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CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING UNIDADE CURRICULAR: PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING PROF. ADM. ESP. GILNEI DEL GRANDE BRAUNER

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Apresentação em tema: "CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING UNIDADE CURRICULAR: PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING PROF. ADM. ESP. GILNEI DEL GRANDE BRAUNER"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING UNIDADE CURRICULAR: PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING PROF. ADM. ESP. GILNEI DEL GRANDE BRAUNER msn:

2 GLOSSÁRIO DE MERCHANDISING

3 ABORDAGEM: - Ato realizado por um ( a ) demonstrador (a), geralmente acompanhado por um folheto ou amostra promocional.

4

5 ADESIVO DE CHÃO - Marcação de caminho para a promoção de um produto ou serviço.

6 ALUGUEL DE ESPAÇO: - Prática dos supermercados que alugam pontas de gôndolas e espaços promocionais para exposição extra de produtos. O pagamento é feito por cheque, desconto em duplicata ou bonificação. ARARA: - Expositor de arame para pendurar cabides com roupas nos PDVs.

7 ADVERTISING: - Propaganda

8 BACK LIGHT: - Peça dotada de iluminação interna que apresenta mensagem e/ou imagem.

9 BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO: - Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.

10 BANDEIROLAS: - Conjunto de cartazes pendurados em varal para decoração de PDV.

11 BANNER: - Peça impressa em material rígido ou flexível, para ser fixada verticalmente.

12 BANDEJA DE DEGUSTAÇÃO: - Suporte parecido com uma bandeja, pendurado ao pescoço da demonstradora, para fazer degustações mais facilmente em qualquer lugar.

13 BANDEJA DE TROCO: - Suporte ou adesivo colocado sobre o balcão que leva publicidade e sobre o qual se devolve o troco. BATCH: - Marcaçao de data de fabricação, lote e vencimento de um produto. B to B ( ou B 2 B ); - Modo abreviado de se referir a Business to Business, que quer dizer: negócio de empresa para empresa. B to C ( ou B 2 C ): - Modo abreviado de se referir a Business to Consumer, que quer dizer: negócio de empresa para com o consumidor final.

14 BERÇO: - Suporte preparado para receber o produto dentro da embalagem. BIG PLAYERS - Grandes empresas em determinado setor/ mercado. Líderes de mercado. Ex.: as maiores redes de supermercados.

15 BIOMBO: - Elemento de duas ou mais partes que cumpre função de display articulado no PDV. BLIMP: - Inflável hermético de grandes dimensões ( tipo balão ) colocado em ambientes amplos e externos contendo mensagem e/ou imagem, normalmente alimentado por gás hélio.

16 BLIZTER: - Apresentação de um produto embalado entre o suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo a visualização do mesmo. BONECO: - Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto final que terá a peça.

17 BOTTON: - Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzida em diferentes formatos. BONUS PAC: Embalagem bonificada com maior quantidade de produto do que na embalagem convencional.

18 BOX PALLET: - Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria de grande volume nos PDVs ( supermercados, hipermercados e atacadistas ). BRANDING: - Construção de uma marca junto ao mercado.

19 BREAK-EVEN-POINT: - Ponto de equilíbrio, ponto crítico. BRIEFING - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

20 BROADSIDE: - Folheto destinado ao público interno e intermediário ( distribuidores e varejistas ) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

21 BROKER: - Agente autorizado a comprar ou vender para uma organização, geralmente conhecido como distribuidor ou representante. BUDGET: - Orçamento. CARGA UNITIZADA: - Cargas formadas por itens ou embalagens unidas por um ou mais meios e com formato adequado para movimentação, transporte e armazenagem.

22 CARTAZETE: - Cartaz menor de diversos formatos, geralmente utilizados em PDVs. CATÁLOGO - Material destinado a ilustrar os produtos/serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.

23 CAVALETE: - Elemento de sinalização móvel, geralmente localizado na entrada do PDV. Semelhante a cavalete de pintura ou flip-chart CESTO ( CONTEINER ): - Peça normalmente construída em metal para acondicionamento e exposição de produtos no PDV.

