A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade e Cidadania no Trânsito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade e Cidadania no Trânsito"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade e Cidadania no Trânsito
Palestrante: Davson Magno

2 BHTRANS Empresa municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de transportes e trânsito de Belo Horizonte

3 GEDUC Gerência de Educação
Planejar, implantar e executar campanhas e projetos de caráter educativo; Apoiar gerências da BHTRANS quando há implantação de projetos e obras; Divulgar medidas de segurança no trânsito; Promover palestras e conferências em escolas, empresas, associações comunitárias.

4 Gerência de Educação PROJETOS: Projeto Transitando Legal
Circo e Caravana Programa de Segurança para Motociclistas Campanhas permanentes de educação Capacitação de Operadores Programa Socioeducativo Amas

5 Acidentes em números Uma batida a 50 km/h = queda livre do 4° andar
70% dos acidentes de trânsito com vítima ocorrem: Durante o dia; Com céu claro; A menos de 10 km do ponto de partida; A maior parte das vítimas tem menos de 35 anos;

6 Dados de BH 931.000 veículos Há um constante crescimento da frota;
Motoristas habilitados: 63% não foram notificados; 24% foram notificados uma única vez; 7% foram notificados duas vezes; 6% são reincidentes.

7

8 Celular, não fale no trânsito
Artigo 252- CTB Proíbe a direção com apenas uma das mãos no volante e a utilização de fones de ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular; Portaria 48 Proíbe a utilização de aparelho de fone de ouvido do tipo monoauricular e dos acessórios do aparelho celular, quando da condução de veículo automotor.

9 Pesquisas sobre o uso de telefone celular com direção
INGLATERRA - Acima dos limites CANADÁ - Quatro vezes mais riscos ESTADOS UNIDOS - aumento entre 20 e 30% dos acidentes

10 Cinto de segurança Tem por finalidade evitar duas colisões sucessivas, mantendo o condutor e os passageiros seguros no banco; Protege contra impactos no interior do veículo, especialmente a cabeça e o rosto, que são mais atingidos; Diminui a perda da consciência num acidente.

11 Como transportar crianças
De 0 a 1 ano (até 9kg): Cadeira própria para a idade, fixa no banco de trás com a face da criança voltada para o para-brisa traseiro. A cadeira deve estar presa pelo cinto de segurança; Entre 1 e 4 anos (de 9 a 18kg) Cadeirinha própria para a idade, no banco traseiro, com a face da criança voltada para o para-brisa dianteiro.

12 Como transportar crianças
Entre 4 e 8 anos (de 18 a 35 kg) Banco traseiro com assento especial que permita a instalação do cinto de três pontos de forma correta; Entre 8 e 10 anos Banco traseiro com cinto de segurança.

13 Como transportar crianças
Uma resolução da União Européia prevê cadeiras especiais voltadas para a traseira do veículo e com o air-bag do passageiro desligado para veículos tipo camionete.

14 Transporte de animais no veículo
Art. 252 Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda ou entre os braços e pernas. Infração média

15 Álcool X Volante

16 Álcool X Trânsito O álcool está presente em:
65% dos acidentes de trânsito; 75% dos acidentes com vítimas;

17 Parece que bebe DE NADA ADIANTA BEBER CAFÉ, TOMAR BANHO FRIO, VENTO GELADO OU FAZER EXERCÍCIO FÍSICO, POIS NÃO CURAM “BEBEDEIRA”. SUA ALCOOLEMIA (E O EFEITO DAS BEBIDAS) SÓ VAI DIMINUIR COM O TEMPO, MAIS OU MENOS NO RITMO DE UMA HORA PARA CADA DRINK INGERIDO. ASSIM, A ÚNICA SOLUÇÃO É ESPERAR, DORMINDO UM POUCO.

18 Não seja tonto FALSA SENSAÇÃO DE EUFORIA E SEGURANÇA;
CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO DE VELOCIDADES E DISTÂNCIAS ESTÁ REDUZIDA; POUCA OU NENHUMA CONSCIÊNCIA DAS SITUAÇÕES DE PERIGO; CAPACIDADE DE REAÇÃO RÁPIDA DIANTE DE EMERGÊNCIAS ESTÁ COMPROMETIDA; DISTÚRBIOS VISUAIS.

19 Palestrante: Davson Magno
Muito obrigado Palestrante: Davson Magno

20 SEJA MAIS HUMANO NO TRÂNSITO !!!!

21 Acidentes em números Acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública 79% dos mortos no país são homens; Japão: 2 mortes para cada 10 mil veículos Brasil: 7 mortes para cada 10 mil veículos

22 TRÂNSITO “O trânsito é uma disputa pelo espaço físico, que reflete uma disputa pelo tempo e pelo acesso aos equipamentos urbanos - é uma negociação permanente do espaço, coletiva e conflituosa.” Eduardo Vasconcelos (1985), no livro “O que é Trânsito?”

23 OS QUATRO ELEMENTOS DO TRÂNSITO
VEÍCULOS; VIAS; SINALIZAÇÃO; PESSOAS.

24 O trânsito em BH A cada 48 horas uma pessoa morre no trânsito;
O maior número de mortos é de pedestres; 51% dos acidentes envolvem motocicletas Um atropelamento é registrado a cada 3 horas.

25 Os “tipos” no trânsito Quem identifica e ocupa mais rapidamente uma vaga no estacionamento Quem costura o trânsito com mais determinação Aproveita do sinal amarelo “Cola” no pára-choque traseiro

26 Todo acidente poderia ser evitado
Imperícia: inexperiência, inabilidade não sabe fazer o certo; Negligência: desleixado, descuidado omissão Imprudência: irrefletido faz errado quando se sabe fazer o certo

27 Cinto de segurança Acidente ocorrido em 12/07/2005 no anel rodoviário; A motorista não teve ferimentos graves. Ela estava usando o cinto de segurança.

28 Conceitos do CTB PARADA ESTACIONAMENTO OPERAÇÃO DE CARGA E DESCARGA

29 Evolução da frota de Motos (em milhões)

30 Falta de capacete

31 Falta da Viseira

32 PAPÉIS DOS CIDADÃOS NO TRÂNSITO
MORADOR Tem como interesse básico, a qualidade de vida. PASSAGEIROS Têm como interesse básico o acesso, a segurança e o conforto. PEDESTRE Tem como interesse básico a segurança CONDUTOR/MOTORISTA Têm como interesse básico a fluidez e a segurança.

33 Supervalorização da máquina : Inversão de valores; Egoísmo;
Problemas de relacionamento humano no trânsito Supervalorização da máquina : Inversão de valores; Egoísmo; Agressividade (palavrões); Falta de controle emocional do indivíduo: Só os seus problemas ou vontades contam e devem ser "respeitados".

34 Problemas de relacionamento humano no trânsito
Descaso a normas e regulamentos: A legislação de trânsito foi feita para os outros, não para mim; “Jeitinho” brasileiro; Falta de conhecimento; Imperícia.


Carregar ppt "Responsabilidade e Cidadania no Trânsito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google