A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assessoria de Imprensa História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assessoria de Imprensa História"— Transcrição da apresentação:

1 Assessoria de Imprensa História
Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.

2 Assessoria de Imprensa História
No Brasil Anos 1980 – fim da ditadura – processo de redemocratização Empresas – portas abertas = Rhodia Debate público – se dá na mídia = Rádio, TV, Jornal, Internet

3 Assessoria de Imprensa Definição
Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TV

4 Objetivos da AI A assessoria de imprensa visa:
Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação. Fazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensa Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

5 Assessoria de Comunicação
Responsável pela elaboração e aplicação da política de comunicação da instituição Prima pela integração: RP PP Marketing Imprensa

6 Assessoria de Imprensa
criar um plano de comunicação; compreensão da sociedade do papel da organização; imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos; interesse público e material jornalístico; -

7 Assessoria de Imprensa
relação de confiança; - avaliar freqüentemente a equipe de comunicação; mensurar os resultados das ações; - preparar as fontes de imprensa

8 O assessor de imprensa facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião Nas relações assessoror-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética informação com alto potencial de se transformar em notícia.

9 O assessor de imprensa orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado. sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboração

10 Alguns serviços da AI elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;

11 Alguns serviços da AI organização do mailling de jornalistas;
clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação.

12 Release Texto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensa

13 Release O que é notícia? Coisa nova – novidade Interesse público
Conhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notícia

14 Release O texto Título que chame a atenção Um leade – Q.Q.Q.O.Pq?
Objetividade Clareza Concisão Padrão – tamanho da fonte, espaçamento

15 Release O lead 4 ou 5 linhas
Deve conter as principais informações do texto Segurar o leitor até o final do texto Todo o release - numa única página – 25 a 30 linhas Revisão Manual de redação

16 Mailling Lista de endereços
Banco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes

17 Mailling Lista de endereços
Delimitar a área – município – estado – região Selecionar os tipos de veículos Definir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoria Organize em planilha excel

18 Mailling Lista de endereços
Cole o release no corpo do – não mandar como anexo Mande com cópia oculta

19 Bibliografia Fenaj – Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa ª Edição Manual prático de assessoria de Imprensa – Claudia Carvalho e Léa Maria Aarão Reis – Campus – RJ, 2009.


Carregar ppt "Assessoria de Imprensa História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google