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Universidade Federal da paraIba - ufpb

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Apresentação em tema: "Universidade Federal da paraIba - ufpb"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da paraIba - ufpb
Centro de Ciências Sociais Aplicadas Centro de Educação Mestrado Profissional: Gestão em Organizações Aprendentes Hertha Cristina Carneiro Pessoa

2 Gestão do Conhecimento
A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO II Como Equilibrar Tensões e Administrar a Informação Choo, C. W. A Organização do Conhecimento. São Paulo: SENAC, 2006

3 ORGANIZAÇÃO DO CAPÍTULO
Introdução I - Tensões na Criação de Significados: Ambiguidade e Clareza Diversidade e Consenso II – Tensões na Construção de Conhecimentos Tácito e o Explícito Investigação e Exploração III – Tensões na Tomada de Decisões Investigação e Ordem Evolução e Criação IV - Administração da Informação na Organização do Conhecimento

4 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As organizações são sistemas de atividades coletivas, socialmente distribuídas, que interagem de acordo com teorias de ação comuns. As interações geram conhecimento organizacional e novas formas de ação. Mas isso só acontece quando as tensões entre o novo e o velho, entre mudança e estabilidade são confrontadas, interpretadas e resolvidas.

5 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Para que o conhecimento organizacional aconteça é necessário que os três processos de uso da informação se integrem, num ciclo contínuo de interpretação, aprendizagem e ação (CICLO DO CONHECIMENTO): Criação de Significados Construção de Conhecimento Tomada de Decisões Embora ligados entre si, cada um tem suas próprias contradições, que contêm as sementes da mudança e do aprendizado.

6 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os três construtos que ligam esse Ciclo do Conhecimento: Criação coletiva de significados Criação de novas capacidades e inovação Início de ações e rotinas, selecionadas por meio de regras e rotinas, que empurram a organização em direção a seus objetivos.

7 I – criação de significados Ambiguidade e clareza
Ao criar significados, a organização equilibra a tensão entre ambiguidade e clareza e entre diversidade e consenso. Numa organização, a falta de sentido é o que dá origem à criação de significado e a falta de certeza dá origem à coleta de dados.

8 I – criação de significados ambiguidade e clareza
O problema: A falta de clareza, a alta complexidade, ou um paradoxo tornam muitas explicações plausíveis (Isso é a ambiguidade). As pessoas tentam criar significado porque estão confusas diante das muitas interpretações. Consequência: A ambiguidade na organização ofusca os objetivos, as experiências e ações da organização.

9 I – criação de significados ambiguidade e clareza
Tipos de Ambiguidade (March e Olsen) Ambiguidade de Intenção: ocorre quando a organização tem objetivos incoerentes ou mal resolvidos. (O que a organização pretende fazer) Ambiguidade da Compreensão: ocorre quando há falta de clareza sobre os processos e tecnologias da organização. (O que é adequado para a organização) Ambiguidade da história: ocorre quando é difícil determinar ou compreender o que ocorreu no passado. (O que a organização fez no passado e por quê) Ambiguidade da Organização: ocorre quando os participantes devotam qualidade diferentes de atenção e energia a um problema. (Quem é o responsável pelo que e o que faz na organização)

10 I – criação de significados ambiguidade e clareza
A organização não deve eliminar totalmente a ambiguidade. Com uma dose de ambiguidade a organização dá espaço para que seus membros possam jogar, experimentar e improvisar. Já se a ambiguidade for excessiva, as pessoas ficam confusas e ansiosas, porque lhes faltam referências para interpretar seu trabalho e ações. Se a ambiguidade for suprimida, as pessoas ficam complacentes e sem disposição para experimentar ou mudar, uma vez que não precisam se adaptar.

11 I – criação de significados
Tarefa da criação de significados: reduzir e equilibrar a ambiguidade. Isso depende de quê? da atividade da organização; De seus relacionamentos com os sócios e instituições; Do ambiente externo; De sua cultura. O que fazer? criar redes de significados, partindo de crenças e ações bastante claras; Segmentar as experiências

12 Criação de significados DIVERSIDADE E CONSENSO
A criação de significados constrói uma rede de significados e propósitos comuns que torna possível a ação coordenada. Os significados e interpretações comuns fornecem a ordem social, a continuidade temporal e a clareza de objetivos para que as pessoas possam manter suas atividades dentro da organização. O que ajuda a partilha de significado é a partilha de experiências, por meio de mitos, símbolos, rituais e histórias, personagens ou ações).

13 Criação de significados DIVERSIDADE E CONSENSO
´´E preciso haver um consenso cognitivo que permita ações coletivas e intencionais. A natureza e extensão do consenso depende do grau da cultura: Integrada: todos os membros compartilham pressuposições na forma de instrumentos de significado. Diferenciada: a organização é constituída de várias subculturas, distintas por suas áreas de interesse, suas práticas profissionais, seu poder de influência. Fragmentada: os indivíduos formam coalisões temporárias para lidar com questões específicas. É possível entender a expressão do consenso e da diversidade num dado momento evocando essas três perspectivas.

