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Audiovisual & roteiro rio branco

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Apresentação em tema: "Audiovisual & roteiro rio branco"— Transcrição da apresentação:

1 Audiovisual & roteiro rio branco
Prof. Franthiesco Ballerini

2 O conflito no roteiro É o confronto de forças e personagens através de uma ação. Tecnicamente, sem conflito, sem ação, não existe drama. Há basicamente três tipos de conflito: 1 – Personagem em conflito com uma força humana, com outro homem ou grupo de homens. Por exemplo: filmes de guerra. 2 – Personagem em conflito consigo mesmo, por uma força interna. Por exemplo: dramas psicológicos (Ingmar Bergman).

3 O conflito no roteiro 3 – O personagem pode estar em conflito com forças não-humanas, como a natureza, seres extraterrestres, fantasmas, profecias. Exemplos: Alien, O Dia Depois de Amanhã. Em geral os filmes sobrepõem dois ou mais tipos de conflitos, para enriquecer o roteiro. Exemplo: Encurralado (Steven Spielberg), conflito de uma força humana – caminhão conduzido por alguém – com um conflito interno – crise afetiva, falta de poder de decisão – e força não-humana – a máquina-caminhão, curvas perigosas etc. Homem vs Homem; Homem vs Natureza e Homem vs Ele Próprio.

4 storyline Designa, com um mínimo de palavras, o conflito- matriz de uma história, com no máximo seis linhas, uma síntese. Deve englobar o essencial da história: A apresentação do conflito O desenvolvimento do conflito A solução do conflito Ou seja: Alguma coisa acontece Alguma coisa deve ser feita Alguma coisa se faz

5 storyline Exemplo: Ideia: “Fui ao enterro de um amigo. Três dias depois, ele passeava pelas ruas de Nova York”. Storyline: “Jack vai ao enterro de seu amigo em Viena. Não se resigna, investiga e acaba descobrindo que o amigo não morreu; está vivo e encenou seu próprio enterro porque era procurado pela polícia. Descoberto pela curiosidade de Jack, o amigo é abatido pelas balas da polícia.”

6 storyline Se houver mais explicações do que isso, teremos não um storyline, mas um argumento. Para por a prova o storyline, faça as seguintes perguntas mentais: 1) Qual é o conflito? 2) Que produtos audiovisuais vimos que contenham este mesmo conflito-matriz? 3) Quais são as possibilidades dramáticas da nossa storyline em comparação com esses outros audiovisuais com uma temática igual ou semelhante. 4) Qual é a tese? O que queremos dizer com esta storyline?

7 Análise de storyline Primeira análise
Ideia de jornal: “Estrangeiros ilegais com ânsias de liberdade” Storyline: “Mohamed, marroquino, e Xisto, búlgaro, são companheiros de cela num centro de reclusão para estrangeiros, onde aguardam sua expulsão pelo país. Depois de alguns conflitos e apesar dos seus diferentes costumes e crenças, pouco a pouco se tornam amigos. Surge uma oportunidade e os dois fogem. A caminho da cidade, as diferenças voltam a aparecer e, depois de uma discussão, separam-se. Rapidamente são capturados e deportados.”

8 Análise de storyline Observações e análise:
- a storyline está completa. De qualquer forma, a terceira parte é pouco criativa. O conflito básico entre dois homens de cultura diferentes que, frente à mesma problemática, se aproximam, parece excelente. Note-se que esta storyline tem tecido dramático conflitual para ser desenvolvido num filme ou telefilme.

9 Análise de storyline Modificação:
“Cinco homens de diferentes nacionalidades – argelina, coreana, argentina, polonesa e maltesa – encontram-se num centro para estrangeiros, onde aguardam sua expulsão da Espanha. Tornam-se amigos. Conseguem fugir e separam- se. Os cinco iniciam caminhos diferentes que os irão levar à miséria ou ao desafogo econômico, à delinqüência ou ao prestígio social, que se cruzarão entre si, mas que, finalmente, os levarão a esquecer a antiga amizade”

10 Análise de storyline Observações e análise:
- A rede conflitual foi ampliada e, desta forma, constatamos que existe a possibilidade real de se converter num produto audiovisual de quatro horas de duração. No entanto, ainda parece que o final não está completamente resolvido.

