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Internacionalização de

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Apresentação em tema: "Internacionalização de"— Transcrição da apresentação:

1 Internacionalização de
Micro e Pequenas Empresas ENCOMEX - Fortaleza/CE

2 Desafio Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP)
Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: empresas (Funcex)

3 Ceará no Comércio Exterior

4 Balança Comercial Cearense 2009 Valores em US$ FOB
MÊS EXPORTAÇÕES IMPORTAÇÕES SALDO COMERCIAL Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Total acumulado                      Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

5 Exportações Cearenses - Principais Setores (Jan a Jun de 2009) Valores em US$ FOB  
1 Calçados 2 Castanha de Caju¹ 3 Couros 4 Têxteis 5 Fruticultura² 6 Lagosta 7 Eletrôn. e Eletrodomésticos 8 Ceras vegetais 9 Mel natural 10 Máquinas e Metal Mecânico 11 Rochas Ornamentais 12 Confecções                     Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

6 Exportações Cearenses
Países de Destino ( Jan a Jul de 2009) Valores em US$ FOB PAÍSES-DESTINO EXPORTAÇÕES 2009 1 Estados Unidos 2 Reino Unido 3 Argentina 4 Itália 5 Países-Baixos (Holanda) 6 Namíbia 7 Alemanha 8 China 9 Venezuela 10 Angola 11 Espanha 12 México                Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

7 Programa de Internacionalização
das MPE

8 Meta do Programa Atender 5.200 empresas até 2010;
Inserir empresas no mercado internacional.

9 Objetivos do Programa Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações. Fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial. Preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.

10 Público-alvo do Programa
No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: Empresas iniciantes; empresas descontínuas; empresas desistentes; empresas exportadoras contínuas. No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: Potenciais ou empresas “prontas” para exportar.

11 Internacionalização Conceito:
Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

12 Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual
On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo

13 Modelo de Atendimento Individual

14 Modelo de Atendimento Individual
Fase Forma de atendimento Local de atendimento I Auto-atendimento Online – virtual II Presencial No Sebrae III Na empresa/local de produção do cliente

15 Internacionalização on-line:
Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, ABDI, BB, CNI, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

16 Página Inicial do site

17 Autodiagnóstico on-line

18 Resultado do Autodiagnóstico

19 Resultado autodiagnóstico 3 categorias de resultados de avaliação:

20 Cursos on-line gratuitos

21 Internacionalização - Ações presenciais
Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)*

22 Parceria Banco do Brasil Convênio de Cooperação Técnica
Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização

23 Modelo de Atendimento Coletivo
FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

24 Estratégia diferenciada para a MPE
Foco no mercado!

25 Acesso ao Mercado DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO CONHECIMENTO ESTRATÉGIA DE
ACESSO A MERCADOS MIX DE MARKETING

26 Vendas X Acesso a Mercados
B O R D G E N S SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – posição permanente (estratégia)

27 Mudança de paradigmas Estratégia Acesso a mercado Posicionamento Preço
Ser comprado

28 Diferenciais do Programa
Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional;

29 Parcerias Internas Internas:
- Sebrae Nacional: Unidades de Conhecimento, Unidade de Atendimento Individual,Unidades de Atendimento Coletivo; Sebrae/UF: CE, ES, RS, RJ e SC

30 Parcerias externas

31 Inteligência de Mercado
Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com Parceiros Logística Acesso a Mercados Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável

32 www.internacionalizacao.sebrae.com.br Programa Internacionalização
das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior!


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