A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍLOGO PM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍLOGO PM."— Transcrição da apresentação:

1 EPÍLOGO PM

2 “Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)

3 Aquele que opta por seguir a carreira policial deveria receber, antes de ser admitido na Força Pública, uma cartilha esclarecendo a realidade da profissão, as obrigações, as responsabilidades e os pouquíssimos direitos que irá ter logo após constatar que seu nome está dentre os aprovados em concurso público para o espinhoso cargo.

4 Estes esclarecimentos poderiam ser fornecidos ao aluno nas Academias de Polícia, desta forma dando-lhe a oportunidade de desistir antes de prestar o juramento.

5 Estar garbosamente de pé na frente de todos,
da família, dos amigos, depois de meses nas salas de aula, esticar o braço direito e dizer cerimoniosamente:

6 'Juro, pela minha honra, trilhar todos os passos de minha trajetória funcional com dignidade, honrando a Instituição policial: exercerei com desassombro e probidade a defesa social do direito, da ordem e da lei, dando a minha vida, se preciso for, no cumprimento do dever',

7 Além de ser uma formalidade muito bonita
é também muito fácil. O problema é estar consciente da dificuldade em cumprir o compromisso e agir desta forma o resto da vida.

8 Será que algum jovem, quando resolve ser policial, tem noção de que está prestes a deixar de ser ele próprio para tornar-se o instrumento de proteção da sociedade?

9 Faz idéia de que a profissão de policial é um sacerdócio no qual irá sacrificar sua vida pessoal, o acompanhamento do crescimento de seus filhos, as festas em família e terá muito mais dissabores e mágoas do que momentos felizes?

10 Será que alguém, em sã consciência, daria preferência a arriscar diariamente sua vida, a ficar noites acordado ouvindo e resolvendo problemas dos outros, molhado de chuva, com frio ou em um ambiente quente e malcheiroso?

11 E o pior, ganhando um salário muito aquém do merecido enquanto as pessoas que deveriam agradecer-lhe pelo desprendimento o condenam: 'ganha muito, não faz nada, é tudo vagabundo!'

12 Imagine então se o aspirante a policial soubesse, antecipadamente, que não adianta ser extremamente honesto, cortês, justo ou educado. Pelo simples fato de ser policial, da noite para o dia, será visto como ladrão, grosso, covarde e estúpido.

13 Nenhum pai vai querer tê-lo para genro e a maioria não quer ter uma
se for mulher, a maioria não quer ter uma policial como filha.

14 Quando perceber que a maioria das pessoas que se acercam dele o fazem por interesse, para conseguir alguma benesse, na maioria agindo contrariamente a lei e buscando tão somente 'proteção' gratuita, já será tarde, já foi nomeado, já estará na ativa.

15 parar em local proibido,
O policial deve ter sempre em mente que estar na polícia é ter direito a andar armado, dirigir em alta velocidade, avançar sinal tocando sirene, parar em local proibido, porém estar na polícia não é o mesmo que ser policial.

16 a ser consciente de que cada ato seu
O policial se obriga a agir dentre alguns parâmetros não exigidos para os demais seres comuns, a ser consciente de que cada ato seu reflete a imagem de toda a instituição.

17 Precisa estar ciente que parte de seus 'irmãos em armas' parecem, mas não são policiais.
Estão na Força Pública para se locupletarem, roubar, matar, prevaricar e protegerem-se atrás do distintivo, fazendo dos bons escudo, baluarte, dividindo com os honestos as críticas por seus atos corruptos.

18 O policial de verdade deve perceber que não existe diferença entre o bandido comum e o bandido 'policial', e que ambos devem ser combatidos. Porém o bandido policial é mais difícil de vencer – ele é covarde, possui o respaldo de toda a instituição que erroneamente lhe dispensa 'o espírito de corpo', mesmo traindo os dogmas do ofício de policial.

19 Como a água e o azeite, não se misturam.
Certo estava o marginal Lucio Flávio que, não obstante ser delinqüente sabia perfeitamente seu lugar quando declarou: 'bandido é bandido, Polícia é Polícia'. Como a água e o azeite, não se misturam.

20 O distintivo, bonito ou não, de ferro ou de lata, pesa tanto quanto o coração do policial que o recebeu. É o símbolo da confiança que a sociedade depositou em um membro pertencente a ela própria. Como se fosse um casamento, de um lado o cidadão, de outro o policial – pra sempre, até a eternidade.

21 Um policial jamais abandona aqueles que se propôs a defender, quando o faz, é porque deixou de ser policial – podendo até continuar com o título, mas restou um capacho velho, digno do lixo.

22 Ser policial não é estar nomeado, trazendo no bolso uma carteira, um emblema, a arma e algema.

23 Ser policial não é ter definida uma função, exercer determinado cargo, estar na ativa.

24 Ser policial é um estado de espírito, é um fogo imortal que aquece a alma e enternece o espírito.

25 É dar a vida pelo próximo sem se dar conta de que está indo para a morte,

26 é chorar ao resgatar uma criança em perigo,
é se controlar para não cometer crime quando prende um estuprador.

27 Ser policial é largar tudo quando um colega pede ajuda, 'virar noite' e 'dobrar serviço' para prender um autor de crime, é suportar a frustração do caso não resolvido.

28 Ser policial é sofrer a se ver obrigado prender um colega,
mas também é não prevaricar quando foi este que optou 'passar para o outro lado', quando deixou de ser policial e tornou-se bandido, quando desonrou o compromisso e descumpriu o juramento, quando traiu a própria classe.

29 Assim, da próxima vez que tiver o impulso de falar mal dos policiais em geral, ao ler uma notícia dando conta da existência de criminosos na corporação, considere:

30 jogando-os na mesma vala negra daqueles poucos que
quantos bons, honestos e honrados estão trabalhando arduamente para que você, gratuitamente, os atinja como um todo, jogando-os na mesma vala negra daqueles poucos que não souberam ser policiais de verdade?

31 Ainda há muito a ser realizado.
Apesar de muitos problemas, há Esperança, Fé, Alegria, há o Amor, o Prazer em ser um Policial Honrado e Honesto...

32 Deus sabe de tudo que nos é necessário para evoluir,
antes mesmo de nós!

33 Obrigado por Quem nos tornamos através de tudo que nos acontece.”
“Obrigado, Deus, por nos amar o suficiente e permitir que aconteça somente aquilo com que nós consigamos lidar, quando acontece. Obrigado por Quem nos tornamos através de tudo que nos acontece.” SEJAM FELIZES MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE ARMAS!!! QUE DEUS OS ACOMPANHE SEMPRE...

34 sob a adversidade do fogo marginal e
Dedico este PPT a todos os homens e mulheres da Classe dos Militares,Policiais, Bombeiros e suas famílias e em Especial à Aqueles que comigo serviram, sob sol ou chuva, sob a adversidade do fogo marginal e na alegria de ver a missão final bem cumprida...

35 Meus Irmãos e Irmãs de Armas... Pois:
FORÇA e HONRA, Meus Irmãos e Irmãs de Armas... Pois: “O que fazemos em vida, ecoa na Eternidade”...


Carregar ppt "EPÍLOGO PM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google