A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL:
PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conscientizar os educadores sobre a importância da saúde mental Informar e empoderar o educador para lidar com problemas de saúde mental dos alunos Capacitar educadores para identificar e manejar alunos com problemas de saúde mental Diminuir os encaminhamentos de alunos saudáveis para atendimento médico

5 Saúde mental dos alunos
Problemas de saúde mental em crianças e adolescentes 12.7% têm alguma doença mental Transtorno de conduta 7% Ansiedade 5.2% TDAH 1,8% Depressão 1% Psicose e Autismo 0.2% (Fletlich-Bilyk & Goodman, 2004)

6 Impacto dos Problemas de Saúde Mental
No Brasil, o total de jovens entre 7 e 14 anos no país: 3,4 milhões de indivíduos têm um ou mais transtornos psiquiátricos 1,9 milhões com transtornos de conduta 1,6 milhões com transtornos ansiosos. Meninos 13,1% e 10,2% Meninas. Fleitlich-Bilyk-Psicofarmacologia da criança - Um guia para crianças, pais e profissionais,2006

7 Prevenção em Saúde Mental
Neurociências: neurodesenvolvimento, neuroplasticidade, janelas de oportunidade e períodos sensíveis Epistemologia genética: estágios do desenvolvimento do pensamento Inteligências múltiplas: identificação e desenvolvimento de um espectro de capacidades

8 A importância da Escola
O papel da Escola na promoção da saúde mental precisa ser destacado: ações efetivas de encaminhamento e identificação precoce de sintomas diminuição de estigma aumento de oportunidade de acesso à informação gerar modificação positiva de atitudes cuidar da capacitação e da segurança na conduta do educador

9 Educador: olhar privilegiado
Convívio intenso e duradouro; Possibilidade de avaliar o aluno em diferentes esferas: social, cognitiva, contato familiar, desempenho motor, etc.; Comparação normativa com população de adolescentes da mesma idade.

10 O Papel do Educador é fundamental
“Conduzir adequadamente o desenvolvimento psíquico de um ser humano é uma tarefa complexa e uma responsabilidade que não deveria ser subestimada” ( Portella e Kappel ,v. 2, p. 43,2004).

11 Cuca Legal Missão: Visão:
“Promover Saúde Mental na Escola por meio de modelos de intervenção e políticas educacionais, para desenvolver competências sociais, emocionais e diminuir o preconceito”. Visão: “Consolidar-se como um programa de excelência que promove a mudança de atitude em Saúde Mental na sociedade Brasileira por meio da educação para prevenção do transtorno mental”.

12


Carregar ppt "Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google