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PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local
PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Programa de Desenvolvimento Local Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão Universidade do Sul de Santa Catarina
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PRODEL O QUE É ACESSIBILIDADE?
Acessibilidade é “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Brasil, Decreto Nº de 2 de Dezembro de 2004). PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Entendendo o que é Deficiência e o que é Necessidade Específica
Deficiência é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gera incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. Necessidade específica é uma situação, geralmente transitória, em que a pessoa apresenta inépcia de ordem física, patológica, psicológica e psicopatológicas geralmente reversíveis ou não quando sujeita a tratamentos. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Segundo a Organização Mundial de Saúde (Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, 1982) deficiência é toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Infelizmente, a confusão que se faz entre a deficiência e a doença, bem como o próprio preconceito que se tem da doença, tem servido para afastar as pessoas com deficiência da sociedade. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Quais são as principais Barreiras que precisam ser eliminadas?
PPA Atitudinal: preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações que marginalizam e excluem as pessoas com deficiência; Arquitetônica: obstáculos que impedem o acesso e usos dos ambientes, espaços e equipamentos de uso individual ou coletivo; PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL PPA Comunicacional: obstáculos que impedem a comunicação interpessoal, a leitura e a produção escrita por parte da pessoa com deficiência ou necessidade educacional específica; PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Metodológica – métodos e técnicas pedagógicas de estudo, de trabalho, de ação comunitária e de educação não formal, que impedem a pessoa com deficiência ou necessidade educacional específica de aprender; Programática – obstáculos invisíveis em políticas públicas, legislação e nas normas e regulamentos institucionais, que contribuem para o processo de segregação e exclusão das pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL BARREIRAS ATITUDINAIS
PPA As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas. Exemplos de algumas dessas barreiras atitudinais são a utilização de rótulos, de adjetivações, de substantivação da pessoa com deficiência como um todo deficiente, entre outras. PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Também constituem barreiras atitudinais na escola (ou em outros espaços sociais) aquelas que se apresentam na forma de: · Ignorância: desconhecer a potencialidade do estudante com deficiência. · Medo: ter receio de receber um estudante com deficiência, ou mesmo a um outro profissional da Educação que apresente alguma deficiência temer em “fazer ou dizer a coisa errada” em torno de alguém com uma deficiência. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Rejeição: recusar-se a interagir com a pessoa com deficiência, um estudante, familiares deste ou outro operador da educação. · Percepção de menos-valia: avaliação depreciativa da capacidade, sentimento de que o aluno com deficiência não poderá ou só poderá em parte. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Inferioridade:
acreditar que o estudante com deficiência não acompanhará os demais. Isso é incorrer num grave engano, pois todas as pessoas apresentam ritmos de 6 aprendizagem diferentes. Assim sendo, ninguém acompanha ninguém; cada um faz seu percurso singularmente, mesmo a proposta docente sendo coletiva e única. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Piedade: sentir-se pesaroso e ter atitudes protetoras em relação ao aluno com deficiência. Estimular a classe a antecipar-se às pessoas com deficiência, realizando as atividades por elas, atribuindo-lhes uma pseudo-participação. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Adoração do herói:
considerar um aluno como sendo “especial”, “excepcional” ou “extraordinário”, simplesmente por superar uma deficiência ou por fazer uma atividade escolar qualquer; elogiar, exageradamente a pessoa com deficiência pela mínima ação realizada na escola, como se inusitada fosse sua capacidade de viver e interagir com o grupo e o ambiente. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Exaltação do modelo:
usar a imagem do estudante com deficiência como modelo de persistência e coragem diante os demais. * Percepção de incapacidade intelectual: Achar que ter na sala de aula um estudante com deficiência é um fato que atrapalhará desenvolvimento de toda a turma. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Efeito de propagação (ou expansão):
