A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa."— Transcrição da apresentação:

1 As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa

2 Introdução Anteriormente, chamada de publicidade, as Relações Públicas eram consideradas apenas como meios para promoção de empresas e/ou produtos através de mensagens gratuitas em mídias. Atualmente, esse conceito segue uma outra linha que busca basicamente construir um relacionamento positivo com os variados públicos-alvos com os quais as empresas interagem.

3 Introdução Segundo Philip Kotler, as relações públicas representam a construção de um bom relacionamento com vários públicos da empresa através de uma publicidade favorável, uma boa imagem corporativa, e o controle de boatos, histórias e eventos desfavoráveis. Modificadas também estão as suas funções, cujas atividades irão variar de acordo com os departamentos da empresa. Vejamos como:

4 Introdução Relações Públicas X Imprensa – suas relações baseiam-se na criação e no repasse de informações de interesse público às diversas mídias; Assuntos de interesse público – desenvolvimento de relacionamentos a nível geral e principalmente local. Este comportamento auxilia na construção de relações que vão além do interesse comercial;

5 Introdução Publicidade específica do produto – consiste na divulgação de determinados produtos; Lobismo – Inicialmente apresentamos uma definição de lobby, segundo Campanella atividade de representar os interesses privados de um grupo ou categoria junto à administração pública. Lobismo seria exatamente a manutenção desse tipo de relação com os administradores públicos, com vistas a uma influencia nos regulamentos e legislação de uma forma geral.

6 Introdução Relações com investidores – bom relacionamento com os membros da comunidade financeira, bem como, com os acionistas. Cuidadosa deve ser essa relação, uma vez que se trata de uma comunicação desenvolvida em um ambiente de mão dupla. Relações com doadores – contatos com integrantes de organizações sem fins lucrativos no intuito de angariar apoio financeiro.

7 Introdução Podemos nos utilizar das relações públicas para diversos fins como a promoção de um produto, de políticos, eventos, organizações ou até mesmo de um país. Algumas empresas encontram no poder que as relações públicas têm sobre os consumidores para tirarem seus produtos do declínio, como foi o caso do medicamento Tylenol da Johnson & Johnson que sofreu uma grande sabotagem por parte de seus usuários.

8 Introdução As relações públicas possuem uma força muito grande sobre a percepção dos consumidores. Elas conseguem uma influência considerável por um preço quase imperceptível em relação ao valor pago por uma propaganda. Isso porque não se paga pela utilização de mídias, o que existe é o investimento em uma forte equipe, denominada relações públicas que irá trabalhar no desenvolvimento e divulgação positiva das empresas, bem como de seus produtos.

9 Introdução Histórias e fatos que possam agradar a sociedade quando ligados à imagem de uma empresa ou de um de seus produtos podem surtir mais efeitos mais eficazes que uma propaganda milionária. Essas histórias, principalmente as ligadas à responsabilidade social ou qualquer tipo de ajuda filantrópica, quando repassadas por personalidades ou pessoas formadoras de opiniões ganham de imediato a confianças do público.

10 Introdução Apesar de toda essa força a utilização desta ferramenta de promoção em massa é pouco utilizada pelas empresas. Geralmente a equipe destinada a este trabalho está ligada somente às matrizes das empresas, ou seja, não há um acompanhamento geral da organização, já que as filiais não são contempladas. Outro fator que poder ser responsável por esse uso limitado reside no fato de que essa ferramenta consiste em uma única equipe para fazer o contato com os diversos públicos como acionistas, empresários, legisladores, dentre outros.

11 As principais ferramentas das Relações Públicas A Notícia Começaremos afirmando que a notícia é a ferramenta mais utilizada pelas equipes de Relações Públicas ou simplesmente RP, como as chamaremos para facilitar o nosso estudo. Notícias positivas são criadas ou descobertas acerca da empresa, logo depois toda a atividade consiste na divulgação dessa notícia ao público-alvo, ou seja, as pessoas nas qual o interesse é maior. Essas pessoas serão multiplicadores da notícia e influenciarão outras mais.

12 As principais ferramentas das Relações Públicas Os Eventos A realização de eventos culturais ou beneficentes também funciona como uma boa estratégia. A equipe de RP monta uma programação que seja de interesse do público que se pretende atingir. Posteriormente são feitos contatos com pessoas e empresas que tenham expressiva influência sobre o público-alvo, para que as mesmas possam integrar o evento. Vários intermediários do canal de distribuição, como atacadistas e varejistas podem participar e ajudar no patrocínio. Este é o momento ideal para uma promoção em massa, devido ao número de pessoas que se pode reunir ao mesmo tempo.

13 As principais ferramentas das Relações Públicas Os Eventos Especiais Outro tipo de evento bastante utilizado pelas equipes de RP são os chamados eventos especiais como inaugurações de filiais, shows de aniversário da empresa ou início de uma grande liquidação. O evento do tipo especial garante a empresa promotora exclusividade total, já que todas as atividades irão girar em torno da mesma. Material publicitário da empresa como banner´s, brindes, amostras ou balões fazem parte do tipo de material entregue em eventos especiais.

14 As decisões das equipes de RP O estabelecimento de objetivos A primeira tarefa de uma equipe de RP sempre será a de definir que objetivo se deseja alcançar. Os objetivos serão as metas específicas a serem atingidas e servirão como norte para os trabalhos posteriores.

15 As decisões das equipes de RP Seleção das mensagens e veículos de divulgação A etapa seguinte será a de selecionar a mensagem que será destinada ao público-alvo. Se a equipe optar por trabalhar com a ferramenta notícia, estudada por nós neste mesmo módulo, é hora de se definir qual e de que forma esta será apresentada.

16 As decisões das equipes de RP A Implementação O momento de implementar o plano desenvolvido pela equipe de RP é exatamente aquele em que a mensagem será enviada para divulgação no veículo escolhido. Esta não é uma tarefa tão fácil, já que não se paga para essa divulgação. Neste caso a equipe precisa desenvolver um relacionamento bastante amigável com os responsáveis pela mídia a ser utilizada para divulgação.

17 As decisões das equipes de RP A Implementação Segundo Kotler & Armstrong, na verdade, muitos profissionais de RP foram jornalistas, conhecem muitos editores da mídia e sabem o que eles querem. Os editores são um mercado a ser satisfeito para que eles continuem a publicar notícias sobre a empresa.

18 As decisões das equipes de RP A Avaliação dos resultados de RP Geralmente a avaliação dos resultados obtidos pela equipe de RP não é tarefa fácil, já que as empresas utilizam ao mesmo tempo outras ferramentas promocionais. Porém, se a mesma for utilizada de forma isolada, ou antes, de outra ferramenta os resultados poderão ser detectados. A melhor forma de se perceber o grau de eficácia de uma equipe de RP é avaliando o nível de mudança no comportamento dos consumidores. Se estes passaram a comprar mais ou pelo menos vêm mostrando interesse em saber mais a respeito da empresa, pode- se considerar que os esforços valeram à pena.


Carregar ppt "As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google