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Assessoria de Imprensa História Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.

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1 Assessoria de Imprensa História Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.

2 Assessoria de Imprensa História No Brasil Anos 1980 – fim da ditadura – processo de redemocratização Empresas – portas abertas = Rhodia Debate público – se dá na mídia = Rádio, TV, Jornal, Internet

3 Assessoria de Imprensa Definição Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TVServiço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TV

4 Objetivos da AI A assessoria de imprensa visa: Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação.Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação.meios de comunicaçãomeios de comunicação Fazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensaFazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensa Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.fontes de informaçãofontes de informação

5 Assessoria de Comunicação Responsável pela elaboração e aplicação da política de comunicação da instituição Prima pela integração: RPPPMarketingImprensa

6 Assessoria de Imprensa criar um plano de comunicação;criar um plano de comunicação; compreensão da sociedade do papel da organização;compreensão da sociedade do papel da organização; imagem comprometida com os seus públicos;imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos;criar canais de comunicação internos e externos; interesse público e material jornalístico;interesse público e material jornalístico; -

7 Assessoria de Imprensa relação de confiança;relação de confiança; - avaliar freqüentemente a equipe de comunicação;- avaliar freqüentemente a equipe de comunicação; mensurar os resultados das ações;mensurar os resultados das ações; - preparar as fontes de imprensa- preparar as fontes de imprensa

8 O assessor de imprensa facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opiniãofacilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião Nas relações assessoror- imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na éticaNas relações assessoror- imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética informação com alto potencial de se transformar em notícia.informação com alto potencial de se transformar em notícia.

9 O assessor de imprensa orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado.orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado. sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboraçãosua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboração

10 Alguns serviços da AI elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;

11 Alguns serviços da AI organização do mailling de jornalistas; organização do mailling de jornalistas; clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação. participação na definição de estratégias de comunicação.

12 Release Texto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensaTexto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensa

13 Release O que é notícia? Coisa nova – novidadeCoisa nova – novidade Interesse públicoInteresse público Conhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notíciaConhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notícia

14 Release O texto Título que chame a atençãoTítulo que chame a atenção Um leade – Q.Q.Q.O.Pq?Um leade – Q.Q.Q.O.Pq? ObjetividadeObjetividade ClarezaClareza ConcisãoConcisão Padrão – tamanho da fonte, espaçamentoPadrão – tamanho da fonte, espaçamento

15 Release O lead 4 ou 5 linhas4 ou 5 linhas Deve conter as principais informações do textoDeve conter as principais informações do texto Segurar o leitor até o final do textoSegurar o leitor até o final do texto Todo o release - numa única página – 25 a 30 linhasTodo o release - numa única página – 25 a 30 linhas RevisãoRevisão Manual de redaçãoManual de redação

16 Mailling Lista de endereços Banco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientesBanco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes

17 Mailling Lista de endereços Delimitar a área – município – estado – regiãoDelimitar a área – município – estado – região Selecionar os tipos de veículosSelecionar os tipos de veículos Definir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoriaDefinir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoria Organize em planilha excelOrganize em planilha excel

18 Mailling Lista de endereços Cole o release no corpo do e- mail – não mandar como anexoCole o release no corpo do e- mail – não mandar como anexo Mande com cópia ocultaMande com cópia oculta

19 Bibliografia 1.Fenaj – Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa ª Edição 2.Manual prático de assessoria de Imprensa – Claudia Carvalho e Léa Maria Aarão Reis – Campus – RJ, 2009.


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