A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o potencial social? Conjunto de condições atuais, medido pelas dimensões produtiva, natural, humana e institucional, que determina o ponto de partida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o potencial social? Conjunto de condições atuais, medido pelas dimensões produtiva, natural, humana e institucional, que determina o ponto de partida."— Transcrição da apresentação:

1 O que é o potencial social? Conjunto de condições atuais, medido pelas dimensões produtiva, natural, humana e institucional, que determina o ponto de partida de um município ou de uma região para alcançar o desenvolvimento sustentável.

2 O potencial social representa as condições reais, especialmente do capital social. Todo município tem uma potencialidade social capaz de desenvolver sua economia de forma equilibrada.

3 Qual sua relevância dentro do ZEE? Informações municipais permitem captar casos de crescimento urbano e/ou êxodo rural, cujos impactos se fazem sentir nos indicadores do potencial social. Demanda: educação, saúde, saneamento, segurança, trabalho, renda, etc. As questões técnicas integradas às questões sociais, culturais e econômicas produzem uma visão de totalidade, necessária ao futuro da humanidade.

4 Os 4 componentes: Potencial Humano Potencial Natural Potencial Produtivo Potencial Institucional 15 Fatores Condicionantes Construção da carta de potencialidade social

5 Infra-estrutura de transporte Atividades econômicas Utilização das terras Estrutura fundiária Recursos minerais ICMS ecológico Ocupação econômica Demografia Condições sociais Capacidade institucional Organização jurídica Organização financeira Organização de fiscalização e controle Organização de ensino e pesquisa Organização de segurança pública Os 15 Fatores Condicionantes

6 Conjunto de Indicadores Exemplo: condições sociais (fator condicionante) Domicílios por abastecimento de água; Domicílios por destino do lixo; Domicílios por instalação sanitária; Etc.

7

8 Assim, componentes, fatores condicionantes, indicadores e variáveis formam uma estrutura metodológica de diagnosticar a realidade dos municípios, em termos de potencialidade social.

9 Metodologia Para cada indicador: Fontes oficiais IBGE, FEE, etc. Os resultados foram organizados em um banco de dados, com todas as variáveis agregadas nos 4 componentes.


Carregar ppt "O que é o potencial social? Conjunto de condições atuais, medido pelas dimensões produtiva, natural, humana e institucional, que determina o ponto de partida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google