A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade e Cidadania no Trânsito Palestrante: Davson Magno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade e Cidadania no Trânsito Palestrante: Davson Magno."— Transcrição da apresentação:

1

2 Responsabilidade e Cidadania no Trânsito Palestrante: Davson Magno

3 BHTRANS Empresa municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de transportes e trânsito de Belo Horizonte

4 GEDUC w Gerência de Educação Planejar, implantar e executar campanhas e projetos de caráter educativo; Apoiar gerências da BHTRANS quando há implantação de projetos e obras; Divulgar medidas de segurança no trânsito; Promover palestras e conferências em escolas, empresas, associações comunitárias.

5 Gerência de Educação w PROJETOS: Projeto Transitando Legal –Circo e Caravana Programa de Segurança para Motociclistas Campanhas permanentes de educação Capacitação de Operadores Programa Socioeducativo Amas

6 Acidentes em números w Uma batida a 50 km/h = queda livre do 4° andar w 70% dos acidentes de trânsito com vítima ocorrem: Durante o dia; Com céu claro; A menos de 10 km do ponto de partida; w A maior parte das vítimas tem menos de 35 anos;

7 Dados de BH w9w veículos wHwHá um constante crescimento da frota; wMwMotoristas habilitados: 63% não foram notificados; 24% foram notificados uma única vez; 7% foram notificados duas vezes; 6% são reincidentes.

8

9 Celular, não fale no trânsito w Artigo 252- CTB Proíbe a direção com apenas uma das mãos no volante e a utilização de fones de ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular; w Portaria 48 Proíbe a utilização de aparelho de fone de ouvido do tipo monoauricular e dos acessórios do aparelho celular, quando da condução de veículo automotor.

10 Pesquisas sobre o uso de telefone celular com direção w INGLATERRA - Acima dos limites w CANADÁ - Quatro vezes mais riscos w ESTADOS UNIDOS - aumento entre 20 e 30% dos acidentes

11 Cinto de segurança w Tem por finalidade evitar duas colisões sucessivas, mantendo o condutor e os passageiros seguros no banco; w Protege contra impactos no interior do veículo, especialmente a cabeça e o rosto, que são mais atingidos; w Diminui a perda da consciência num acidente.

12 Como transportar crianças w De 0 a 1 ano (até 9kg): Cadeira própria para a idade, fixa no banco de trás com a face da criança voltada para o para-brisa traseiro. A cadeira deve estar presa pelo cinto de segurança; w Entre 1 e 4 anos (de 9 a 18kg) Cadeirinha própria para a idade, no banco traseiro, com a face da criança voltada para o para-brisa dianteiro.

13 Como transportar crianças w Entre 4 e 8 anos (de 18 a 35 kg) Banco traseiro com assento especial que permita a instalação do cinto de três pontos de forma correta; w Entre 8 e 10 anos Banco traseiro com cinto de segurança.

14 Como transportar crianças Uma resolução da União Européia prevê cadeiras especiais voltadas para a traseira do veículo e com o air-bag do passageiro desligado para veículos tipo camionete.

15 Transporte de animais no veículo w Art. 252 Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Infração média

16 Álcool X Volante

17 Álcool X Trânsito w O álcool está presente em: 65% dos acidentes de trânsito; 75% dos acidentes com vítimas;

18 Parece que bebe DE NADA ADIANTA BEBER CAFÉ, TOMAR BANHO FRIO, VENTO GELADO OU FAZER EXERCÍCIO FÍSICO, POIS NÃO CURAM BEBEDEIRA. SUA ALCOOLEMIA (E O EFEITO DAS BEBIDAS) SÓ VAI DIMINUIR COM O TEMPO, MAIS OU MENOS NO RITMO DE UMA HORA PARA CADA DRINK INGERIDO. ASSIM, A ÚNICA SOLUÇÃO É ESPERAR, DORMINDO UM POUCO.

19 Não seja tonto w FALSA SENSAÇÃO DE EUFORIA E SEGURANÇA; w CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO DE VELOCIDADES E DISTÂNCIAS ESTÁ REDUZIDA; w POUCA OU NENHUMA CONSCIÊNCIA DAS SITUAÇÕES DE PERIGO; CAPACIDADE DE REAÇÃO RÁPIDA DIANTE DE EMERGÊNCIAS ESTÁ COMPROMETIDA; w DISTÚRBIOS VISUAIS.

20 Muito obrigado Palestrante: Davson Magno

21

22 Acidentes em números w Acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública w 79% dos mortos no país são homens; w Japão: 2 mortes para cada 10 mil veículos w Brasil: 7 mortes para cada 10 mil veículos

23 TRÂNSITO w O trânsito é uma disputa pelo espaço físico, que reflete uma disputa pelo tempo e pelo acesso aos equipamentos urbanos - é uma negociação permanente do espaço, coletiva e conflituosa. Eduardo Vasconcelos (1985), no livro O que é Trânsito?

24 OS QUATRO ELEMENTOS DO TRÂNSITO VEÍCULOS; VIAS; SINALIZAÇÃO; PESSOAS.

25 O trânsito em BH w A cada 48 horas uma pessoa morre no trânsito; w O maior número de mortos é de pedestres; w 51% dos acidentes envolvem motocicletas w Um atropelamento é registrado a cada 3 horas.

26 Os tipos no trânsito w Quem identifica e ocupa mais rapidamente uma vaga no estacionamento w Quem costura o trânsito com mais determinação w Aproveita do sinal amarelo w Cola no pára-choque traseiro

27 Todo acidente poderia ser evitado w Imperícia: inexperiência, inabilidade não sabe fazer o certo; w Negligência: desleixado, descuidado omissão w Imprudência: irrefletido faz errado quando se sabe fazer o certo

28 Cinto de segurança Acidente ocorrido em 12/07/2005 no anel rodoviário; A motorista não teve ferimentos graves. Ela estava usando o cinto de segurança.

29 Conceitos do CTB w PARADA ESTACIONAMENTO w OPERAÇÃO DE CARGA E DESCARGA

30 Evolução da frota de Motos (em milhões)

31 Falta de capacete

32 Falta da Viseira

33 PAPÉIS DOS CIDADÃOS NO TRÂNSITO w MORADOR Tem como interesse básico, a qualidade de vida. w PASSAGEIROS Têm como interesse básico o acesso, a segurança e o conforto. w PEDESTRE Tem como interesse básico a segurança w CONDUTOR/MOTORISTA Têm como interesse básico a fluidez e a segurança.

34 Problemas de relacionamento humano no trânsito w Supervalorização da máquina : Inversão de valores; Egoísmo; Agressividade (palavrões); w Falta de controle emocional do indivíduo: Só os seus problemas ou vontades contam e devem ser "respeitados".

35 Problemas de relacionamento humano no trânsito w Descaso a normas e regulamentos: A legislação de trânsito foi feita para os outros, não para mim; Jeitinho brasileiro; Falta de conhecimento; Imperícia.


Carregar ppt "Responsabilidade e Cidadania no Trânsito Palestrante: Davson Magno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google