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Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas ENCOMEX - Fortaleza/CE.

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Apresentação em tema: "Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas ENCOMEX - Fortaleza/CE."— Transcrição da apresentação:

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2 Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas ENCOMEX - Fortaleza/CE

3 Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) Macrometas: - Ampliação do Investimento Fixo - Elevação do gasto privado em P&D - Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: empresas (Funcex) Desafio

4 Ceará no Comércio Exterior

5 Balança Comercial Cearense 2009 Valores em US$ FOB MÊSEXPORTAÇÕESIMPORTAÇÕES SALDO COMERCIAL Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Total acumulado Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

6 Exportações Cearenses - Principais Setores (Jan a Jun de 2009) Valores em US$ FOB SETORES 1Calçados 2Castanha de Caju¹ 3Couros 4Têxteis 5Fruticultura² 6Lagosta 7 Eletrôn. e Eletrodomésticos 8Ceras vegetais 9Mel natural 10 Máquinas e Metal Mecânico 11Rochas Ornamentais 12Confecções Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

7 Exportações Cearenses Países de Destino ( Jan a Jul de 2009) Valores em US$ FOB PAÍSES- DESTINO EXPORTAÇÕES Estados Unidos Reino Unido Argentina Itália Países-Baixos (Holanda) Namíbia Alemanha China Venezuela Angola Espanha México Fonte: Secex/MDIC. Elaboração: Centro Internacional de Negócios/FIEC.

8 Programa de Internacionalização das MPE

9 Meta do Programa -Atender empresas até 2010; -Inserir empresas no mercado internacional.

10 Aumentar o número de MPEs exportadoras e o volume e a qualidade de suas exportações. Fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial. Preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado. Objetivos do Programa

11 No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: Empresas iniciantes; empresas descontínuas; empresas desistentes; empresas exportadoras contínuas. No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo: Potenciais ou empresas prontas para exportar. Público-alvo do Programa

12 Internacionalização Conceito: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem.

13 Modelo de Atendimento Formas de atender: Cliente Individual On-line Presencial Grupos de empresas – coletivo On-line Presencial

14 Modelo de Atendimento Individual

15 Fase Forma de atendimento Local de atendimento IAuto-atendimentoOnline – virtual IIPresencialNo Sebrae IIIPresencial Na empresa/local de produção do cliente

16 Internacionalização on-line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (parceiros: Apex, ABDI, BB, CNI, MDIC) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos

17 Página Inicial do site

18 Autodiagnóstico on-line

19 Resultado do Autodiagnóstico

20 3 categorias de resultados de avaliação: Resultado autodiagnóstico

21 Cursos on-line gratuitos

22 Internacionalização - Ações presenciais Atendimento presencial: Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convenio com o BB)*

23 Parceria Banco do Brasil -Convênio de Cooperação Técnica Pacote de produtos e soluções para MPE aderente ao Programa de Internacionalização

24 Modelo de Atendimento Coletivo FASE ZERO: Identificação de empreas FASE I: Avaliação de potencial e plano de internacionalização coletivo FASE II: Qualificação Empresarial FASE III: Ações de mercado, promoção comercial e comercialização

25 Estratégia diferenciada para a MPE Foco no mercado!

26 Acesso ao Mercado CONHECIMENTO ESTRATÉGIA DE ESTRATÉGIA DE ACESSO A MERCADOS ACESSO A MERCADOS MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING DEFINIÇÃO DO DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO MERCADO ALVO

27 Vendas X Acesso a Mercados SEM FOCO - É COMPRADO Imediato - desconhece mercado - alvo - subsistência ABORDAGENS FOCO EM VENDA Curto prazo – sem seleção – vendas imediatas FOCO EM ACESSO A MERCADOS Longo prazo – posição permanente (estratégia)

28 Mudança de paradigmas Ser comprado Acesso a mercado Preço Estratégia Posicionamento

29 Trabalho fundamentado em diagnóstico das reais possibilidades de cada empresa; Ações continuadas e integradas; Foco das ações no mercado; Foco em resultado; Construção de competências na empresa; Custos dentro da realidade da MPE; Programa disponível em todo o território nacional; Diferenciais do Programa

30 Parcerias Internas Internas: - Sebrae Nacional: Unidades de Conhecimento, Unidade de Atendimento Individual,Unidades de Atendimento Coletivo; - Sebrae/UF: CE, ES, RS, RJ e SC

31 Parcerias externas

32 O Sebrae atua na preparação das MPEs somando esforços com Parceiros Atuação do Sebrae com parceiros Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados

33 Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior!


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