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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz - ESTRATÉGIA
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Objetivos da produção - Qualidade - Velocidade - Confiabilidade - Flexibilidade - Custo
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Objetivos da produção - Qualidade “Conformidade coerente com as expectativas” * Varia de acordo com o tipo de operação; ( Caso “Quatro operações”) * Diretamente relacionada com a percepção; (Caso “Criação orgânica de animais”)
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
- Qualidade HOSPITAL - Pacientes mantidos informados - Funcionários amigáveis e corteses FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - A montagem atende às especificações - O produto é atraente e sem defeitos EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Os ônibus são silenciosos - O horário é rigoroso SUPERMERCADO - Os produtos estão em boas condições - A loja é limpa e organizada
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Objetivos da produção - Velocidade “Tempo decorrido entre a requisição e o recebimento de produtos” # Enriquece a oferta (externo) # Reduz estoques (interno) # Reduz riscos (Caso “Quatro operações)
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
- Velocidade HOSPITAL - Tempo entre a solicitação de tratamento e sua realização - Tempo de emissão dos resultados de exames FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Tempo entre o pedido de um modelo específico e a entrega - Tempo de espera pela assistência técnica EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Tempo do trajeto até o destino - Intervalo entre veículos SUPERMERCADO - Tempo gasto no processo de compra pelo cliente - Tempo de reposição do produto na prateleira
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Objetivos da produção - Confiabilidade “Agir de maneira a entregar bens e serviços quando necessários e/ou quando prometidos” * Julgada após entrega - Na entrega em si - No desempenho * Pode ser mais importante do que qualquer outro critério (Caso Taxi Stockholm) * Economiza tempo e dinheiro
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Taxi Stockholm A empresa possui uma política de optar por confiabilidade no lugar de velocidade, de acordo com seu presidente. “Comparada a outros concorrentes, a produtividade em nossa central telefônica é baixa. Nossos funcionários não respondem tantas chamadas por hora, mas essa é a nossa escolha. O foco de nosso negócio não é a quantidade de chamadas recebidas mas a quantidade de consumidores satisfeitos.” Tal confiabilidade é auxiliada pela tecnologia de rota automática – Ao solicitar um taxi o sistema localiza o cliente e instrui o deslocamento do taxi mais próximo até ele. A empresa pretende incluir no futuro tecnologia para fornecer tempos estimados de chegada e confirmação automática por telefone. “Meu trabalho”, diz o gerente, “é colocar a frota na rua quando o consumidor requisita, não o contrário”.
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- Confiabilidade HOSPITAL - O cancelamento de consultas é mínimo - As consultas são realizadas nos horários programados FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Entrega de veículos e peças de reposição é feita no tempo previsto EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Cumpre o horário em todos os pontos - Mantém veículos em atividade numa quantidade que atende à demanda prevista SUPERMERCADO - Horário de funcionamento definido e cumprido - A proporção de bens em falta é mínima
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Objetivos da produção - Flexibilidade “Capacidade de alterar a operação de alguma forma” # De produtos, de composto, de volume e de entrega. # Customização em massa: oferecer coisas diferentes a clientes diferentes(impacto em custo). # Agiliza a resposta, economiza tempo, matém a confiabilidade.
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Flexibilidade HOSPITAL - Introdução de novos tipos de tratamento (Produtos) FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS - Ampla variedade de opções nos modelos disponíveis (Composto) EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) - Habilidade em se ajustar à demanda (Volume) SUPERMERCADO - habilidade em repor estoque de itens em falta devido a alteração da demanda (Entrega)
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Objetivos da produção - Custo * Quanto menor o custo, menor o preço e maior a margem de lucro. * Todas as empresas se interessam em manter o custo baixo * Sua influência depende do tipo de operação
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- Custo HOSPITAL - Funcionários - Tecnologia e instalações - Materiais e serviços FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS EMPRESA DE TRANSPORTE (ÔNIBUS) SUPERMERCADO - Materiais e serviços
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QUALIDADE Produtos conforme especificação VELOCIDADE Tempo de entrega reduzido - Processo livres de erro - Atravessamento rápido - Operação confiável - Habilidade para mudar - Alta produtividade total FLEXIBILIDADE Ampla variedade de oferta Ajuste de volume e entrega CONFIABILIDADE Entrega confiável CUSTO Preço baixo, margem alta ou ambos
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Objetivos da produção - EFICÁCIA- QUAL A IMPORTÂNCIA DE CADA OBJETIVO PARA O SEU NEGÓCIO?
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CUSTO CONFIABILIDADE VELOCIDADE QUALIDADE FLEXIBILIDADE
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Estratégia da produção - Todas as organizações necessitam de uma direção estratégica - Estabelecer princípios gerais que nortearão seu processo de tomada de decisões Dimensões das decisões estratégicas: - Abrangência - Ambiência - Prazo
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Estratégia da produção “De cima para baixo” (top-down) “De baixo para cima” (bottom-up) Requisitos do mercado Possibilidades dos recursos “Nenhuma dessas quatro perpectivas sozinhas dá-nos uma visão geral do que seja a estratégia de produção. Juntas, no entanto, elas fornecem uma ideia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção” Slack, 2009
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Perspectiva top-down O que a empresa deseja que as operações façam Estratégia de operações Perspectiva das exigências do mercado O que o mercado requer que se faça Perspectiva dos recursos de operações O que os recursos podem fazer O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer Perspectiva botton-up
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Estratégia da produção “De cima para baixo” (top-down) CORPORATIVA DE NEGÓCIOS Produção Marketing Finanças
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Estratégia da produção “De baixo para cima” (bottom-up) Emergente Incorpora as ideias que vêm da experiência diária Muitas estratégias surgem (emergem) com o tempo, da experiência operacional Exemplos: Shopping Iguatemi e Duloren
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Estratégia da produção Requisitos do mercado “Nenhuma operação produtiva que falhar continuamente em servir seu mercado de forma adequada tem chance de sobreviver no longo prazo” Slack, 2009 Marketing Produção Objetivos
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Estratégia da produção Possibilidades dos recursos - Restrições e capacidades/limites e competências O que temos? O que podemos? - Processos - Recursos intangíveis
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Como funciona um carro?
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Estratégia da produção Possibilidades dos recursos - Restrições e capacidades/limites e competências O que temos? O que podemos? - Processos - Recursos intangíveis
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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Perspectiva top-down O que a empresa deseja que as operações façam Estratégia de Operações (decisões) Perspectiva das exigências do mercado O que o mercado requer que se faça Perspectiva dos recursos de operações O que os recursos podem fazer O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer Perspectiva botton-up
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Estratégia de Operações (decisões) ESTRUTURA = PROJETO INFRAESTRUTURA = COMO FAZER ACONTECER O PROJETO
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Estratégia da produção O PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO Ligação dos objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos; O uso de fatores competitivos para traduzir a estratégia empresarial; Identificação da importância dos fatores competitivos diante da preferência do cliente; Iteratividade; Comparação entre o exigido e o realizado. * * *
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Orientações para o exercício 1B Será realizado em sala de aula no dia 09 de abril, durante o horário da aula - 19:00 às 21:10; Constará de atividade(estudo de caso com apresentação) relativa ao texto “Magazine Luiza: vem ser feliz!” retirado do livro (pág 20): CERTO, Samuel C., PETER, J. P..Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Valerá 2 (dois) pontos a serem somados ao valor do trabalho já realizado (um ponto) fora de sala, totalizando os 3 (três) previstos. Os alunos faltosos, desde que justificados, realizarão atividade compensatória no dia da A1.
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