11 Análise de storyline Segunda análise
Sobre a ideia transformada do livro Música para Camaleões, de Truman Capote, a seguinte storyline: “Mary, a empregada doméstica do relato, é o traço de união entre as personagens que vivem nas casas onde trabalham. Apesar de ter alguns vícios menores, é muito beata. Utilizará as informações de que dispõe para mudar o destino de suas patroas, com maior ou menor êxito, e com intenções mais ou menos boas.”

12 Análise de storyline Observações e análise
- A storyline está incompleta. Não tem final. O desenvolvimento podia ser mais claro, menos literário. No entanto, vê-se que a história tem possibilidades dramáticas. Proposta: “Mary, uma empregada doméstica, trabalha em cinco casas. Aborrecida com sua condição, usará intrigas e por vezes práticas pouco corretas para alterar a vida das patroas. Provocará um divórcio, um casamento e facilitará a uma patroa cleptomaníaca o roubo numa casa de onde Mary fora injustamente despetida. Acabada a brincadeira, Mary retoma sua vida de empregada doméstica corrente e formal.”

13 Análise de storyline Observações e análise
- A storyline está ao mesmo tempo completa e incompleta. Se se converte num série de episódios fechados, tem material suficiente desenvolvido. Por outro lado, está incompleta porque tem um final pouco criativo.

14 Análise de storyline Terceira análise
Procurar na família um personagem interessante “Uma jovem procura sua autodestruição por meio do álcool. Chegada a um estado de quase delirium, começa a pintar, e seus quadros se tornam conhecidos. Obtém fama e dinheiro, mas não consegue pintar se não estiver embriagada. Investe a fortuna adquirida numa cura de desintoxicação, mas seus quadros deixam de ser bons. Perde tudo o que tinha ganho. Curada e afastada do seu círculo de êxito, acaba indo trabalhar como caixa de um supermercado.”

15 Análise de storyline Observações a análise
- A storyline está completa. A linguagem utilizada é muito clara e precisa. A história parece interessante, mas corre o risco, em termos de ethos, de sugerir que as drogas são imprescindíveis para a arte e, além disso, dá um caráter mágico ao artista, sem levar em conta o talento, o esforço e o trabalho.

16 Análise de storyline Nova proposta:
“Uma jovem, desesperada por um passado cheio de conflitos que necessita esquecer, recorre à bebida. Sozinha e sem recursos, surge-lhe a oportunidade de pintar, alcançando grande posição e fama. Quanto tenta se libertar do vício, verifica que perde a inspiração perante as telas. Angustiada por este beco sem saída, opta por renunciar ao luxo e à fama e passa a frequentar os A.A., ao passo que, para subsistir, acaba trabalhando como caixa de supermercado.”

17 Análise de storyline Observações e análise
- A storyline está completa. Foi acrescentada uma moralidade exagerada, “renunciar ao luxo e à fama”, “A.A.”, quase acabando num convento de freiras. Ou seja, há novamente um problema de ethos, mas no sentido contrário.

18 CONCLUSÃO O conflito-matriz é fundamental para o drama, e deve-se levar em consideração a forma e a ética. A força da linguagem é importante, definindo o conflito-matriz em poucas palavras. É preciso ver se a história precisa de muito ou pouco tempo para ser desenvolvida.

19 Exercício valendo 1,0 ponto na prova
A classe se divide em 5 grupos. Todos irão até a biblioteca e irão pesquisar notas e notícias em jornais, buscando uma ideia. Transcreva a ideia como está no jornal. Tomando- a como base, escreva uma proposta de storyline de no máximo seis linhas. Prepare-se para perguntas sobre o personagem, o tempo do filme ou série. Apresentação oral na frente onde os grupos irão votar naquela storyline mais bem preparada (não vale votar na própria storyline). A melhor storyline leva 1 ponto na prova.


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