14 Criação de significados DIVERSIDADE E CONSENSO
A tensão entre diversidade e consenso é dinâmica, e as organizações devem ajustar constantemente o ponto de equilíbrio entre eles. Ordem e estabilidade são necessárias para manter ações e propósitos nas organizações, mas é preciso que existam pontos de vista divergentes para que a organização seja capaz de contrariar velhos pressupostos e compor novos significados.

15 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Tácito e explícito
Tudo o que a organização conhece tem suas raízes no conhecimento tácito, que é um conhecimento pessoal e sua manifestação ocorre em pares, em grupos ou comunidades que possuem práticas comuns. Problema: O conhecimento tácito não é convincente em situações complexas, marcadas por alto níveis de incerteza.

16 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Tácito e explícito
O conhecimento explícito: oferece um foco para a reflexão conjunta. É por meio dele que é possível distribuir e debater o conhecimento. O problema da dicotomia entre conhecimento tático e explícito. Mas não devemos esquecer que ambos são complementares e interdependentes. Numa organização, o exercício de uma forma de conhecimento, quase sempre requer a presença e utilização de outra. As fontes mais úteis de conhecimento numa organização são as que combinam conhecimentos tácito e explícito. (previsões de mercado, cenários futuros, protótipos, simulação de computador.)

17 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO investigação e exploração
A investigação e a exploração são modos complementares de aprendizagem organizacional. Investigar: é aprender por meio da descoberta ou da experimentação, que leva a encontrar novo objetivo e oportunidades não aproveitados. (DESCOBRIR) Explorar: é acumular experiências num número limitado de campos de atividades e aumentar a eficiência por meio da repetição de tarefas e da formalização do conhecimento prático. (EXPERIMENTAR) (Ser boa no que faz, ser capaz de aplicar capacidades – utilização produtiva do conhecimento existente)

18 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO investigação e exploração
Onde está a tensão? Uma organização que se dedica apenas à investigação pode ser prejudicada pelo fato de nunca obter retorno de seu conhecimento. Por outro lado, uma organização que se dedica exclusivamente à exploração pode ficar obsoleta. É algo problemático, porque a dinâmica interna acaba concentrando mais recursos e atenção em uma do que em outra, gerando um desequilíbrio. (exploração se sobrepõe à investigação porque seu retorno é mais imediato.)

19 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO investigação e exploração
Como tentar solucionar o problema? Criar uma rotina com regras e procedimentos padronizados. Essas rotinas aumentam a confiabilidade de indivíduos e organizações, mas reduzem a variedade e os desvios exploratórios. O efeito é o aumento de competências nos campos existentes e a elevação do custo de investigação. Esse resultado foi denominado por Levinthal e March de: Armadilha da competência diferenciada ou Armadilha do sucesso (a organização está numa constante espiral de mudanças e investigações – ciclo de investigação e fracasso)

20 II – TENSÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO investigação e exploração
Como equilibrar a tensão entre investigação e exploração? A organização deve ajustar as aspirações (manipular os níveis de aspirações dos colaboradores para aumentar a tolerância aos riscos), crenças, feedback, incentivos e processos de socialização ou seleção (oferecer prêmios por uma investigação bem sucedida).

21 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
Numa organização, o processo decisório requer clareza de propósitos e de procedimentos (ordem e controle ajuda a manter o foco). Para se tomar decisões acertadas, é preciso aumentar o grau de clareza: criando regras, rotinas, definindo papéis e premissas.

22 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
Onde se encontra o problema: A valorização demasiada da ordem e controle esquece dois aspectos essenciais da ligação entre decisões e as ações que elas escolhem: a escolha é tanto um processo para descobrir objetivos, quanto para atuar sobre objetivos; 2. As regras não conseguem absorver completamente as variações e a surpresa que tornam única cada situação decisória, e em situações críticas.

23 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
O que sugere March: de quando em quando, as organizações precisam interromper a busca de uma ordem racional e de uma coerência controlada para poder descobrir novos objetivos e propósitos. (afrouxar um pouco para estimular a experimentação e a improvisação – viver um pouco a tecnologia da insensatez – valorizar a intuição – esquecer a memória – conceber que a teoria pode ser mudada)

24 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
A tomada de decisão: O mundo ordenado da racionalidade estratégica (Weick): mundo da racionalidade estratégica: perguntas e respostas são claras; mundo confuso da racionalidade contextual: perguntas e respostas são vagas. Quando a situação esperada torna-se repetinamente inesperada ou incompreensível, o mundo ordenado da racionalidade estratégica se rompe, porque as regras e papéis perdem o sentido.

25 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
Mas esse colapso de papéis, segundo Weick , não precisa resultar necessariamente em desastre. Crosson e outros autores colocam a necessidade que tem a organização de improvisar e aprender com a prática e o desempenho, de modo a reagir a um ambiente imprevisível e sujeito a constantes mudanças. Dar o exemplo do teatro: Estratégias – história Membros – elenco Cultura – cenário Consumidores – plateia.

