A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNESIS No princípio, criou Deus os céus e a terra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNESIS No princípio, criou Deus os céus e a terra."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNESIS No princípio, criou Deus os céus e a terra.

2 Comunidade Cristã Nova Vida GÊNESIS Gênesis (gr): princípio, geração, criação, nascimento, origem. Brishit (hb): No princípio. Assunto: o princípio de todas as coisas. Sua compilação se dá a partir de fragmentos de histórias conhecidas passadas por gerações através das tradições orais.

3 Comunidade Cristã Nova Vida Esquema do Livro: I.Introdução II.História Primitiva A.A Criação (1-2) B.A Queda e suas Conseqüências (3-4) C.O Dilúvio (5-9) D.A Dispersão dos povos (10-11) III.História Patriarcal A.Abraão (12-25:18) B.Isaque (25:19-28:9) C.Jacó (29:10-36) D.José (37-50) GÊNESIS

4 Comunidade Cristã Nova Vida GÊNESIS 4 EVENTOS CHAVES CRIAÇÃOQUEDADILÚVIONAÇÕES CompletarCorrupçãoCondenaçãoConfusão LuzJardim do ÉdenMaldadeTorre de Babel FirmamentoAdãoNoéTabela das Nações ÁguaEvaArca Terra/ VegetaçãoSatanásDilúvioLinguas Confundidas Sul/ Luz/ EstrelasPecadoNovo Começo Aves/ PeixesJuízoArco-ÍrisNações Dispersas AnimaisCaim e Abel HomemSete "DESCANSO" Princípio da Humanidade Histórico (4.000 a.C) a.C.

5 Comunidade Cristã Nova Vida 4 PESSOAS CHAVES ABRAÃOISAQUEJACÓJOSÉ AliançaFilhoMudançaCobertura ChamadoEsaú e JacóEnganoTúnica Talar LóPrimogenituraSonhoEscravidão no Egito AliançaBençãoEscada SaraAliança ConfirmadaLiaFavor no Egito IsmaelRaquelPreservação da Família Promessa Luta com Deus Circuncisão Mudança de nome: Israel Sodoma e Gomorra Sacrifício Princípio da Nação de Israel Biográfico (1.897 a.C.) a.C. GÊNESIS

6 CRONOLOGIA DOS PATRIARCAS (Gn 5, 10 e 11) 17 Sivan Maio Comunidade Cristã Nova Vida

7 CRONOLOGIA DOS PATRIARCAS Comunidade Cristã Nova Vida

8

9

10 No princípio, criou Deus os céus e a terra. CRIAÇÃO 1 – 2

11 Comunidade Cristã Nova Vida Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (1:27). E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (2:16-17).

12 Comunidade Cristã Nova Vida Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. QUEDA 3 – 5

13 Comunidade Cristã Nova Vida Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu (3:6). Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (3:15).

14 Comunidade Cristã Nova Vida Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (4:7). A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor (4:27).

15 Comunidade Cristã Nova Vida Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. DILÚVIO 6 – 9

16 Comunidade Cristã Nova Vida Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração (6:5). Porém Noé achou graça diante do Senhor (6:8). Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra (6:12).

17 Comunidade Cristã Nova Vida Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu (7:22). Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz (7:4).

18 Comunidade Cristã Nova Vida Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra (9:11). Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar (8:20).

19 Comunidade Cristã Nova Vida São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio. NAÇÕES 10 – 11

20 Comunidade Cristã Nova Vida E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa (11:3). Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela (11:9).


Carregar ppt "GÊNESIS No princípio, criou Deus os céus e a terra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google