24 CHECK LIST - Documento com itens de verificação e acompanhamento detalhe de ações promocionais ou eventos.

25 CHECKOUT: - Local de pagamento e saída do supermercado onde ficam as caixas registradoras.

26 CHECK-STAND: - Prateleiras pequenas utilizadas para exposição de produtos antes dos caixas.

27 CORNER: - Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma miniloja dentro de uma grande loja. CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT: Gestão integral e personalizada pela empresa do relacionamento com seus clientes consumidores, através de database marketing, marketing direto, telemarketing, internet, call center, SAC, etc.

28 CROSS MERCHANDISING: - Display com produtos correlatos. Exemplo: calçado, bolsa e acessórios; tapetes, cadeiras, mesas, luminárias; etc...

29 CROSS SAMPLING: - Técnica de amostragem cruzada. Amostra de lançamento que vem de brinde em outro produto conhecido. DANGLER: - Peça promocional parecida com um wobbler ou com um móbile de teto. DIE CUT: - Peça de papel, papelão ou outro material que tenha o corte e o tamanho exatos do produto em questão, parecendo um similar.

30 DISPENSER: - Caixas para colocar em primeiro plano o produto, com destaques de exposições e ilhas

31 DISPLAY: - Suporte de papelão, acrílico, arame ou plástico destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender o produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola. DOCA: - Área de expedição ou recebimento de mercadorias onde os caminhões ficam estacionados durante o carregamento e descarregamento.

32 DOOR-TO-DOOR: - Venda ou promoção porta a porta. ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE ( resposta eficiente ao consumidor ) é a forma de parceria adotada entre os fornecedores, os distribuidores e o varejo, objetivando reduzir custos operacionais e atender eficientemente às necessidades do consumidor.

33 EDI – ELETRONIC DATA INTERCHANGE ( intercâmbio eletrônico de dados ), troca de dados ( sem papel ) entre a indústria e o varejo. É um sistema de computador para computador, que interliga a empresa e aloja para que o processo de compras, autorização, faturas, notas fiscais, abastecimento e reposição de estoques seja mais rápido e eficiente. EMBALAGEM DISPLAY OU PRE-BACK: - Embalagem de transporte que, ao ser desmontada, também funciona como display no PDV.

34 EMBALAGEM ECONÔMICA: - Criada para consumo em grande quantidade. Normalmente, o benefício de redução de custo é repassado ao consumidor.

35 EMBALAGEM PROMOCIONAL - Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção ( datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume). ENCARTE: - Folheto encartado dentro de uma publicação, revista ou jornal. Quando separado, pode funcionar como folheto promocional.

36 FACING: - Forma de apresentação de produtos na primeira fila do expositor.

37 FAIXA DE GÔNDOLA: - Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.

38 FEE: - Remuneração que ocorre entre agências e clientes, à base de um valor fixo mensal, sem comissões. FIFO ( first in – first out ): - É a técnica de expor na frente da gôndola o produto de fabricação mais antiga e atrás o de fabricação mais recente. Essa técnica é conhecida como rodízio ou pela sigla PEPS ( o primeiro a entrar é o primeiro a sair ), sendo também utilizada para área de estocagem de produtos. FLYER OU FILIPETA Pequenos folhetos publicitários. que possuem a função de anunciar e promover eventos e serviços.

39 FOLDER: - Folheto composto de uma folha só, tendo uma ou mais dobras.

40 FOLHETO PROMOCIONAL: - Material impresso destinado a promoção de produto ou serviço. FRANCHISING: - Franquia. Sistema de associação terceirizada e um negócio padrão. ( ex. Mac Donalds, O Boticário ). FULFILMENT: - São todas as atividades desenvolvidas em marketing direto, após a impressão das malas diretas, etiquetas ou veiculação de anúncios. A operacionalização como um todo do processo da emissão de mensagens diretas ao consumidor/cliente e do processo de recebimento das respostas/pedidos e entregas destes..

41 GANCHEIRA: - Expositor especial para colocação de produtos em blister ou saquinhos.

42 GARGALEIRA: - Elemento de promoção colocado como um colar nos gargalos de vidros ou garrafas ou nas embalagens que têm formato de garrafa. GIMMICK: - É um truque gerador de impacto, que pode ser visual ou sonoro para captar a atenção do consumidor.

