A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blending the English Classroom

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blending the English Classroom"— Transcrição da apresentação:

1 Blending the English Classroom
APPI - XXV Conference Shaping the future of ELT Blending the English Classroom Susana Alexandra Oliveira

2 Blending the English Classroom

3 b-learning Blended-learning (ou b-learning) formação no domínio do e-learning que também inclui sessões de carácter presencial - regime de formação misto.

4 e-learning - keywords APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

5 Comunidades de aprendizagem em rede
e-learning - keywords E-learning Criação de conteúdos Gestão de conteúdos Comunidades de aprendizagem em rede Entrega de conteúdos APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

6 e-learning - definições
Modalidade de aprendizagem interactiva e a distância que faz uso das novas tecnologias multimédia e da internet, cujos recursos didácticos são apresentados em diferentes suportes, e em que, no caso de existir um formador, a comunicação com o formando se efectua de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona (com escolha flexível horário de estudo) Learning using electronic means: the acquisition of knowledge and skill using electronic technologies such as computer- and Internet-based courseware and local and wide area networks APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

7 Formas de comunicação Síncrona (ao mesmo tempo):
- Interacção em simultâneo entre os membros do grupo e/ou o formador. Assíncrona (tempo diferente): - Interacção em momentos diferentes entre os membros do grupo e/ou formador. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

8 Funcionalidades da vertente síncrona
Quadros partilhados(Shared Whiteboards – SKRBL, dimdim) Vídeos (Vídeo Communications – dimdim, skype) Conversas (Chat Systems – IRC, MSN) APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

9 Funcionalidades da vertente assíncrona
Correio electrónico ( ) Grupos de notícias e listas de endereços (Newsgroups and mailing lists) Calendarização de trabalhos (Group Calendars) Escrita colaborativa (Collaborative Writing Systems – gdocs;Zoho;Gobby) Foruns de discussão (Discussion Forums) APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

10 m-learning Mobile-learning (ou m-learning)
- resultado da adaptação do e-learning aos desenvolvimentos tecnológicos em dispositivos móveis; - nova forma de aprendizagem e interacção no ensino baseada em dispositivos móveis como telefones móveis, PDAs, leitores de áudio digital, câmaras de vídeo e computadores portáteis APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

11 EnsinoTradicional Versus E-learning
As diferentes soluções de e-learning conduzem a formas de aprendizagem mais flexíveis e personalizadas. A solução de ensino à distância ou colaborativo deve ser entendida de uma forma complementar e não substituta do ensino/formação presencial. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

12 Ensino à Distância (EAD) – Evolução histórica
Primeira geração Ensino por Correspondência Segunda geração Ensino Multimédia Terceira geração Educação Telemática Quarta geração Ensino via Internet/Virtual Processo educativo onde a aprendizagem é realizada com uma separação geográfica e/ou temporal entre formadores e formandos. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

13 Diferença entre EAD e e-Learning
E-learning é ensino a distância, mas ensino a distância não é necessariamente e-learning. O e-learning pode ser encarado como um EAD de 4ª geração em que o processo é multidirecional e suportado por redes de computadores… APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

14 As Plataformas Uma plataforma é um LMS
Um Learning Management System é um sistema integrado de gestão da formação. Exemplo: Moodle APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

15 Regimes de Formação As plataformas permitem realizar cursos em quatro regimes distintos: Auto-estudo on-line Tutoria on-line Acompanhamento de acções presenciais Misto (presencial e a distância) APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

16 Utilização das plataformas no acompanhamento do Ensino Presencial
Vantagens do uso da plataforma na sala da aula presencial. Possibilidade de rever a matéria dada em sala de aula; Possibilidade de tirar dúvidas com o professor e com os outros alunos; Possibilidade de, em caso de ter faltado, fazer o download dos materiais distribuídos em sala; Integração com Quadros Interactivos; APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

17 Ensino e Aprendizagem Colaborativa
Participação activa e a interacção, tanto dos alunos como dos professores. O conhecimento é visto como um construto social. O processo educativo é favorecido pela participação social em ambientes que propiciem a interacção, a colaboração e a avaliação. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

18 Outros ambientes e outras estratégias…
If we really want to blend our English classroom there are a million ways… Here are a few ideas… APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

19 Google Sites

20 Google Sites Co-criação Comunicação Cooperação Interação Motivação
Desenvolvimento Autonomia

21 Mindomo

22 Mindomo Sistematizar Organizar Estruturar Apresentar Memorizar

23 Twurdy

24 Twurdy Pesquisar Níveis de leitura Níveis Linguísticos Adaptar
Compreender

25 Blogues

26 Blogues “Usar a língua estrangeira de uma forma autêntica, com pessoas reais, do mundo real, que comunicam com eles numa linguagem real do dia-a-dia” (D`Eça, 2006, p. 13). Comunicar na língua sem medo de cometer erros, para desenvolver as competências comunicativas, podendo este processo estender-se para além da sala de aula. (Segal, 2004) Instrução individualizada em turmas com vários níveis de Inglês ao possibilitarem a diferenciação de actividades e conteúdos. (Reagin, 2004)

27 Podcasts

28 Podcasts Proporcionam muitas mais oportunidades de imersão dos alunos na LE (Cain, 2007). A pronúncia, a acentuação e a inflexão são essenciais para a correcta aprendizagem de uma LE Permitem aos alunos praticar a oralidade e a audição da pronúncia correcta. (Moura & Carvalho, 2006)

29 Princípios subjacentes
Modelo CLE -Constructivist Learning Environment - Jonassen (2007) Permitir a exploração, colaboração e reflexão 4 SKILLS Promover a audição, a leitura, a escrita e a fala Aprendizagem baseada em tarefas comunicativas Situações de comunicação autênticas Sequências de exercícios Preparem, desenvolvam, estruturem, simulem e sejam, actos de comunicação. Neuner (1991)

30 Muito obrigada pela vossa atenção!
Blending the English Classroom Muito obrigada pela vossa atenção! Susana Alexandra Oliveira


Carregar ppt "Blending the English Classroom"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google