A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sexo e Destino Cap. v. Reduzida assembléia comparecera ao velório de Beatriz, e Nemésio e Gilberto não entremostravam grande pesar nas fisionomias cansadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sexo e Destino Cap. v. Reduzida assembléia comparecera ao velório de Beatriz, e Nemésio e Gilberto não entremostravam grande pesar nas fisionomias cansadas."— Transcrição da apresentação:

1 Sexo e Destino Cap. v

2 Reduzida assembléia comparecera ao velório de Beatriz, e Nemésio e Gilberto não entremostravam grande pesar nas fisionomias cansadas e impassíveis. A moléstia prolongada estragara-lhes a resistência para a representação de peças sociais, mesmo singelas, e por isso referiam se à falecida, como alguém que há muito deveria ter partido.

3 Enquanto isso, Beatriz (Espírito), ainda inconsciente, se asilava nos braços de irmãs afetuosas, sob o olhar comovido de Neves e de outros familiares em carinhoso desvelo. Félix assumiu o comando do atendimento. Beatriz seria conduzida a uma organização socorrista do plano espiritual, no próprio Rio, até que restaurasse as forças, de modo a seguir viagem.

4 Ao fitar o corpo hirto de Beatriz, caiu de joelhos, em lágrimas copiosas, como se quisesse traçar uma longa confissão. O desafogo lhe fez bem, mas, fatigada de insônia e desgastada pela ação dos obsessores que lhe exauriam as forças, a jovem sentia medo.

5 segredos da morte e nos problemas da vida... Se a alma sobrevivia ao corpo pensava, inquieta... Atemorizada, rogava- lhe, assim, entendimento, perdão. Que diria aquela boca silenciosa, se pudesse falar, depois de auscultar a verdade?!

6 Nemésio e Gilberto, comovidos com o choro de Marina, fitavam-na enternecidos, exprimindo reconhecimento nos olhos, cada qual desejando nela a companheira ideal para casamento próximo, sem a menor suspeita quanto às convicções um do outro.

7 Transcorrido algum tempo, vagabundos desencarnados nela tiveram acesso livre e o nível dos pensamentos descambou para a conversação libertina. Nem mesmo a dignidade que a morte infundia ao recinto foi acatada. Félix recomendou se aplicasse à falecida recursos anestesiantes, para que se lhe mantivesse o isolamento do licencioso festim.

8 Marina, contudo, explorada nas próprias energias pelos agentes perturbadores contratados por Moreira, definhava no leito, Trancada no quarto, remoia a deslealdade que cultivara, incessantemente, diante de Beatriz e se culpava pelo desastre que arruinara Marita, a quem não tinha coragem de visitar ou rever. A jovem chorava, ouvia vozes, declarava-se perseguida por vultos estranhos. Fugia, assim, de todos, enfadada, nervosa, e, se recebia Nemésio ou Gilberto, caía em crise de pranto que nem os conselhos e os medicamentos conseguiam remover.

9 Passados cinco dias de apreensões, Nemésio telefonou para dona Márcia, rogando-lhe permissão para um entendimento pessoal, no Flamengo, na manhã seguinte. Marina andava abatida; tencionava, pois, levá- La a Petrópolis, onde a mudança de ares e o clima serrano lhe fariam bem. Era preciso, contudo, ouvir a família, fazer planos.

10 Encantado com a personalidade de Márcia, Nemésio tocou no assunto principal da palestra. "A senhora descanse -- falou- lhe, eufórico --, Marina seguirá em minha companhia, tudo em ordem. Creia que a mudança de ares é a terapêutica adequada. A pobrezinha merece repouso, excedeu-se em trabalho..." Encantado com a personalidade de Márcia, Nemésio tocou no assunto principal da palestra. "A senhora descanse -- falou- lhe, eufórico --, Marina seguirá em minha companhia, tudo em ordem. Creia que a mudança de ares é a terapêutica adequada. A pobrezinha merece repouso, excedeu-se em trabalho..."

11 O senhor para nós não é somente o diretor da firma em que ela trabalha, o senhor para ela é também um amigo, um protetor, um pai..."

12 O velho Torres ganharia de Gilberto em qualquer torneio de sedução... Dona Márcia quis então falar, mas engasgou-se, tremeu, desconcertou-se, ao passo que Nemésio sorriu, atribuindo-lhe a emoção ao contentamento da mãe que se garante, quanto ao futuro da filha, aduzindo: "A senhora não tem razões para afligir-se. Marina é credora de minha melhor consideração...." Nemésio confessou-lhe, então, o próprio romance. Amava a filha, aspirava ao matrimônio. Enlutara-se, é certo, mas em breves semanas o tributo social desapareceria.

13 Dona Márcia sentiu-se perplexa, esmagada, e não sabia em que pensar, se no inusitado da situação, se na sagacidade da filha.Ficara muito claro que Nemésio e Marina eram amantes... Mas, inferindo que as qualidades do senhor Torres, com os cabedais financeiros de que dispunha, não eram um partido para desprezar, Márcia ouviu tudo, tendo um sorriso complacente no rosto.

14 Quando se dispunha, no entanto, a dizer qualquer coisa, o telefone tocou. Era o médico de Marita, em aviso confidencial, comunicando-lhe a piora da filha. Se desejasse vê-la, não atrasasse a visita.

15 «Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.» - Jesus


Carregar ppt "Sexo e Destino Cap. v. Reduzida assembléia comparecera ao velório de Beatriz, e Nemésio e Gilberto não entremostravam grande pesar nas fisionomias cansadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google