A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial MBA em Marketing MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos HumanosBranding Publicidade e propaganda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial MBA em Marketing MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos HumanosBranding Publicidade e propaganda."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial MBA em Marketing MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos HumanosBranding Publicidade e propaganda Comunicação Digital

2 O que é marca? É a união de recursos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo ou logomarca, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor.

3 O que é Branding?

4 É o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. Essas ações podem levar as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura. Otimização do valor da marca em relação ao faturamento gerado.

5 Ao cuidar de branding, atuamos na criação, desenvolvimento, administração e comunicação de organizações.

6 Para que as empresas usam a publicidade? Criação de Mercados: Quando se trata de um produto, serviço ou novidade. Ampliação de Mercados: Verticalmente: alcançando novas faixas de consumidores; Horizontalmente: ampliando o campo de uso do produto. Ação reguladora: O trabalho da publicidade consiste sempre em aumentar o consumo durante os períodos em que interessa forçá-lo, com o objetivo de evitar o excesso de estoque nos vários ciclos de produção. Redução de custos: O aumento da produção pode ser usado na obtenção de economia de escala. A publicidade pode ser usada para aumentar a demanda pelo produto.

7 Efeito da Publicidade sobre os preços Criação e exploração de imagem de marcas e produtos (o valor percebido pelo consumidor aumenta e, dessa forma, o preço do produto é alavancado).

8 O P de Promoção Para promover um produto, torná-lo mais conhecido, as empresas utilizam diversas ferramentas de comunicação: Ferramentas de Comunicação Promoção de vendas Relações públicas Vendas pessoais Propaganda Marketing direto

9 Promoção de Vendas Concursos Jogos Sorteios Cuponagem e premiações Organização e participação em feiras e exposições Distribuição de amostras e demonstrações Programas de fidelização de clientela Eventos e shows de entretenimento Descontos temporários.

10 Relações Públicas Desenvolvimento de kits para a imprensa ou para outros formadores de opinião Organização de palestras, seminários e cursos Publicação de comunicação interna Patrocínios, doações Relacionamento com comunidades

11 Vendas Pessoais Materiais de apresentação Amostragem Eventos Feiras Programas de incentivo

12 Marketing Direto Desenvolvimento de catálogos Malas diretas Serviços de telemarketing Construção e acompanhamento de sites de vendas on-line

13 Propaganda Anúncios impressos e eletrônicos Outdoor Paineis

14 Repare que o trabalho do publicitário envolve muito mais do que apenas a propaganda, que em si já é um grande universo. No entanto, a construção de campanhas eficientes, que posicionam a marca na mente dos consumidores, é feita com a utilização de um grupo de ferramentas que agem em conjunto e se influenciam mutuamente Armando Santana

15 Sobre o Mix de Comunicação As ferramentas estão em mix, por isso, agem em conjunto, de maneira sinérgica – o que significa que é impossível mexer em uma ferramenta sem influenciar as demais. Venda Pessoal Promoção de Vendas Publicidade Relações Públicas Marketing Direto

16 Sobre o Mix de Comunicação A importância de ocupar um lugar na mente do consumidor, já que há vasta disponibilidade de produtos e serviços, exige campanhas marcantes, que transformem aquilo que é anunciado em forte opção de compra. Para posicionar-se corretamente, é de suma importância não apenas um slogan ou uma boa peça publicitária, mas uma campanha inteligente e criativa, que envolva as ferramentas mais adequadas. Para isso não basta inspiração ou insight.

17 Tipos de mídia Mídias impressas: Jornal Revista Mídias exteriores: Outdoor Painéis (front light ou back light) Mídias eletrônicas: TV Rádio Cinema

18 Uma mídia ou várias mídias? Se utilizássemos as teorias convencionais de entendimento de mídia de massa, separaremos as diversas formas de comunicação que a internet proporciona em mídias diferentes (o que de certo modo, elas são mesmo). Não podemos dizer que s, sites, fóruns, blogs, redes sociais e jogos online são a mesma mídia, por que são utilizados de maneiras muito diferentes pelos usuários, bem como pelos anunciantes. Por isso é difícil classificar a internet como apenas uma mídia, já que, na verdade, para ela convergem diversas mídias. (Armando SantAnna)

19 Interatividade – a natureza da rede Rafaeli e Sudweeks (1997), afirmam que qualquer usuário, terá como possibilidades três tipos diferentes de relacionamento com a informação: Receber passivamente as informações (comunicação não interativa); Selecionar a informação que deseja receber (comunicação reativa ou semi-interativa); Alimentar a rede de informação (comunicação interativa)

20 Comunidades online: embaixadores e inimigos da marca (Marketing Interativo – Las Casas) A rede social baseia-se na troca, na interação social, entendida por Recuero (2009) como ação que possui um reflexo comunicativo entre o indivíduo e seus pares e cujo conteúdo significa aquilo que é trocado entre os pares, como informação, sentimento, etc. Este conteúdo inserido nas interações denomina-se capital social. Assim, é para o capital social, que é onde está contido o conteúdo das relações estabelecidas na rede, que as organizações têm voltado ou devem voltar seus esforços de marketing.

21 Comunidades online: embaixadores e inimigos da marca (Marketing Interativo – Las Casas) O Brasil é o país com o maior número de internautas usando sites de relacionamento de acordo com pesquisa da Nilsen. A empresa analisou dados dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suiça, Austrália, Japão e Brasil.

22 Comunidades online: embaixadores e inimigos da marca (Marketing Interativo – Las Casas) De acordo com o estudo, dos brasileiros que navegam na internet, 80% estão ligados a blogs e redes de relacionamento. São também os que passam mais tempo neste tipo de site. No ranking publicado pela empresa, o Brasil é seguido pela Espanha (75%),Itália (73%) e Japão (70%).

23 Oportunidades de marketing na rede: Branding: promover a imagem e reputação de transparência e bom relacionamento com a comunidade. Estratégias de marketing de relacionamento: campanhas member-get-member. Propaganda segmentada: utilização das redes sociais de alta densidade como veículos de comunicação. Relações públicas: monitoramento de matérias que possam comprometer a reputação da empresa em tempo real. Pesquisa: monitoramento de ideias, opiniões e atitudes dos consumidores em relação à marca.

24 Grandes campanhas publicitárias na internet Publicidade on-line Em janeiro de 2011, foram veiculadas 4,372 mil campanhas, criadas por 1,613 mil anunciantes por meio de 12,194 mil peças publicitárias. Em junho, esses números subiram para 5,738 mil campanhas, 2,211 mil anunciantes e 16,938 mil peças publicitárias. Os números do AdRelevance, serviço do IBOPE Nielsen Online que rastreia a publicidade online, mostra que o setor mantém a constância no seu ritmo de crescimento.

25

26 Obrigada!


Carregar ppt "Comunicação Empresarial MBA em Marketing MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos HumanosBranding Publicidade e propaganda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google