A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICA SALARIAL POLÍTICA SALARIAL. ATIVIDADE SALARIAL Segundo Araújo (2006, p.84) considerando o desenvolvimento das organizações, verificamos que a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICA SALARIAL POLÍTICA SALARIAL. ATIVIDADE SALARIAL Segundo Araújo (2006, p.84) considerando o desenvolvimento das organizações, verificamos que a."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA SALARIAL POLÍTICA SALARIAL

2 ATIVIDADE SALARIAL Segundo Araújo (2006, p.84) considerando o desenvolvimento das organizações, verificamos que a atividade salarial torna-se uma prática bastante importante e decisiva em muitos aspectos, principalmente por se tratar do reconhecimento do capital humano.

3 CONCEITO DE POLÍTICA SALARIAL CONCEITO DE POLÍTICA SALARIAL Conforme afirma Chiavenato (2006, p. 322) política salarial é o conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização no que tange aos assuntos de remuneração de seus colaboradores.

4 REQUISITOS APLICADOS EM UMA POLÍTICA SALARIAL EFICAZ: Motivadora: a produção dos colaboradores deve ser motivada através de salários justos e eqüitativos; Segura: de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow, o colaborador precisa sentir-se seguro com o salário que recebe, tendo o direito de satisfazer suas necessidades básicas, como alimentação, abrigo, segurança, dentre outras; Equilibrada: a soma do salário, das recompensas e benefícios do colaborador deve totalizar um razoável resultado para atender o colaborador nas suas diversas necessidades;

5 REQUISITOS APLICADOS EM UMA POLÍTICA SALARIAL EFICAZ: Justa e eqüitativa: o salário deve ser pago conforme as habilidades, competências, capacitação, experiência e esforço do colaborador nas suas atribuições; Adequada quanto aos custos: os salários não podem exceder ao planejamento dos custos da empresa, evitando-se, dessa forma atrasos nos pagamentos e demissões; Aceitável: os colaboradores precisam compreender que os salários representam um sistema razoável e flexível para eles e a organização, Adequada: os salários necessitam ser diferentes dos mínimos estabelecidos pelo Governo e pelos órgãos trabalhistas.

6 PROMOÇÃO HORIZONTAL PROMOÇÃO VERTICAL RECLASSIFICAÇÃO FERRAMENTAS PARA UMA EFETIVA POLÍTICA SALARIAL

7 PROMOÇÃO HORIZONTAL Conforme Pontes (2002, p. 251) a promoção horizontal ou aumento por mérito é a passagem do empregado para um nível superior de salário dentro do mesmo cargo e grau, decorrente de destacado desempenho de suas tarefas e aumento da experiência

8 PROMOÇÃO VERTICAL Também conhecida como aumento por promoção, ocorre quando o colaborador é transferido de um cargo para outro, considerado em grau superior.

9 CONCEITO DE RECLASSIFICAÇÃO Segundo Pontes (2002, p.251) a reclassificação ou aumento por reclassificação ocorre quando a um cargo forem atribuídas tarefas mais complexas, que através da reavaliação proporcionam elevação de grau.

10 CRITÉRIOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Objetivos da organização para a obtenção de um eficiente e eficaz programa de salários. Responsabilidade pela política salarial. Classificação dos cargos Graus de classificação (complexidade do cargo).

11 CRITÉRIOS NA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS Faixa salarial Pesquisas salariais Salários de admissão Aumentos salariais Aumentos decorrentes de promoção vertical, horizontal ou reclassificação de cargos.

12 SALÁRIO REAL OU PODER DE COMPRA Conforme Pontes( 2002, p. 259) o salário real ou poder de compra é o salário desgastado pela elevação dos preços em certo período, onde esse índice chega a certos níveis e torna-se inadiável um reajuste salarial.


Carregar ppt "POLÍTICA SALARIAL POLÍTICA SALARIAL. ATIVIDADE SALARIAL Segundo Araújo (2006, p.84) considerando o desenvolvimento das organizações, verificamos que a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google