43 GIFT-PACK - Embalagem contendo brinde acoplado anexado ao produto sem custo adicional para o consumidor.

44 GÔNDOLA: - Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV. GIGANTOGRAFIA: - Fotografia com retícula muito aumentada, ampliada a dimensões de mural.

45 GUELTA: - Dinheiro ou comissão dada aos balconistas para obter espaços ou forçar a venda de certo produto. ILHA: - Exposição de produtos permitindo acesso por todos os lados

46 . IN-AD-COUPONS: - Cupons promocionais colocados em anúncios de jornal, revistas ou tablóides. INFLÁVEL: - Peça feita em material plástico flexível e hermético, que deve ser enchido de ar e tem impressas ou pintadas mensagens e/ou imagens.

47 . INFLÁVEL GIGANTE: - Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou nylon, com alimentação contínua de ar através de um motor.

48 INDOOR: - Atividades ou peças para interiores, locais fechados. IN-PACK: - Conjunto promocional com um brinde ou cupom interno, colocado dentro da embalagem do produto. IND-STORE: - Mídia dentro da loja.

49 JALECO: - Peça fabricada em tecido, utilizada como uniforme ou como protetor. JOB: - Trabalho. Acerto de pagamento por peça feita ou por trabalho executado. KEY ACCOUNT: Cliente-chave. Conta de grande cliente ou rede de loja. LAY-OUT: - Exposição de idéias e esquemas através de imagens impressas. Disposição dos espaços no PDV.

50 LED: - Diodo que emite luz. Pequenas lâmpadas utilizadas em displays LETREIRO ANIMADO: - Letreiro equipado com dispositivos mecânicos, elétricos ou eletrônicos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação. LICENCING: - Licenciamento para uso de determinado personagem. Autorização em contrato com ou sem exclusividade.

51 LUMINOSO: - Peça de comunicação iluminada, contendo texto ou imagem para utilização interna ou externa no PDV. MATERIAL PERMANENTE: - Peça produzida para ser exposta por um longo período no PDV.

52 MACHINI: - Máquina de refrigerante, sorvete...

53 MATERIAL TEMPORÁRIO: - Peça que objetiva ação específica de curta duração ( em geral inferior a três meses). MÓBILE: - Peça promocional aérea sustentada por fios. MOCK UP: - Boneco de um produto ou embalagem em qualquer escala, geralmente utilizado para produção fotográfica.

54 MULTIPACK: - Embalagem que agrupa certa quantidade de um mesmo produto com finalidade promocional.

55 OFF-PACK: - Display que contém produtos e brindes, que não estão presos uns aos outros. OTC: - Do inglês Over the Counter, significa sobre o balcão. Refere-se a produtos (medicamentos) que podem ser comercializados sem receita médica em auto-serviço.

56 OUTSTORE: - Merchandising do lado de fora da loja. OUT-PACK: - Conjunto promocional com um brinde externo, anexo à embalagem do produto OVER-PACK: - Conjunto promocional confeccionado com um ou mais itens, com ou sem cartela, embalados juntos. Pode ser um leve 3, pague 2. PACKAGE ( pack ): - Embalagem, pacote. PACK-IN ( in-pack offer ): - Promoção em que o brinde é colocado no interior da embalagem.

57 PACK-ON ( on-pack offer ): - Promoção em que o brinde é colocado sobre a embalagem. PALETE OU PALLET: - Plataforma ou estrado de madeira rústica, feito para carregamento, transporte por empilhadeira e suporte de pilhas de mercadoria. Tamanho padrão no Brasil – 1,00 m por 1,20m.

58 PAPEL OU PLÁSTICO DE FORRAÇÃO: - Utilizado para forrar base de ilhas/pilhas ou pontas de gôndola.

59 PÉ AMERICANO: - Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo sua colocação na posição vertical. PEGBOARD: - Painéis perfurados onde se fixam ganchos para produtos penduráveis. PIN: - Emblema em forma de broche, produzido em metal esmaltado. Menor que o button.

60 POINT OF PURCHASE: Ponto de Compra POST MIX: - Caixa com líquidos diversos PORTA-CARTAZETE: - Suporte com trilhos nas laterais que permite constante troca dos cartazetes.

