A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RSS: A QUICK GUIDE FOR EDUCATORS Will Richardson (2005) Aluna: Valéria Netto Valente Profª Drª Maria Raquel A. Bambirra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RSS: A QUICK GUIDE FOR EDUCATORS Will Richardson (2005) Aluna: Valéria Netto Valente Profª Drª Maria Raquel A. Bambirra."— Transcrição da apresentação:

1 RSS: A QUICK GUIDE FOR EDUCATORS Will Richardson (2005) Aluna: Valéria Netto Valente Profª Drª Maria Raquel A. Bambirra

2 Sobre o autor Bacharel em Jornalismo pela Ohio University (1980). Mestre em Artes (Ensino) pela College of New Jersey (1983). Foi professor na Hunterdon Central Regional High School in Flemington, N.J. Atua como apresentador independente e proprietário da Connective Learning, LLC, promovendo a implementação de tecnologias de Leitura/Escrita em salas de aula do 12º ano (K- 12). Autor de artigos e livros, sendo que seu livro mais notável é o intitulado Blogs, Wikis, Podcasts, and other Powerful Web Tools for Classrooms.

3 RSS: O que vem a ser? A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões: Rich Site Summary (RSS 0.91 / 1.0) Real / Really Simple Syndication (RSS 2.0) O RSS é um recurso tecnológico que utiliza a linguagem XML (eXtensible Markup Language). Seu propósito principal é facilitar compartilhamento de informações através da Internet. Serve para agregar conteúdo, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. Desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

4 Função dos agregadores (ou feed collectors) Agregar o conteúdo de vários blogs ou sites de notícias; Verificar e coletar, geralmente a cada hora, novos conteúdos dos feeds para os quais o usuário se subscreveu; Permitir que o usuário leia os conteúdos, arquive-os para posterior uso, clique no site original, ou exclua os conteúdos que julgar irrelevantes.

5 BLOGLINES: Uma sugestão do autor Segundo Richardson (2005), a principal vantagem deste agregador é o fato do usuário poder acessá-lo de qualquer lugar em que haja conexão de Internet. Dessa forma, para ler suas notícias, o usuário não precisa estar com seu PC com um software especial instalado.

6 A criação de um leitor de feeds RSS O cadastramento do usuário é feito ao se clicar em Create an account na página principal do Bloglines.

7 A criação de um leitor de feeds RSS A confirmação do cadastramento do usuário é enviada para o do mesmo.

8 A criação de um leitor de feeds RSS A conta do usuário do Bloglines será ativada após confirmação de sua conta de .

9 A criação de um leitor de feeds RSS Ao acessar sua conta no Bloglines, usando seu e senha, a página abaixo aparecerá.

10 Encontrando e adicionando os feeds Ao clicar em Adicionar conteúdo na tela anterior, o usuário visualizará a tela a seguir. Para agregar um feed, o usuário deve clicar no ícone do RSS no blog ou site de notícias que lhe interessa, copiar o endereço, colar na tela atual e clicar em Adicionar feed.

11 Encontrando e adicionando os feeds

12 Sugestões do autor para lista de jornais: Media Drop (http://www.themediadrop.com/archives/ php#more.) Links para RSS feeds de pelo menos 125 jornais nacionais, locais e universitários.

13 Encontrando e adicionando os feeds Sugestões do autor para busca de blogs: Daypop.com Weblogs Compendium at:

14 Navegando por categorias Ao clicar em Adicionar é possível visualizar categorias, navegar por elas e adicionar os feeds desejados, clicando nos mesmos.

15 Usando RSS feeds em sala de aula Quando os alunos já possuem weblogs, o professor pode: coletar os trabalhos dos alunos em seu agregador, usando os RSS feeds dos mesmos; fornecer aos pais e/ ou interessados os RSS feeds dos alunos para que possam acompanhar os processos de ensino e aprendizagem. Se os alunos não possuem weblogs, o professor pode: solicitar-lhes a criação de suas próprias contas no Bloglines. Dessa forma, eles terão fonte de pesquisa sempre atualizada; fornecer-lhes seu RSS feed para que eles o incluam em seus agregadores e, assim, possam ficar a par do que se passa em sala de aula.

16 Outros recursos RSS feeds para busca de notícias: RSS feeds para busca de weblogs: Feedster.com, Blogdigger.com, Syndic8.com, pubsub.com, Technorati.com RSS feeds para busca de websites: Googlealerts.com (abrir uma conta) RSS para busca de Newsgroups: Pubsub.com (http://www.pubsub.com/newsgroups.php)http://www.pubsub.com/newsgroups.php

17 Outros recursos RSS feeds para agências de notícias: Weblogs Compendium site (http://www.lights.com/weblogs/rssfeeds.html)http://www.lights.com/weblogs/rssfeeds.html RSS feeds para bloco de notas: Furl.net (abrir uma conta gratuitamente) Combinando RSS feeds: Blogdigger.com (http://www.blogdigger.com)http://www.blogdigger.com Incluindo ESS feeds em seu weblog: Feed to JavaScript (http://jade.mcli.dist.maricopa.edu/feed/index.php?s=build)http://jade.mcli.dist.maricopa.edu/feed/index.php?s=build

18 Referência RICHARDSON, W. RSS: a quick start guide for educators Disponível em:. Acesso em 10 dez 2013.http://weblogg-ed.com/wp-content/uploads/2006/05/RSSFAQ4.pdf


Carregar ppt "RSS: A QUICK GUIDE FOR EDUCATORS Will Richardson (2005) Aluna: Valéria Netto Valente Profª Drª Maria Raquel A. Bambirra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google