A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância. Introdução EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância. Introdução EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite."— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância

2 Introdução EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como também permite que o aluno estude autonomamente e em horários distintos. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aprendiz. A interligação (conexão) didática entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. José Manuel Moran EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como também permite que o aluno estude autonomamente e em horários distintos. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aprendiz. A interligação (conexão) didática entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. José Manuel Moran

3 TAREFA Prezado acadêmico, você faz parte do mundo EAD. Você é o principal motor deste novo paradigma de Educação. Conforme demonstrado no texto da Introdução, a interligação entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias e pela utilização de recursos de comunicação. Você, no seu dia-a-dia, faz uso e possui conhecimento de inúmeras tecnologias e recursos. Enquanto aluno, acessa o Ambiente Moodle, Fóruns e encaminha atividades WEB. O que propomos é o seguinte: Agora, VOCÊ é o Coordenador do Curso EAD. Que tecnologias você utilizaria no Curso? De que forma? Que mudanças você propõe? Elabore um texto de no mínimo 02 e no máximo 04 laudas expondo a sua forma de conduzir um Curso EAD (qualquer curso), indicando as ferramentas e tecnologias a serem utilizadas. Não há limitação de orçamento. Dê asas a sua imaginação. Prezado acadêmico, você faz parte do mundo EAD. Você é o principal motor deste novo paradigma de Educação. Conforme demonstrado no texto da Introdução, a interligação entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias e pela utilização de recursos de comunicação. Você, no seu dia-a-dia, faz uso e possui conhecimento de inúmeras tecnologias e recursos. Enquanto aluno, acessa o Ambiente Moodle, Fóruns e encaminha atividades WEB. O que propomos é o seguinte: Agora, VOCÊ é o Coordenador do Curso EAD. Que tecnologias você utilizaria no Curso? De que forma? Que mudanças você propõe? Elabore um texto de no mínimo 02 e no máximo 04 laudas expondo a sua forma de conduzir um Curso EAD (qualquer curso), indicando as ferramentas e tecnologias a serem utilizadas. Não há limitação de orçamento. Dê asas a sua imaginação.

4 PROCESSOS O trabalho poderá ser feito em grupos de até 05 (cinco) alunos. Reúna material informativo, opiniões, experiências de outros Centros de EAD. Identifique seu trabalho: Nome, Matrícula e Pólo. Organize seu texto de forma clara. Abuse da Criatividade. Você deverá postar seu trabalho no Fórum: Elaborando WebQuest. Enriqueça seu trabalho com imagens e fotos. O trabalho poderá ser feito em grupos de até 05 (cinco) alunos. Reúna material informativo, opiniões, experiências de outros Centros de EAD. Identifique seu trabalho: Nome, Matrícula e Pólo. Organize seu texto de forma clara. Abuse da Criatividade. Você deverá postar seu trabalho no Fórum: Elaborando WebQuest. Enriqueça seu trabalho com imagens e fotos.

5 FONTES DE INFORMAÇÃO Existem diversas entidades que promovem Cursos na Modalidade EAD. Utilize a internet para conseguir informações. Você, também, poderá visitar Pólos de EAD e proceder entrevistas. Abaixo colocamos alguns links que poderão auxiliá-lo na elaboração de seu trabalho: Alguns vídeos interessantes sobre o assunto: EAD E SUAS FERRAMENTAS - Ferramentas de Avaliação da Aprendizagem em EaD - EaD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Existem diversas entidades que promovem Cursos na Modalidade EAD. Utilize a internet para conseguir informações. Você, também, poderá visitar Pólos de EAD e proceder entrevistas. Abaixo colocamos alguns links que poderão auxiliá-lo na elaboração de seu trabalho: Alguns vídeos interessantes sobre o assunto: EAD E SUAS FERRAMENTAS - Ferramentas de Avaliação da Aprendizagem em EaD - EaD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -

6 AVALIAÇÃO O seu trabalho será avaliado da seguinte forma: ITEMPontos Apresentação escrita01 ponto Clareza, Objetividade01 ponto Criatividade e inovação 05 pontos Aplicabilidade02 pontos Apresentação 01 ponto O seu trabalho será avaliado da seguinte forma: ITEMPontos Apresentação escrita01 ponto Clareza, Objetividade01 ponto Criatividade e inovação 05 pontos Aplicabilidade02 pontos Apresentação 01 ponto

7 CONCLUSÃO Ao concluir este trabalho (postagem) não conclui-se nossa tarefa. Ainda há muito a ser feito em termos de Educação a Distância. Propomos que você construa um Blog onde possa postar o seu trabalho e o dos demais colegas. Assim, teremos um local para discussão e aprimoramento do assunto. Neste espaço, novas contribuições surgirão e, com certeza, descobriremos novas ferramentas e tecnologias para nos auxiliar na condução dos trabalhos de Educar a Distância. Ao concluir este trabalho (postagem) não conclui-se nossa tarefa. Ainda há muito a ser feito em termos de Educação a Distância. Propomos que você construa um Blog onde possa postar o seu trabalho e o dos demais colegas. Assim, teremos um local para discussão e aprimoramento do assunto. Neste espaço, novas contribuições surgirão e, com certeza, descobriremos novas ferramentas e tecnologias para nos auxiliar na condução dos trabalhos de Educar a Distância.

8 CRÉDITOS Autor: Ricardo Aires Simas Acadêmico do Curso de Pós Graduação em TICs Aplicadas à Educação Autor: Ricardo Aires Simas Acadêmico do Curso de Pós Graduação em TICs Aplicadas à Educação


Carregar ppt "Educação a Distância. Introdução EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google