61 PORTFÓLIO: - Lista de produtos de uma empresa ou de uma categoria de produtos na loja. Podendo ser,também, pasta que contém a coleção de trabalhos artísticos (currículo ) de um profissional ou de uma agência. PÔSTER: - Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais. Cartaz grande. PRODUCT PLACEMENT: - Merchandising editorial colocado no meio de um programa de TV, cinema ou rádio.

62 PROMOTOR: - Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial. PROTÓTIPO: - Modelo original de uma peça de merchandising, construído de forma artesanal ( peça única ) para testar a performance. O produto final é geralmente baseado num protótipo melhorado.

63 PURCHASE: - Compra, em inglês. Nos Estados Unidos usa-se o termo POP ( Point of Purchase ), ponto de compra, em vez de ponto-de-venda. QUIOSQUE: - Tipo de estande pequeno que se coloca em lojas ou corredores de shoppings. Pouco maior que dois balcões, ocupando até três metros quadrados. REGUA DE GÔNDOLA: Material utilizado na borda da gôndola para evidenciar o produto RETAIL: - Venda a varejo. Tradução de varejo em inglês. ROUGH: - Esboço de idéias por meio de imagens. Fase imediatamente anterior ao layout.

64 SACOLA PROMOCIONAL: - Peça produzida em materiais diversos, impressa com mensagem e/ou imagens promocionais SALES: - Vendas em inglês. (também se entende como liquidação ). SALES KIT: - Normalmente utilizado em lançamento de produto ou campanha. É composto por um brinde, uma amostra do novo produto e um broad side.

65 SAMPLING: - Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação. SELL OUT/ SELLING OUT: - Atitude mercenária. Comprometer sua integridade em troca de dinheiro. ( SE VENDEU ) É uma gíria inglesa. SELL IN / SELL OUT: - sell-in significa venda ao consumidor final, sell-out significa venda ao canal de distribuição. SHELF LIFE : - Tempo de vida útil de um produto no estoque. SHELF SHARE: - Fração de prateleira ocupada por um produto.

66 SHELF TALKER: - Peça colocada nas prateleiras para chamar a atenção do consumidor. Pode ser uma faixa de gôndola, um stopper, um wobbler, um minicartazete, SHOP IN SHOP: - Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e checkouts próprios. SHOPPER: - Consumidora padrão no momento da compra. Suas ações e reações no PDV em cada categoria. SHRINK: - Processo de empacotamento através de filme transparente e termo encolhível com finalidade de agrupamento e proteção.

67 SIMULAÇÀO: - Modelo de peça de merchandising, feita artesanalmente em qualquer material para verificação de dimensão. Fase imediatamente anterior ao protótipo. SKY DANCE: - Equipamento composto de material plástico leve e colorido, com motor para ventilação, visando acionar o plástico na posição vertical com efeitos de dança no ar. STAND: - Espaço construído especialmente para receber clientes e expor produtos em feira, congressos e eventos afins

68 STANDEE: - Display de papelão recortado de uma pessoa, animal, personagem ou cenário em tamanho quase natural que fica de pé. Ex. Displays para cinema. STOPPER: - Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

69 TABLÓIDE: - Pequeno jornal ( metade do tamanho de um jornal convencional ) muito usado por supermercados. TAG: - Etiqueta TAKE ONE: - Expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve. TARGET: - Público-alvo. Mercado ( grupo de pessoas ) que se pretende atingir com comunicação. TEAR OPENING: - Orienta e facilita o rasgamento das embalagens. Em português diz-se FITILHO.

70 TEASER: - Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação. TESTEIRA: - Estrutura colocada no alto o display ou gôndola, contendo algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem. TIE-IN: - Outro nome para o merchandising editorial, feito os programas de televisão. TOTEM: - Peça vertical e longilínea, geralmente alta, para visualização em pequenos espaços. TRADE: - Rede de distribuição que leva os produtos da empresa produtora a cada um dos PDVs. Em inglês quer dizer comércio. VASCA: - Mesa com abas laterais, para exposição de produtos promocionais ou legumes e frutas na seção de hortifrutis dos supermercados.

71 WHOLESALE: - Comércio atacadista. Venda no atacado, em inglês. WOOBLER: - Material confeccionado em acetato com função semelhante ao de um Stopper, mas com um diferencial de se movimentar com deslocamento de ar.


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