A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisas Diego Bolsi Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisas Diego Bolsi Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisas Diego Bolsi Martins diego.martins@canoas.ifrs.edu.br
Projeto Interdisciplinar

2 Levantamento de dados e a diversidade das fontes
Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Os dados podem ter duas origens: Dados Primários: são aqueles reunidos para um propósito ou para um projeto de pesquisa específico. Dados Secundários: são os coletados para outros propósitos e já estão disponíveis.

3 Dados Secundários Fontes internas Publicações Governamentais
Demonstrativos de empresas, dados de vendas, faturas, relatórios de pesquisa anteriores. Publicações Governamentais Órgãos públicos que divulgam gratuitamente ou não pesquisas realizadas. (IPEA, IBGE, SEBRAE, MEC) Periódicos e Livros Publicação em revistas técnicas e especializadas em meio físico e digital, algumas vezes vinculados a eventos como fóruns, seminários, congressos, etc. Dados Comerciais Informações vendidas por empresas de pesquisa, muitas vezes através de assinaturas de direitos ou compra de publicações.

4 Dados Primários Pesquisa por observação Pesquisa de Grupo-Foco
Dados atuais podem ser obtidos pela observação de agentes e grupos relevantes. Pesquisa de Grupo-Foco Consiste na reunião de grupos pequenos (6 a 10 pessoas) para passar um tempo com um moderador discutindo o assunto de interesse. Normalmente recebem algum benefício para participar. Pesquisa de Levantamento Formato de pesquisa descritiva, com objetivo de descobrir crenças, preferências, satisfação, etc. sobre as pessoas e para mensurar estas magnitudes na população. Pesquisa Experimental É a pesquisa mais válida cientificamente. Seleção de grupos de assuntos relacionados, submetendo-os a tratamentos diferentes, controlando as variáveis externas e checando as diferenças das respostas.

5 Questões Fechadas Nome Descrição Exemplo Dicotômica
Uma questão com duas respostas possíveis. Ao planejar esta viagem, você telefonou pessoalmente para a American? Sim Não Múltipla escolha Uma questão com três ou mais respostas. Com quem você está viajando neste voo? Ninguém Esposa Esposa e filhos Apenas com os filhos Escala de Likert Uma declaração com a qual o respondente mostra o grau de concordância/discordância . Geralmente, as pequenas empresas aéreas prestam melhor serviço do que as grandes. Discordo totalmente Discordo Nem concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente

6 Questões Fechadas Nome Descrição Exemplo Diferencial semântico
Uma escala que conecta duas palavras antagônicas onde o entrevistado assinala o ponto que representa sua opinião. American Airlines Grande _ _ _ Pequena Experiente _ _ _ Inexperiente Moderna _ _ _ Antiquada Escala de importância Uma escala que classifica a importância de algum atributo. “Para mim, o serviço de alimentação das linhas aéreas é:” 1-Extremamente importante; 2-Muito importante; 3-Um pouco importante; 4-Não muito importante; 5-Sem importância.

7 Questões Fechadas Nome Descrição Exemplo Escala de avaliação
Uma escala que avalia algum atributo, de “ruim” a “excelente”. “Para mim, serviço de alimentação da American é:” Excelente Muito Bom Bom Médio Ruim Escala de intenção de compra ou de uso Uma escala que descreve a intenção do respondente. “Se um telefone a bordo estiver disponível, a um certo custo, eu:” Sempre usaria; Provavelmente, usaria; Não tenho certeza; Provavelmente não usaria; Certamente, não usaria.

8 Questões Abertas Nome Descrição Exemplo Totalmente desestruturado
Uma questão que o entrevistado pode responder em número quase ilimitado de maneiras “Qual sua opinião sobre...?” Associação de palavras As palavras são apresentadas uma por vez, e os respondentes mencionam a primeira que vem em mente Qual a primeira palavra que vem em sua mente quando você ouve: Linha aérea ________ Viagem ___________ Complemento de frase Apresenta-se uma frase incompleta para ser preenchida pelo respondente “Quando escolho uma linha aérea, a consideração mais importante em minha decisão é __________

9 Questões Abertas Nome Descrição Exemplo Complemento de história
Apresenta-se uma história incompleta que deve ser concluída pelo respondente Voei pela Azul há poucos dias. Comi o lanche e lembrei de como as outras companhias oferecem lanches diferentes. Complete a história. Complemento de ilustração Mostra-se um desenho com dois personagens, um fazendo uma afirmação. Os respondentes devem identificar-se com o outro e preencher o balão vazio. Imagem do diálogo Teste de percepção temática Os entrevistados devem criar uma história sobre o que acham que está ocorrendo na ilustração. Imagem


Carregar ppt "Pesquisas Diego Bolsi Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google