A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blending the English Classroom Susana Alexandra Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blending the English Classroom Susana Alexandra Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blending the English Classroom Susana Alexandra Oliveira APPI - XXV Conference Shaping the future of ELT

2 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 2 Blending the English Classroom

3 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 b-learning Blended-learning (ou b-learning) formação no domínio do e-learning que também inclui sessões de carácter presencial - regime de formação misto. 3

4 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 4 e-learning - keywords APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

5 5 E-learning Criação de conteúdos Gestão de conteúdos Comunidades de aprendizagem em rede Entrega de conteúdos e-learning - keywords APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

6 6 Learning using electronic means: the acquisition of knowledge and skill using electronic technologies such as computer- and Internet- based courseware and local and wide area networks Modalidade de aprendizagem interactiva e a distância que faz uso das novas tecnologias multimédia e da internet, cujos recursos didácticos são apresentados em diferentes suportes, e em que, no caso de existir um formador, a comunicação com o formando se efectua de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona (com escolha flexível horário de estudo) y_ /e-learning.html learning e-learning - definições APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

7 7 Formas de comunicação Síncrona (ao mesmo tempo): - Interacção em simultâneo entre os membros do grupo e/ou o formador. Assíncrona (tempo diferente): - Interacção em momentos diferentes entre os membros do grupo e/ou formador. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

8 8 Quadros partilhados(Shared Whiteboards – SKRBL, dimdim) Vídeos (Vídeo Communications – dimdim, skype) Conversas (Chat Systems – IRC, MSN) Funcionalidades da vertente síncrona APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

9 9 Correio electrónico ( ) Grupos de notícias e listas de endereços (Newsgroups and mailing lists) Calendarização de trabalhos (Group Calendars) Escrita colaborativa (Collaborative Writing Systems – gdocs;Zoho;Gobby) Foruns de discussão (Discussion Forums) Funcionalidades da vertente assíncrona APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

10 m-learning Mobile-learning (ou m-learning) - resultado da adaptação do e-learning aos desenvolvimentos tecnológicos em dispositivos móveis; - nova forma de aprendizagem e interacção no ensino baseada em dispositivos móveis como telefones móveis, PDAs, leitores de áudio digital, câmaras de vídeo e computadores portáteis 10 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

11 11 As diferentes soluções de e-learning conduzem a formas de aprendizagem mais flexíveis e personalizadas. A solução de ensino à distância ou colaborativo deve ser entendida de uma forma complementar e não substituta do ensino/formação presencial. EnsinoTradicional Versus E-learning APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

12 12 Ensino à Distância (EAD) – Evolução histórica Processo educativo onde a aprendizagem é realizada com uma separação geográfica e/ou temporal entre formadores e formandos. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Primeira geração Ensino por Correspondência Segunda geração Ensino Multimédia Terceira geração Educação Telemática Quarta geração Ensino via Internet/Virtual

13 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 13 E-learning é ensino a distância, mas ensino a distância não é necessariamente e-learning. O e-learning pode ser encarado como um EAD de 4ª geração em que o processo é multidirecional e suportado por redes de computadores… Diferença entre EAD e e-Learning APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

14 14 Uma plataforma é um LMS Um Learning Management System é um sistema integrado de gestão da formação. Exemplo: Moodle As Plataformas APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

15 15 Regimes de Formação As plataformas permitem realizar cursos em quatro regimes distintos: Auto-estudo on-line Tutoria on-line Acompanhamento de acções presenciais Misto (presencial e a distância) APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

16 16 Utilização das plataformas no acompanhamento do Ensino Presencial Vantagens do uso da plataforma na sala da aula presencial. Possibilidade de rever a matéria dada em sala de aula; Possibilidade de tirar dúvidas com o professor e com os outros alunos; Possibilidade de, em caso de ter faltado, fazer o download dos materiais distribuídos em sala; Integração com Quadros Interactivos; APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

17 17 Ensino e Aprendizagem Colaborativa Participação activa e a interacção, tanto dos alunos como dos professores. O conhecimento é visto como um construto social. O processo educativo é favorecido pela participação social em ambientes que propiciem a interacção, a colaboração e a avaliação. APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

18 18 Outros ambientes e outras estratégias… If we really want to blend our English classroom there are a million ways… Here are a few ideas… APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11

19 Google Sites 19

20 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Google Sites Co-criaçãoComunicaçãoCooperaçãoInteraçãoMotivaçãoDesenvolvimentoAutonomia 20

21 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Mindomo 21

22 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Mindomo SistematizarOrganizarEstruturarApresentarMemorizar 22

23 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Twurdy 23

24 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Twurdy PesquisarNíveis de leituraNíveis LinguísticosAdaptarCompreender 24

25 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blogues 25

26 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blogues Usar a língua estrangeira de uma forma autêntica, com pessoas reais, do mundo real, que comunicam com eles numa linguagem real do dia-a-dia (D`Eça, 2006, p. 13). Comunicar na língua sem medo de cometer erros, para desenvolver as competências comunicativas, podendo este processo estender- se para além da sala de aula. (Segal, 2004) Instrução individualizada em turmas com vários níveis de Inglês ao possibilitarem a diferenciação de actividades e conteúdos. (Reagin, 2004)

27 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Podcasts 27

28 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Podcasts Proporcionam muitas mais oportunidades de imersão dos alunos na LE (Cain, 2007). A pronúncia, a acentuação e a inflexão são essenciais para a correcta aprendizagem de uma LE Permitem aos alunos praticar a oralidade e a audição da pronúncia correcta. (Moura & Carvalho, 2006)

29 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Princípios subjacentes Modelo CLE - Constructiv ist Learning Environme nt - Jonassen (2007) Permitir a exploração, colaboração e reflexão 4 SKILLS Promover a audição, a leitura, a escrita e a fala Aprendizagem baseada em tarefas comunicativas Situações de comunicação autênticas Sequências de exercícios Preparem, desenvolvam, estruturem, simulem e sejam, actos de comunicação. Neuner (1991)

30 APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Muito obrigada pela vossa atenção! Susana Alexandra Oliveira Blending the English Classroom


Carregar ppt "APPI - XXV Conference - Shaping the future of ELT - Susana Alexandra Oliveira – Lisboa 08/05/11 Blending the English Classroom Susana Alexandra Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google