A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINHA DO TEMPO Plano Brasil 2022: Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022 nos segmentos Economia, Sociedade e Estado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINHA DO TEMPO Plano Brasil 2022: Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022 nos segmentos Economia, Sociedade e Estado."— Transcrição da apresentação:

1

2 LINHA DO TEMPO Plano Brasil 2022: Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022 nos segmentos Economia, Sociedade e Estado. Plano Brasil 2022: Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022 nos segmentos Economia, Sociedade e Estado. Plano Brasil Maior: É a política industrial, tecnológica e de comércio exterior. Plano Brasil Maior: É a política industrial, tecnológica e de comércio exterior. PPA : Instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas. PPA : Instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas. Política Nacional de Empreendedorismo: Elementos estruturantes de uma Política Nacional de Empreendedorismo. Política Nacional de Empreendedorismo: Elementos estruturantes de uma Política Nacional de Empreendedorismo. Agenda Nacional: Aumentar a competitividade e gerar desenvolvimento sustentável para as MPE. Agenda Nacional: Aumentar a competitividade e gerar desenvolvimento sustentável para as MPE /2013

3 OBJETIVO Elaborar a Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas, por intermédio de um conjunto de ações de sensibilização e mobilização e do debate entre as partes diretamente interessadas: governo, empresariado, academia e sociedade civil.

4 PRODUTOS RESULTANTES Agenda estratégica de ações06 termos de referência Agenda estratégica de ações, com 06 termos de referência com identificação de ações/ etapas/ prazos/ responsabilidades; e Proposta de anteprojeto de lei complementar para alteração da LC 123/06 Proposta de anteprojeto de lei complementar para alteração da LC 123/06, nos aspectos referentes as atribuições do Fórum Permanente.

5 O QUE JÁ ACONTECEU

6 AS REUNIÕES DE SENSIBILIZAÇÃO Estiveram presentes aproximadamente 400 participantes, entre representantes do governo, instituições privadas e empresariado regionais. 5 reuniões realizadas nas cidades Vitória (22 /01/13), Curitiba (24/01/13), Manaus (29/01/13), Goiânia (31/01/13) e Fortaleza (05/02/13). A ação gerou diversas notícias na Web: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ PORTAL HOLANDA Parceiros: Fórum Regionais (Sectec), ADERES, Departamento de Imprensa, Sebrae Estaduais, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.

7 O QUE IRÁ ACONTECER 07 Mar SUDESTE Vitória (ES) 27 Mar CENTRO-OESTE Goiânia (GO) 04 Abr NORTE Manaus (AM) 25 Abr NORDESTE Fortaleza (CE) 07 Mai SUL Curitiba (PR) Oficinas Regionais FÓRUM REGIONAL ES (Sectec) FÓRUM REGIONAL GO (SecTec) FIEG FÓRUM REGIONAL GO (SecTec) FIEG FÓRUM REGIONAL AM (SecTec) SUFRAMA SEBRAE AM FÓRUM REGIONAL AM (SecTec) SUFRAMA SEBRAE AM FÓRUM REGIONAL CE (SecTec) Secretaria Est. do Trabalho e Desenvolvimento Social FÓRUM REGIONAL CE (SecTec) Secretaria Est. do Trabalho e Desenvolvimento Social FÓRUM REGIONAL PR (SecTec) SEBRAE PR FÓRUM REGIONAL PR (SecTec) SEBRAE PR 15 Mar PALMAS (TO) 18 Mar NATAL (RN) 21 Mar SÃO LUÍS (MA) 18 Abr ARACAJU (SE) A definir MACAPÁ (AP) Oficinas Estaduais

8 O QUE IRÁ ACONTECER 14 Mai Oficina Frente Parlamentar e Sebrae CNC /Brasília 15 e 16 Mai Oficina Internacional CNC / Brasília 28 Mai Oficina Governamental CNC / Brasília 15 Mar PALMAS (TO) 18 Mar NATAL (RN) 21 Mar SÃO LUÍS (MA) 18 Abr ARACAJU (SE) A definir MACAPÁ (AP) Oficinas Específicas Oficinas Estaduais

9 O QUE IRÁ ACONTECER

10 EIXOS TEMÁTICOS TECNOLOGIA e INOVAÇÃO - MPE Como promover a interação entre iniciativa privada, academia e governo para apoio à Inovação Tecnológica? O que pode ser feito para estimular e promover a cultura da Inovação nas MPE do Brasil? Como melhorar as políticas setoriais para incentivo e apoio coletivo? Como melhorar o ambiente para investimentos tecnológicos de Capital de Risco pelas MPE? A porcentagem total de investimentos empresariais em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) das empresas, em geral, no Brasil é de 0,55% do PIB, contra 1,87% nos Estados Unidos e 2,45% na Coréia do Sul. FONTE: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, A porcentagem total de investimentos empresariais em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) das empresas, em geral, no Brasil é de 0,55% do PIB, contra 1,87% nos Estados Unidos e 2,45% na Coréia do Sul. FONTE: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, A inovação pode ser a mola propulsora para levar o Brasil a condição de país de alta renda, visto que suas MPE tem uma participação de 99% na economia, com 52% de empregos gerados, equiparando-se a países como Itália, Reino Unido e Alemanha. FONTE: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, A inovação pode ser a mola propulsora para levar o Brasil a condição de país de alta renda, visto que suas MPE tem uma participação de 99% na economia, com 52% de empregos gerados, equiparando-se a países como Itália, Reino Unido e Alemanha. FONTE: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 2010.

11 COMÉRCIO EXTERIOR COMPRAS GOVERNAMENTAIS DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO No Brasil, cerca de 22 mil empresas exportam, 10 mil são MPE (45%). O valor das exportações das MPE é menos de 1% do volume total. Na Alemanha e Itália esse percentual é de 45%. Fonte: MDIC, SECEX (2011). PNEN (2012). Em 2012, foram gastos R$ 29,1 bilhões em licitações públicas. Desse total, as MPE responderam com 33% (R$ 6,6 bilhões). Fonte: Ministério do Planejamento/ SLTI, (2012). Em 2012 o Estado do Amapá foi o que mais licitou junto às MPE (90%). Fonte: Ministério do Planejamento / SLTI, (2012). O empresário brasileiro despende 27,9% do seu faturamento em tributos e gasta horas por ano com obrigações tributárias, enquanto nos países desenvolvidos esse gasto é de aproximadamente 200 horas. Fonte: PNEN (2012). Os brasileiros ficam, em média, 7,2 anos em uma sala de aula, enquanto em países competitivos este tempo é de 11,1 anos. Fonte: PNEN (2012). As MPE representam cerca de 21% do PIB brasileiro e são responsáveis por 52% dos 94 milhões de empregos gerados no país. Fonte: SEBRAE (2010). EIXOS TEMÁTICOS

12 Obrigado! CDT/UnB 61 –


Carregar ppt "LINHA DO TEMPO Plano Brasil 2022: Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022 nos segmentos Economia, Sociedade e Estado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google