de alimentos em megacidades Tumultos irrompem em megacidades Os militares gerenciam a distribuição de alimentos enquanto as pessoas migram para o interior Economias agrárias aumentam de valor Enquanto investiu-se tempo para convencer todos os eleitores de que devem ser ativos na mudança, os desenvolvimentos a seguir ocorreram: Primeiramente, a população global continuou a crescer além do nível de sustentação, atingindo 10 bilhões de habitantes. Naquele ponto, a população se estabilizou à taxa de substituição. A seca global gerada pela mudança climática exacerbou a pequena oferta de alimentos e a fome se difundiu, tanto entre os países em desenvolvimento como entre os desenvolvidos. Os sistemas de distribuição de alimentos não conseguiram mais suportar os centros de alta densidade populacional em megacidades ou a ampla dispersão populacional em áreas rurais. Tumultos estouraram em violência das máfias em megacidades, quando gangues criminosas assumiram a distribuição das novas drogas preferidas – leite, pão e ovos. Os governos exigiram que os militares gerenciassem a distribuição de alimentos em todas as 600 megacidades globais e os cidadãos migraram para o interior em uma busca desesperada por alimentos e água. Países em desenvolvimento com economias agrárias aumentaram seu valor como parceiros globais, enquanto países de liderança mundial lutavam para proteger suas economias. Posições políticas rigidamente polarizadas causaram atrasos na tomada de decisões e na implementação de soluções técnicas, então o mundo ficou para trás na curva de potência para ação corretiva. Agora parece que o desequilíbrio ecológico na natureza pode exigir um século ou mais para restauração. Embora os reparos finalmente tenham sido iniciados, a humanidade sofrerá através do longo período de recuperação. O pânico generalizado instigou muitas ações paralelas para melhorar a situação, mas as ferramentas sistêmicas de qualidade não foram utilizadas para melhorar a operação ambiental de forma contínua. Foi um caso de muito pouco e muito tarde.

28 4 Passado do ponto de virada
O cenário do fim dos dias População: Crescimento para 10 bilhões, seguido por quedas rápidas para menos de 6 bilhões Ambiental: Sem salvação solar, colapso global do ecossistema Política: Rivalidades políticas controversas impediram um acordo sobre um caminho a seguir, o caos e a anarquia prevalecem Se o status quo nos levar a um futuro desolador, nos voltamos agora para um futuro deplorável. No que Sr. Watson se refere ao cenário do fim dos dias, os sistemas ecológicos do mundo sofreram um colapso cataclísmico devido à poluição gerada pelo homem. Isso leva à crise global, perda da pesca e erosão costeira. A liderança não conseguiu chegar a decisões desesperadamente necessárias. A população cresceu para 10 bilhões de habitantes, mas rapidamente diminuiu para menos de 6 bilhões. A falta de uma resposta humana rápida e eficaz criou caos global, incluindo guerra, pragas, fome e pandemias. A capacidade do planeta e da sociedade de se recuperarem permanece incerta. Infelizmente, o instinto de sobrevivência que agora existe inibe a estreita cooperação global necessária para solucionar esses problemas de forma eficaz e eficiente. Do ideal para o muito sombrio, esses são os quatro cenários baseados nas 8 forças de mudança.

29 O que virá a seguir? O estudo cria contexto para o diálogo.
“Diálogos das partes interessadas (stakeholders)” Implicações para: Qualidade Organizações Profissão da qualidade Agora temos muitas informações para se pensar, processar e, com esperança, discutir com colegas. Esta apresentação não pretende ser o fim do seu exercício de futuração. Isso é apenas o começo. Eu incentivo vocês a reunir grupos de colegas e determina como a sua organização está reagindo a essas forças e se você precisa fazer ajustes.

30 Semeie o seu raciocínio
Emersão: Implicações Semeie o seu raciocínio Antes de encerrar hoje, gostaria de lançar um breve olhar sobre as implicações do estudo, que ajudará você na tomada de decisões. Passe para a ação

31 Implicações para a qualidade
Qualidade do produto se torna qualidade de vida Utilizado para tratar problemas complexos e dinâmicos Expectativas do cliente Qualidade perfeita de produto/serviço Impacto ambiental e desperdício zero Evoluir para responder às pressões das mudanças rápidas Começamos com as implicações para a qualidade como um movimento, filosofia e metodologia. Como mencionado antes, a qualidade não é mais simplesmente pensada em termos de produto, ou até mesmo de serviço. Precisamos considerar todos os aspectos de nossa experiência de vida e incorporar isso nos requisitos e sistemas de qualidade. Em todos os continentes, países e culturas, a qualidade é uma linguagem comum. A qualidade deve se adaptar às necessidades dos clientes de uma forma sócio-geográfica específica. Com o tempo, a qualidade evoluirá para permitir a manutenção de comunidades e as marcas se adaptarão às culturas locais. A qualidade deve moldar a sociedade. Em última análise, a metodologia da qualidade será utilizada para construir um mundo melhor. A qualidade precisa ser mais inclusiva na sua abordagem e mais difundida em todos os sistemas e comunidades. Há uma total falta de compreensão da profundidade e amplitude da qualidade. Qualidade, como disciplina, não pode mais se dar ao luxo de ficar sozinha. A qualidade deve ser vista como alinhada a outros critérios de desempenho. Os indicadores de qualidade são robustos. Os indicadores de qualidade são abrangentes. Os indicadores de qualidade devem se tornar mais simples para ter algum poder de permanência fora da profissão da qualidade. Quanto mais pessoas se tornarem conscientes da metodologia da qualidade e colocarem-na em prática no trabalho e em casa, mais a qualidade se tornará transparente na vida diária. Conforme a qualidade evolui e se transforma, é importante não perder de vista os princípios. A inovação não concorre com a qualidade. De fato, elas complementam uma à outra muito bem. As ferramentas de inovação precisam ser incorporadas ao conjunto de ferramentas de qualidade. Excelência é o ponto de entrada do mercado. As funções de projeto serão verificadas no início do processo. Descarte e retrabalho serão ainda mais reduzidos e atividades sem valor agregado serão eliminadas de forma permanente.

