A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz - ESTRATÉGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz - ESTRATÉGIA."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz - ESTRATÉGIA

2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Qualidade - Velocidade - Confiabilidade - Flexibilidade - Custo

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Qualidade Conformidade coerente com as expectativas * Varia de acordo com o tipo de operação; ( Caso Quatro operações) * Diretamente relacionada com a percepção; (Caso Criação orgânica de animais)

4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Qualidade HOSPITAL - Pacientes mantidos informados - Funcionários amigáveis e corteses FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - A montagem atende às especificações - O produto é atraente e sem defeitos EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Os ônibus são silenciosos - O horário é rigoroso SUPERMERCADO - Os produtos estão em boas condições - A loja é limpa e organizada

5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Velocidade Tempo decorrido entre a requisição e o recebimento de produtos # Enriquece a oferta (externo) # Reduz estoques (interno) # Reduz riscos (Caso Quatro operações)

6 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Velocidade HOSPITAL - Tempo entre a solicitação de tratamento e sua realização - Tempo de emissão dos resultados de exames FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Tempo entre o pedido de um modelo específico e a entrega - Tempo de espera pela assistência técnica EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Tempo do trajeto até o destino - Intervalo entre veículos SUPERMERCADO - Tempo gasto no processo de compra pelo cliente - Tempo de reposição do produto na prateleira

7 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Confiabilidade Agir de maneira a entregar bens e serviços quando necessários e/ou quando prometidos * Julgada após entrega - Na entrega em si - No desempenho * Pode ser mais importante do que qualquer outro critério (Caso Taxi Stockholm) * Economiza tempo e dinheiro

8 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Taxi Stockholm A empresa possui uma política de optar por confiabilidade no lugar de velocidade, de acordo com seu presidente. Comparada a outros concorrentes, a produtividade em nossa central telefônica é baixa. Nossos funcionários não respondem tantas chamadas por hora, mas essa é a nossa escolha. O foco de nosso negócio não é a quantidade de chamadas recebidas mas a quantidade de consumidores satisfeitos. Tal confiabilidade é auxiliada pela tecnologia de rota automática – Ao solicitar um taxi o sistema localiza o cliente e instrui o deslocamento do taxi mais próximo até ele. A empresa pretende incluir no futuro tecnologia para fornecer tempos estimados de chegada e confirmação automática por telefone. Meu trabalho, diz o gerente, é colocar a frota na rua quando o consumidor requisita, não o contrário.

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Confiabilidade HOSPITAL - O cancelamento de consultas é mínimo - As consultas são realizadas nos horários programados FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Entrega de veículos e peças de reposição é feita no tempo previsto EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Cumpre o horário em todos os pontos - Mantém veículos em atividade numa quantidade que atende à demanda prevista SUPERMERCADO - Horário de funcionamento definido e cumprido - A proporção de bens em falta é mínima

10 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Flexibilidade Capacidade de alterar a operação de alguma forma # De produtos, de composto, de volume e de entrega. # Customização em massa: oferecer coisas diferentes a clientes diferentes(impacto em custo). # Agiliza a resposta, economiza tempo, matém a confiabilidade.

11 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO -Flexibilidade HOSPITAL - Introdução de novos tipos de tratamento (Produtos) FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Ampla variedade de opções nos modelos disponíveis (Composto) EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Habilidade em se ajustar à demanda (Volume) SUPERMERCADO - habilidade em repor estoque de itens em falta devido a alteração da demanda (Entrega)

12 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - Custo * Quanto menor o custo, menor o preço e maior a margem de lucro. * Todas as empresas se interessam em manter o custo baixo * Sua influência depende do tipo de operação

13 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - Custo HOSPITAL - Funcionários - Tecnologia e instalações - Materiais e serviços FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Materiais e serviços - Funcionários - Tecnologia e instalações EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Tecnologia e instalações - Funcionários - Materiais e serviços SUPERMERCADO - Materiais e serviços - Tecnologia e instalações - Funcionários

14 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO QUALIDADE Produtos conforme especificação VELOCIDADE Tempo de entrega reduzido CONFIABILIDADE Entrega confiável FLEXIBILIDADE Ampla variedade de oferta Ajuste de volume e entrega CUSTO Preço baixo, margem alta ou ambos - Processo livres de erro - Atravessamento rápido - Operação confiável - Habilidade para mudar - Alta produtividade total

15 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Objetivos da produção - EFICÁCIA- QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA OBJETIVO PARA O SEU NEGÓCIO?

16 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO CONFIABILIDADE FLEXIBILIDADE CUSTO QUALIDADE VELOCIDADE

17 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção - Todas as organizações necessitam de uma direção estratégica - Estabelecer princípios gerais que nortearão seu processo de tomada de decisões Dimensões das decisões estratégicas: - Abrangência - Ambiência - Prazo

18 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -De cima para baixo (top-down) -De baixo para cima (bottom-up) -Requisitos do mercado -Possibilidades dos recursos Nenhuma dessas quatro perpectivas sozinhas dá-nos uma visão geral do que seja a estratégia de produção. Juntas, no entanto, elas fornecem uma ideia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção Slack, 2009

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Perspectiva top-down O que a empresa deseja que as operações façam O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer Perspectiva botton-up Perspectiva dos recursos de operações O que os recursos podem fazer Perspectiva das exigências do mercado O que o mercado requer que se faça Estratégia de operações

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -De cima para baixo (top-down) CORPORATIVA DE NEGÓCIOS Produção Marketing Finanças

21 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -De baixo para cima (bottom-up) -Emergente -Incorpora as ideias que vêm da experiência diária -Muitas estratégias surgem (emergem) com o tempo, da experiência operacional -Exemplos: Shopping Iguatemi e Duloren

22 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -Requisitos do mercado Nenhuma operação produtiva que falhar continuamente em servir seu mercado de forma adequada tem chance de sobreviver no longo prazo Slack, 2009 MarketingProduçãoObjetivos

23 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -Possibilidades dos recursos - Restrições e capacidades/limites e competências O que temos? O que podemos? - Processos - Recursos intangíveis

24 Como funciona um carro?

25 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção -Possibilidades dos recursos - Restrições e capacidades/limites e competências O que temos? O que podemos? - Processos - Recursos intangíveis

26 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Perspectiva top-down O que a empresa deseja que as operações façam O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer Perspectiva botton-up Perspectiva dos recursos de operações O que os recursos podem fazer Perspectiva das exigências do mercado O que o mercado requer que se faça Estratégia de Operações (decisões)

27 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia de Operações (decisões) ESTRUTURA = PROJETO INFRAESTRUTURA = COMO FAZER ACONTECER O PROJETO

28 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Estratégia da produção O PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO -Ligação dos objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos; -O uso de fatores competitivos para traduzir a estratégia empresarial; -Identificação da importância dos fatores competitivos diante da preferência do cliente; -Iteratividade; -Comparação entre o exigido e o realizado. ***

29 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Orientações para o exercício 1B -Será realizado em sala de aula no dia 09 de abril, durante o horário da aula - 19:00 às 21:10; -Constará de atividade(estudo de caso com apresentação) relativa ao texto Magazine Luiza: vem ser feliz! retirado do livro (pág 20): CERTO, Samuel C., PETER, J. P..Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Valerá 2 (dois) pontos a serem somados ao valor do trabalho já realizado (um ponto) fora de sala, totalizando os 3 (três) previstos. -Os alunos faltosos, desde que justificados, realizarão atividade compensatória no dia da A1.

30 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Prof. Marcelo Lisboa Luz - ESTRATÉGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google