supor que a deficiência de um aluno afeta negativamente outros sentidos, habilidades ou traços da personalidade. Por exemplo, achar que a pessoa com deficiência auditiva tem também deficiência intelectual. · Estereótipos: pensar no aluno com deficiência comparando-o com outros com mesma deficiência, construindo generalizações positivas e/ou negativas sobre as pessoas com deficiência. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Compensação: acreditar que os alunos com deficiência devem ser compensados de alguma forma; minimizar a intensidade das atividades pedagógicas; achar que os alunos com deficiência devem receber vantagens. Negação: desconsiderar as deficiências do aluno como dificuldades na aprendizagem. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Substantivação da deficiência:
referir-se à falta de uma parte ou sentido da pessoa como se a parte “faltante” fosse o todo. Ex: o deficiente mental, o cego, o “perneta”, etc. Essa barreira faz com que o aluno com deficiência perca sua identidade em detrimento da deficiência, fragilizando sua auto-estima e o desejo de aprender e estar na escola. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL · Comparação: comparar os estudantes com e sem deficiência, salientando aquilo que o estudante com deficiência ainda não alcançou em relação ao estudante sem deficiência, colocando este em posição superior ao primeiro. Na comparação, não se privilegiam os ganhos dos estudantes, mas ressaltam-se suas “falhas”, “faltas” e “deficiências”. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Atitude de segregação: acreditar que os estudantes com deficiência só poderão conviver com os de sua mesma faixa etária até um dado momento e que, para sua escolarização, elas deverão ser encaminhadas à escola especial, com profissionais especializados. · Adjetivação: classificar a pessoa com deficiência como “lenta”, “agressiva”, “dócil”, “difícil”, “aluno-problema”, “deficiente mental’”, etc. Essa adjetivação deteriora a identidade dos estudantes. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL · Particularização: afirmar, de maneira restritiva, que o estudante com deficiência está progredindo à sua maneira, do seu jeito, etc.; achar que uma pessoa com deficiência só aprenderá com outra com a mesma deficiência. · Baixa expectativa: acreditar que os estudantes com deficiência devem realizar apenas atividades mecânicas, exercícios repetitivos; prever que o estudante com deficiência não conseguirá interagir numa sala regular. Muitos professores passam toda a vida propondo exercícios de cópia, repetição. Isso não ajuda o estudante a descobrir suas inteligências, competências e habilidades múltiplas. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Generalização:
generalizar aspectos positivos ou negativos de um estudante com deficiência em relação a outro com a mesma deficiência, imaginando que ambos terão os mesmos avanços, dificuldades e habilidades no processo educacional. · Padronização: fazer comentários sobre o desenvolvimento dos estudantes, agrupando os em torno da deficiência; conduzir os estudantes com deficiência às atividades mais simples, de baixa habilidade, ajustando PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL os padrões ou, ainda, esperar que um estudantes com
deficiência aprecie a oportunidade de apenas estar na escola (achando que, para esse estudante, basta a integração quando, de fato, o que lhe é devido é a inclusão). PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Assistencialismo e superproteção:
impedir que os estudantes com deficiência experimentem suas próprias estratégias de aprendizagem, temendo que eles fracassem; não deixar que os estudantes com deficiência explorem os espaços físicos da escola, por medo que se machuquem; não avaliar o estudante pelo seu desenvolvimento, receando que ele se sinta frustrado com alguma avaliação menos positiva. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL muitas ações aparentemente sem importância nutrem, no dia-a-dia, as barreiras atitudinais; por exemplo, quando se acredita que só as pessoas que têm amigos, parentes ou mesmo estudantes com deficiência é que devem buscar a inclusão. (Essa idéia, além de fortalecer as barreiras de atitude, constitui um conceito equivocado de inclusão, pois o ato de incluir não se refere apenas às pessoas com deficiência, mas a todos os grupos vulneráveis, a todas as pessoas, enfim, a toda a sociedade PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL Somos responsáveis por uma sociedade mais justa. Jamais podemos tratar as pessoas como seres iguais, todos nós somos diferentes e temos habilidades . O respeito é primordial, e devemos elencar ações que contribuem a construção do individuo. Depende das nossas atitudes. A inclusão só será concretizada eficientemente quando cada um de nós reconhecer as barreiras que nutrimos e buscar minimizá-las, erradicá-las. PPA PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL PPA “A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de onze barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações” (MITTLER, 2003, p. 21). PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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PRODEL PPA Referência LIMA, Francisco J.,SILVA, Fabiana Tavares dos Santos.BARREIRAS ATITUDINAIS: OBSTÁCULOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA.Disponível emhttp://pt.scribd.com/doc/ /Barreiras-Atitudinais.Acesso em : 11/11/2013. PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina
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