26 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES improvisação e ordem
Improvisar: é reestruturar a experiência atual de modo a chegar a uma nova compreensão a tempo de influenciar a ação e a tomada de decisão. Controlar: é reestruturar a experiência aprendida no passado em regras e preferências, de modo a garantir um comportamento decisório coerente e racional. (Improvisação e controle representam maneiras alternativas de estruturar experiências organizacionais que apoiam a tomada de decisões.)

27 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES evolução e criação
Na tomada de decisões, regras e preferências conferem finalidade e foco, mas a experimentação e a capacidade empreendedora são necessárias para a organização se adaptar a longo prazo. Mas sempre haverá indivíduos ou pequenos grupos que fogem do atual escopo da organização para experimentar novas iniciativas. Novas iniciativas: Pode gerar fracassos Pode resultar em novos aprendizados e capacidades (Experimentação e capacidade empreendedora são necessárias para a organização se adaptar a longo prazo.)

28 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES evolução e criação
Dois tipos de processos decisórios estratégicos (Burgelman): Os processos Induzidos: - dizem respeito à variação, seleção e retenção de cursos de ação alinhados com objetivos, estratégias e capacidades organizacionais. Variação: os cursos de ação são praticados por administradores induzidos por pressão de incentivos e oportunidades de avanço na carreira. Seleção: é feita por meio de mecanismos administrativos e culturais (contexto estrutural da organização, pois as decisões estratégicas são moldadas por sistemas de seleção). Retenção: ocorre quando a organização expressa sua estratégia em regras e preferências que orientam a seleção da ação e induz mais iniciativas alinhadas com as prescriçoes.

29 IIi – TENSÕES NA TOMADA DE DECISÕES evolução e criação
2. Processos Autônomos: dizem respeito à variação, seleção e retenção de iniciativas que surgem fora do escopo da organização, mas que têm em si potencial para novos aprendizados. A evolução: aumenta a variedade de iniciativas, inclusive as que vão além do atual escopo organizacional. Criação (de regras e rotinas): busca reduzir a variedade, estimulando as iniciativas que já pertencem ao campo de atividade ou nicho ecológico da organização.

30 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
Administração da informação é uma rede de processos que adquirem, criam, organizam, distribuem e usam a informação. Para se tornar estratégica, a informação precisa ser transformada em conhecimento que possa guiar a ação. Informações e significados são forjados nos pensamentos, sentimentos e ações dos indivíduos.

31 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
Um Modelo Processual de Administração da Informação Estratégias de administração da Informação: Ciclo contínuo de seis processos correlatos: Identificação das necessidades de informação; Aquisição da informação; Organização e armazenamento da informação; Desenvolvimento de produtos e serviços de informação; Distribuição da informação e; Uso da informação.

32 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
ESQUEMA PROCESSUAL DE ADMINISTRAÇAO DA INFORMAÇÃO

33 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
Identificação das necessidades de informação As necessidades de informação nascem de problemas, incertezas e ambiguidades encontradas em situações e experiências específicas. Como determinar a necessidade da informação: O que você deseja saber? Por que você precisa saber? Qual o sei problema? O que você sabe? Como você precisa saber isso? Com o isso vai ajudar você? O que você espera descobrir? Em que forma você precisa saber isso? O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO AMBIENTE?

34 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
Taylor distingue quatro tipos de grupos de pessoas, cada um com características próprias de acordo com o tipo de comportamento em relação à informação: Profissionais Empresários De interesse especial Socioeconômicos especiais

35 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
2. Aquisição da Informação: - A aquisição da informação tornou-se uma função crítica e cada vez mais complexa da administração da informação. Mas tem que equilibrar duas demandas opostas: - necessidade da informação externa (variedade de informação) - selecionar a informação Precisa, então ser controlada e administrada. Envolver pessoas na coleta de informações.

36 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
3. Organização e armazenamento da informação A maneira como a informação é armazenada reflete como a organização percebe e representa seu ambiente, inclusive a maneira como denomina suas entidades, especifica os relacionamentos, acompanha transaçoes e avalia desempenhos. - Finalidade do armazenamento de informações: Localizar fontes de experiência dentro da organização e recuperar relatórios de trabalho anteriores ou problemas semelhantes.

37 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
4. Produtos e serviços de informação: - Uma função primordial da administração da informação é garantir que as necessidades de informação dos membros da organização sejam atendidas com uma mistura equilibrada de produtos e serviços. (Informação que ajuda a organização passar de RESPOSTAS À SOLUÇÕES) - Deve ser eliminado o ruído e existir a perfeita transmissão da informação.

38 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
5. Distribuição da informação: - A distribuição da informação é o processo pelo qual as informações se disseminam pela organização, de maneira que “a informação correta atinja a pessoas certa no momento, lugar e formato adequado”. Objetivo: promover e facilitar a partilha da informação, que é fundamental para a criação de significa, a construção de conhecimento e a tomada de decisões.

39 IV – ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTo
6. Uso da informação: - O uso da informação é um processo social dinâmico de pesquisa e construção que resulta na criação de significado, na construção de conhecimento e na relação de padrões de ação. O uso da informação ´´e um processo social de pesquisa fluido, recíproco e repetitivo.


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