A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resolução de sistemas pelo método de substituição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resolução de sistemas pelo método de substituição."— Transcrição da apresentação:

1 Resolução de sistemas pelo método de substituição

2 Escreve as equações correspondentes a cada uma das balanças. Traduz, por meio de um sistema de equações do 1ºgrau a duas incógnitas, a situação representada.

3 Vamos tentar determinar o peso de cada maçã e de cada pêra.

4 Substituímos a pêra da balança B por uma maçã mais 100 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

5 Tiramos 100 g de cada um dos pratos da balança B. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

6 Como as duas maçãs da balança B pesam 320 g, cada maçã pesa 160 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

7 Substituímos na balança A a maçã por 160 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

8 Qual é a solução do sistema? O par ordenado (160, 260) é a solução do sistema. A ordem dos elementos do par ordenado respeita a ordem alfabético das incógnitas.

9 Método de substituição: 1º Resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. 2º Substituir, na outra equação, essa incógnita pela expressão obtida. 3º Resolver a equação que ficou só com uma incógnita. 4º Substituir o valor encontrado na primeira equação.

10 O 1º passo para a resolução de sistemas é resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. A escolha da equação deve ser feita de modo a facilitar a resolução. Se existir uma incógnita com coeficiente 1 ou -1 dá jeito escolher essa incógnita.

11 Resolve o sistema pelo método de substituição: A solução do sistema é par ordenado (1, 4). Resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. Substituir, na outra equação, essa incógnita pela expressão obtida. Resolver a equação e determinar o valor de x. Substituir o valor encontrado na primeira equação. Determinar o valor de y.

12 Sistemas equivalentes são aqueles que têm a mesma ______. solução Todos os sistemas que escrevemos ao longo da resolução do sistema são equivalentes.

13 Exercício 16 - pág.112 Resolve:

14 A f ff forma canónica de um sistema é do tipo Por exemplo: está na forma canónica. não está na forma canónica. onde as constantes são a, b, c, a, b e c e as incógnitas são x e y.

15 Exercício 19- pág.114 Resolve:

16 Fim Obrigada pela atenção…


Carregar ppt "Resolução de sistemas pelo método de substituição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google