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O processo de pesquisa de mercado. Processo de Pesquisa de Mercado Problema/Objetivos da Pesquisa Plano de Pesquisa Coleta da Informação Análise das Informações.

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1 O processo de pesquisa de mercado

2 Processo de Pesquisa de Mercado Problema/Objetivos da Pesquisa Plano de Pesquisa Coleta da Informação Análise das Informações Apresentação dos Resultados

3 PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING 1.Definição do problema 2.Desenvolvimento de uma abordagem de pesquisa 3.Desenvolvimento do plano de pesquisa 4.Coleta de dados 5.Preparação e análise dos dados 6.Preparação e apresentação do relatório 7.Tomada de decisões

4 Definição do Problema da Empresa Primeiro e mais importante passo do projeto de pesquisa Todo projeto de pesquisa deve partir de uma necessidade real de informação, ou seja, uma situação onde há questões a serem respondidas. Qual é o perfil demográfico, socioeconômico e psicológico do consumidor do produto ?

5 Indagações Básicas ?????????????? Por que realizar a pesquisa ? Quais decisões deverão ser tomadas a partir dos resultados da pesquisa ? Quais as possíveis respostas para os problemas definidos ?

6 Finalidades do estudo Histórico do problema Informações necessárias Indagações Básicas ????

7 Estudos Exploratórios Para este momento sugere-se estudos exploratórios, utilizando fontes de dados secundários, contatos com pequenos grupos de consumidores ou estudos de casos. – Estudos Exploratórios: meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou nova idéias – Dados Secundários: dados que foram coletados para outra finalidade e podem ser encontrados em algum outro lugar.

8 Determinação Objetivos Pesquisa Quais são as informações necessárias para resolver o problema de pesquisa? Formulação de hipóteses que serão ou não confirmadas pela pesquisa. Ex. Por que o produto x encontra-se com demanda em declínio? Hipt - Queda na qualidade do produto Novos produtos lançados pela concorrência

9 Desenvolvimento de uma abordagem de pesquisa Formulação de uma estrutura objetiva ou teórica Definição de um modelo analítico: verbal, descritivo, matemático Levantamento de questões Levantamento de hipóteses Especificação das informações necessárias

10 Desenvolvimento do plano de pesquisa Definição da informação necessária Análise de dados secundários Pesquisa qualitativa Métodos de coletas de dados quantitativos Procedimentos de mensuração e escalas Elaboração do questionário Processo de amostragem e tamanho da amostra Plano de análise dos dados

11 Coleta de dados Entrevistas – pessoais – telefone – correio – – internet Adequação dos entrevistadores – seleção – treinamento – supervisão – avaliação

12 Preparação e análise de dados Editoração Codificação Transcrição Verificação

13 Preparação e apresentação do relatório Perguntas específicas identificadas (problema de pesquisa) Abordagem de pesquisa utilizada Concepção da pesquisa Procedimentos de coleta e análise de dados adotados Resultados encontrados e principais constatações Sugestões de ações

14 TOMADA DE DECISÃO As decisões de marketing devem ser tomadas considerando, além dos resultados da pesquisa e de outras informações de marketing, as tendências e perspectivas do ambiente de negócios e as características da empresa. SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES DE MARKETING

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