32 Implicações para as organizações
Qualidade corporativa – da qualidade do produto à qualidade da gestão Risco sendo abordado através dos sistemas de gestão Todos utilizarão a linguagem da melhoria Qualidade gera inovação Qualidade permite sustentabilidade No nível organizacional, as empresas devem esperar implementar sistemas de qualidade de gestão, que incluam ética e transparência corporativa. Qualquer organização bem-sucedida começará com uma liderança altamente ética. Haverá uma mudança da gestão da qualidade para a qualidade de/na gestão. Muito além de preencher uma necessidade de mercado, a organização da qualidade será útil para a sociedade. A metodologia da qualidade estará profundamente entranhada em toda uma organização – todos os cargos e em cada processo relevante. Qualquer organização não totalmente comprometida com um sistema de excelência estará em extrema desvantagem. Enquanto a metodologia aborda a qualidade dos sistemas, as organizações devem se aproximar da qualidade além dos produtos e dos serviços. As organizações precisam ser ágeis, reagindo de forma rápida ao clima de mudanças dos negócios. Velocidade e flexibilidade são importantes para a sobrevivência dos negócios. As organizações de qualidade se concentraram, por muitos anos, na redução do desperdício. Isso certamente não vai mudar. Entretanto, criar e implementar programas de sustentabilidade se tornará cada vez mais importante. A inovação será mais do que comentada, será promovida e trabalhada com iniciativas de qualidade. As organizações terão uma gama maior de ferramentas à sua disposição para tomar decisões mais rápidas e mais precisas. O uso da nanotecnologia será crucial para o sucesso de uma organização baseada em tecnologia.

33 Implicações para os líderes da qualidade
Envolvido em desenvolvimentos e discussões estratégicas Aprenda a língua da gestão Sucesso = RESULTADOS Torne-se especialista em soluções baseadas em sistemas Espere um papel de mentor/treinador/guia Desenvolva ferramentas que suportem velocidade Esta mudança de raciocínio permite que os líderes da qualidade estejam muito envolvidos em desenvolvimentos e discussões estratégicas. Enquanto a mão de obra continua a envelhecer, se aposentar, ou mudar para outras profissões, é uma boa hora para os profissionais da qualidade se tornarem treinadores para organizações, bem como mentores de jovens trabalhadores. A profissão foi mudando ao longo dos últimos anos – às vezes com base na maturação natural da profissão, outras vezes por causa do clima econômico. A mudança vai continuar. Os profissionais da qualidade precisarão estar dispostos a mudar significativamente o modo como pensam sobre o seu trabalho e sobre si mesmos. Os departamentos de qualidade autônomos poderiam muito bem ser coisas do passado. Conforme a qualidade se infiltra nas organizações, seria simplesmente lógico que os departamentos autônomos passassem a não ser mais necessários. O departamento em processo de redução não significa a ruína para o profissional da qualidade. Pelo contrário, isso é uma boa notícia. Haverá mais oportunidades para o profissional da qualidade na gestão. A progressão pode parecer com isso: –– Os gerentes de primeiro nível/intermediários passam para papéis de responsabilidade, que incluem o monitoramento de iniciativas/práticas de qualidade. Os profissionais da qualidade passam para níveis mais altos da organização, com mais poder de decisão, como a supervisão do ensino e treinamento da qualidade. –– Para realizar isso, no entanto, o profissional da qualidade precisará se preparar para o cenário. Muitos dos especialistas mencionaram que os profissionais da qualidade devem ampliar seu conjunto de habilidades – um conjunto de habilidades fora do regime técnico, estatístico e de qualidade típico. Os painelistas observaram que o conhecimento na área de humanas (psicologia e sociologia), em gestão de negócios e transferência de conhecimentos, será essencial no futuro próximo.

34 Resumo Pronto ou não O futuro está chegando
Futuração é uma ferramenta para previsão. Há vantagem na previsão. Qualidade moldada por forças poderosas. As forças nos ajudam a explorar como a qualidade mudará. É importante decidir como agir. Agir sobre o estudo cria valor. Quer aceitemos ou não, o futuro está chegando. Uma das melhores coisas que você pode fazer é prever o futuro, através do uso da ferramenta de futuração e determinar como você agirá.

35 Material de leitura O estudo completo está disponível em Um estudo da IAQ com base no Estudo sobre o Futuro da Qualidade 2011 também está disponível Baixe o estudo completo neste endereço. Se você gostaria de se aprofundar ainda mais, leia o trabalho da International Academy for Quality sobre o futuro. Ele também está disponível no site da ASQ. Também dê continuidade ao debate. A qualidade – vocsê – podem influenciar muito o futuro. Unam-se para criar um mundo melhor.

36 Obrigado pelo seu tempo
Obrigado pelo seu tempo. Espero que agora vocês tenham uma melhor compreensão do lugar essencial da qualidade no futuro das suas carreiras, das suas comunidades e das suas vidas.


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