A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto 1ª. Série – Colégio Sion Sionews. Sobre a imparcialidade jornalística: É possível a imparcialidade dos telejornais? É possível ausência de ideologias?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto 1ª. Série – Colégio Sion Sionews. Sobre a imparcialidade jornalística: É possível a imparcialidade dos telejornais? É possível ausência de ideologias?"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto 1ª. Série – Colégio Sion Sionews

2 Sobre a imparcialidade jornalística: É possível a imparcialidade dos telejornais? É possível ausência de ideologias? Ingenuidade pensar em um telejornal isento de manipulação, distorções, ideologias etc. O que é uma linha editorial?

3 Linha editorial Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina "a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo; ela indica seus valores, aponta seus paradigmas e influencia decisivamente na construção de sua mensagem". PENA, Felipe Perguntas sobre Jornalismo. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.

4 Exemplos para pensar: Hugo Cháves.

5 Editorial Rede Globo: Os telejornais (rede globo): são apartidários (sem partido político). são laicos (sem religião). repudiam todas as formas de preconceito. são independentes de governos. são independentes de grupos econômicos. Fonte: organizacoes-globo.html#principios-editoriaishttp://g1.globo.com/principios-editoriais-das- organizacoes-globo.html#principios-editoriais Consultado no dia: 10/04/2013

6 Telespectador ávido por informações Telespectador com senso crítico É possível atingir, por intermédio da imprensa, a verdade dos fatos? As notícias são reproduções verdadeiras do real? A verdade reside naquele que possui senso crítico? A verdade é uma busca incansável ou uma resposta certa e segura? Ingenuidade pensar que é possível atingir 100% da verdade. Sobre o conceito de verdade:

7 Informação Vs. Senso Crítico Aqueles que são muito informados possuem necessariamente senso crítico? Aqueles que são desinformados possuem necessariamente senso comum ou seriam estes comandados pelas ideologias? O senso crítico reside na forma que as pessoas refletem sobre as informações?

8

9 Telejornais: formadores de senso crítico? Apesar das ideologias presentes nos telejornais há grande disparidade nas linhas editoriais. Alguns são claramente a favor de um partido político, outros evitam críticas religiosas (pedofilia, fanatismo, racismo, preconceito etc), há ainda aqueles que apoiam certos grupos econômicos. No entanto, apesar dessas diferenças, é possível existir um telejornal que tenha como ideologia a formação e desenvolvimento do senso crítico? Questão para pensar: Os telejornais são fontes positivas para a formação e o desenvolvimento do senso crítico?

10 Exemplos de jornais que abrem para discussões: Assistir a partir de 1m31s até...

11 Editorial Rede Globo. Em tese há um esforço para o desenvolvimento e formação do senso crítico. E é igualmente evidente que a opinião do veículo vê a realidade sob o prisma das crenças e valores do próprio veículo. Da mesma forma, um cronista comentará a realidade impregnado de seu subjetivismo, assim como os articulistas convidados a fazer as análises. Livre de prismas e de vieses, pelo menos em intenção, restará apenas o noticiário. haverá um esforço consciente para que a sua opinião seja contradita por outras e para que haja cronistas, articulistas e analistas de várias tendências. Diante, porém, da pergunta eterna – é possível ter 100% de isenção? – a resposta é um simples não.

12 Tentativa de um telejornal formador de senso crítico, tanto para os jornalistas quanto para os telespectadores. cronistas de diferentes tendências; Âncoras com visões antagônicas; Espaço para o debate e a discussão sobre as notícias; Notícias que retomam fatos históricos relacionando o passado ao presente; Existência de conflito, questionamentos; Não dão respostas, mas ajuda o telespectador a pensar sobre as informações.


Carregar ppt "Projeto 1ª. Série – Colégio Sion Sionews. Sobre a imparcialidade jornalística: É possível a imparcialidade dos telejornais? É possível ausência de ideologias?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google