A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE QUALIDADE - EAD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE QUALIDADE - EAD"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
MÓDULO VI – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL – TPM

2 OBJETIVO DA TPM De acordo com Martins (2006, p.467):
“a manutenção produtiva total de instalações tem por objetivo básico mantê-las operando nas condições para as quais foram projetadas, e também fazer com que retornem a tal condição, caso tenham deixado de exercê-la”.

3 MANUTENÇÃO CORRETIVA De acordo com Paladini (2004, p.211):
“a manutenção corretiva visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções para as quais foi projetado”.

4 MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Conforme Carvalho, Marly e outros (2005, p.304): “manutenção preventiva consiste em executar uma série de trabalhos, como trocar peças e óleo, engraxar e limpar, entre outros, segundo uma programação preestabelecida”.

5 VANTAGENS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Minimiza o número de interrupções no fluxo produtivo; É programada para os dias e horários mais convenientes para a organização e os seus colaboradores diretamente envolvidos no processo; Diminui os custos operacionais em um período curto de tempo; Cria uma visão preventiva e proativa na organização; Eleva a qualidade dos produtos, pois as condições operacionais dos equipamentos são melhores; Eleva a vida útil e diminui a depreciação dos equipamentos.

6 MANUTENÇÃO PREDITIVA Afirma Martins (2006, p.468): “manutenção preditiva consiste em monitorar certos parâmetros ou condições de equipamentos e instalações de modo a antecipar a identificação de um futuro problema”.

7 Manutenção produtiva total (total productive maintenance) – TPM
De acordo com Oliveira e outros (2004, p.154): “a manutenção produtiva total vai bem além de uma forma de se fazer manutenção, ou seja, é muito mais uma filosofia gerencial, atuando na forma organizacional, no comportamento das pessoas, na forma com que tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos os diretamente ligados ao processo produtivo”.

8 PRINCÍPIOS DA TPM Qualidade total: devemos enxergar que a TPM é ponto fundamental na qualidade total, ou seja, para que uma organização implante um programa de melhoria da qualidade, ela deve possuir um programa de manutenção produtiva total. Melhoria dos recursos humanos: a aplicação da TPM depende primordialmente da motivação, treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos da organização, ou seja, as empresas devem buscar a multifuncionalidade dos seus colaborados, desde o chão da fábrica até a alta cúpula. Melhoria dos equipamentos: a afirmação pontual e crescente da TPM nas empresas é que os equipamentos devem ser melhorados continuamente, obtendo elevados ganhos na produtividade, acabando com a falsa idéia que as empresas só podem contar com equipamentos novos.

9 PERDAS DA PRODUTIVIDADE
Quebra: número de itens que deixa de ser produzido porque a máquina quebrou. Pode ser extinta através do uso de uma manutenção preventiva eficiente e eficaz. Ajustes ou setup: o número de itens que deixa de ser produzido, pois a máquina estava sendo ajustada para a fabricação de um novo item. Por ser minimizada através de técnicas de redução do setup, ou seja, trocas rápidas. Pequenas paradas com tempo ocioso: o número de itens que deixa de ser produzida em função de pequenas paradas no processo para ajustes leves e pequenas, ou por várias situações que geram ociosidade, como por exemplo, conversas entre os operadores das máquinas.

10 PERDAS DA PRODUTIVIDADE
Baixa velocidade: o número de itens que deixa de ser produzido ocorre em função de o equipamento estar operando em uma velocidade mais lenta do que a especificada pelo referido fabricante. Qualidade insatisfatória: o número de itens que é perdida em função de uma insatisfação no fator qualidade, quando o processo já começou. Perdas com start-up: o número de itens que é perdida por insatisfação na qualidade, quando o processo está na partida.

11 Informações dos softwares de manutenção
Histórico das ocorrências; Estoques de peças para reposição; Habilidades de mão de obra; Relação de ordens de serviço omitidas; Relatório de horas utilizadas; Relatório de compras; Listagem de peças para equipamentos, dentre outras.

12 PONTOS A SEREM ABORDADOS NA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO
Projeto robusto: as empresas devem trabalhar com equipamentos que têm a capacidade de suportar e enfrentar sobrecargas de trabalho sem apresentar quebras e defeitos. Postura e mentalidade preventiva: a organização deve criar e implantar um programa preventivo de manutenção em todos os níveis organizacionais. Temos como exemplo a implantação de softwares para prever o período de limpezas, trocas de óleo, trocas de peças, dentre outros.

13 PONTOS A SEREM ABORDADOS NA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO
Redundância de equipamentos: a empresa deve possuir reservas de equipamentos para serem utilizadas nos contratempos. Tamanho das equipes de manutenção: a empresa deve trabalhar com mão-de-obra folgada, com o objetivo de prever eventuais ocorrências simultâneas e atendê-las em tempo hábil. Manutenibilidade: a empresa deve procurar adquirir equipamentos que sejam fáceis de trabalhar a manutenção de forma preventiva.

14 PONTOS A SEREM ABORDADOS NA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO
Treinamento dos operadores: as organizações devem capacitar e treinar seus colaboradores para efetuar manutenções simples de rotina, de acordo com a filosofia da técnica TPM. Maior quantidade de máquinas com menor utilização: as empresas precisam aumentar a confiabilidade, não sobrecarregar os equipamentos e diminuir as quebras e os seus efeitos..


Carregar ppt "SISTEMA DE QUALIDADE - EAD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google