A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marília Peres e Rosa Pais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marília Peres e Rosa Pais"— Transcrição da apresentação:

1 Marília Peres e Rosa Pais
FQA Unidade 1 de FQA – Nível 2 Satélites e MCU Satélites e Movimento Circular Uniforme Marília Peres e Rosa Pais

2 Satélites Satélites GPS Geoestacionário Período de 12 horas
Gravitam em diferentes orbitas. Distam cerca de km da Terra Geoestacionário Período de 24 horas. Distam cerca de km da Terra. Gravitam em orbitas geoestacionárias Velocidade orbital de 3,0 km/s.

3 ÓRBITA EQUATORIAL Satélites geoestacionários

4 ÓRBITA POLAR

5 ÓRBITA INCLINADA

6 Aplicações dos satélites:
Enviar sinais para determinação da posição, como no caso do sistema GPS; Sistemas de comunicação de informação a longas distâncias; Transmitir sinais-rádio para emissões televisivas e radiodifundidas; Meteorologia; Investigação; Etc ...

7 Satélites e Força Gravítica
Para que um corpo consiga escapar à força gravitacional terrestre, é necessário que adquira uma velocidade de valor muito elevado – cerca de km h-1. Só os foguetões conseguem atingir esta velocidade e colocar os satélites em órbita terrestre.

8 Satélites e Força Gravítica
Por que razão a Lua ou outros satélites não caem em cima da Terra? Qualquer corpo abandonado em repouso à atracção gravítica, cairá verticalmente para a Terra. No entanto se for lançado com uma certa velocidade numa direcção não vertical, poderá ter um alcance superior ao raio da Terra. Newton compreendeu (e registou na sua obra Principia) que se a velocidade for suficientemente grande, o satélite poderá andar às voltas em torno da Terra.

9 Movimento Circular Uniforme
O corpo descreve uma circunferência com velocidade de módulo CONSTANTE. O vector velocidade é tangente à trajectória circular.

10 Movimento Circular Uniforme
Mas como a direcção do vector velocidade linear varia constantemente, à medida que descreve a trajectória, existe aceleração. A aceleração centrípeta representa-se por um vector perpendicular ao vector velocidade (direcção radial) e orientado para o centro da trajectória.

11 MCU

12 MCU A força, , é dirigida directamente para o centro do círculo . Esta força é associada com a aceleração, ac Aplicando a segunda lei de Newton ao longo da direcção radial obtemos:

13 Perímetro do círculo: P = 2pr
Período, T (s) – é o tempo que demora a completar um ciclo. Frequência, f (hertz ou s-1)- é o número de repetições ocorridas numa unidade de tempo.

14 Velocidade Linear: v r – raio da circunferência (m)
v – velocidade linear (ms-1) T - período (s) f - frequência (hertz ou s-1) O vector velocidade linear tem direcção tangente à trajectória no ponto considerado e o sentido do movimento do corpo.

15 Velocidade angular:  Velocidade angular 
A unidade SI da velocidade angular  é radianos por segundo rad s-1. O ângulo ao centro  vem expresso em radianos (rad). A velocidade angular tem valores constantes porque são descritos ângulos ao centro, de igual amplitude, em intervalos de tempo iguais.

16 Relação entre velocidade linear v e a velocidade angular 
frequência f = 1/T e w = 2pf ou w = 2p/T v = w r Logo:

17 Satélites Geoestacionários
Os satélites geoestacionários possuem movimentos periódicos. A velocidade de um satélite depende da sua distância à Terra. Orbitas menores implicam grandes velocidades. Enquanto que orbitas maiores implicam um período maior, logo menor velocidade. Como calcular a velocidade orbital? Sendo que: r = rTerra + altitude Para um satélite geoestácionário:

18 Aplicam-se essencialmente nas comunicações.
Satélites Geoestacionários Não esquecer que para um satélite a força resultante exercida sobre um satélite é centrípeta, e é devida unicamente à força gravítica. r Aplicam-se essencialmente nas comunicações.


Carregar ppt "Marília Peres e Rosa Pais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google