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Estratégias Concorrenciais Escola Secundária Serafim Leite Disciplina: Comunicação Publicitária e Criatividade Ano Letivo: 2012/2013 Nome: Ana Oliveira.

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1 Estratégias Concorrenciais Escola Secundária Serafim Leite Disciplina: Comunicação Publicitária e Criatividade Ano Letivo: 2012/2013 Nome: Ana Oliveira Carina Pinho Turma: 11º H Professor: Amaro Costa Nome do Curso: Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

2 1º Passo – Faça um diagnóstico da comunicação

3 Caracterização da empresa Sumol uma marca criada em 1945 em Algés, por um grupo de amigos que decide abrir uma pequena empresa para o fabrico de gelo, limonadas e laranjadas. Atualmente a empresa cresceu, conseguindo hoje a posição de líder de refrigerantes no mercado, estando presente em todo o território nacional e internacional, patrocina muitos eventos, organiza passatempos e oferece aos portugueses este delicioso refrigerante.

4 Mercado Dentro de um mercado vasto, a nível global e de grande competitividade, vendendo com preços ajustáveis aos diversos mercados, a Sumol consegue destacar –se, sendo líder, a nível físico através do sabor único e refrescante e das suas famosas e criativas campanhas que fazem com que muitos consumam esta bebida. Todos os momentos que envolvem a sua publicidade fortificam a personalidade da marca, bem como as suas respectivas características.

5 Clientes O público –alvo desta marca atualmente é entre os 6-80 anos, que optam por Sumol em vez de outra marca devido ao original e refrescante sabor que este lhe proporciona.

6 Concorrência

7 Sumol ananás; Sumol de maracujá; Sumol de laranja; Sumol de manga; Sumol de limão; Sumol bliss; Sumol zero. Produtos

8 Os canais de distribuição do produto são: Horeca nacional (estabelecimentos agrupados); Horeca tradicional ( estabelecimentos individuais); Alimentar moderno (Hiper e super) Alimentar Tradicional (Lojas de rua) Chashs & Care (Lojas e armazéns) Mercados internacionais Distribuição

9 Vendas

10 Publicidade Esta estratégia de criatividade utilizada por esta empresa é uma das vantagens competitividade duradoura, que faz desta empresa uma líder no mercado e a abordagem à ressonância, pois utiliza locais e tipos de pessoas que provocam uma memorização positiva.

11 Promoção Peteca De modo a aumentar as vendas da Sumol e reforçar a sua notoriedade, relacionamos a marca a um desporto original – a Peteca – bom de se jogar na praia e proporcionando agradáveis momentos de lazer. Desenvolvimento de peças comunicacionais e ações de apoio à promoção Peteca: Campos Peteca, Cocktail VIP e Ações de Verão nas praias do país. Promoção de vendas

12 O inicio das aulas aproxima-se e começa a caminhada de muitos para as associações de estudantes, e a procura pela melhor viagem de finalistas possível. Ora nem mais...encontras-te o que precisas aqui!! Junta-te à nossa equipa de RP's e vai para a Sumol Snow Trip à borla com o teu grupo de amigos. É simples trazes pessoas para a viagem e nós damos-te a viagem. Só o ano passado este blog levou 4 pessoas à borla para a viagem pelo seu excelente trabalho como RP's juntando um total de cerca de 100 pessoas. Para além da viagem ainda te pagamos por cada pessoa que leves!! Relações Públicas

13 2º Passo – Defina os alvos da comunicação

14 Iniciadores Como iniciadores entendemos, crianças com idades compreendidas entre os 6- 12, que será um dos alvos a atingir através de publicidade.

15 Influenciadores A série dos morangos com açúcar foi um dos influenciadores da marca, ajudando assim a decisão de compra de muitos consumidores.

16 3º Passo – Estabeleça os objetivos da comunicação

17 Objetivo da Sumol Vender mais. YTD = 3%

18 4º Passo – Defina o mix da comunicação

19 Patrocínio e mecenato Eventos: Mecenas: Temos formalizado um mecenato social de que nos orgulhamos e que se designa de Quinta Essência – Qe Sintra, cujo objectivo é de maximizar a autonomia e a integração social de pessoas com deficiência mental. é o objectivo de Qe Sintra, um novo complexo privado para pessoas com deficiência mental, maiores de 16 anos, que integra um pólo pedagógico e um pólo residencial, numa área total de 15 mil m2. (5.000 )

20 Merchandising Custos: Distribuidores: Pessoal da empresa: Transportes:

21 5º Passo – Determina o Orçamento

22 A empresa tem planeado gastar : Publicidade: Distribuidores: Transportes: Eventos: Pessoal da empresa: Total de:

23 6º Passo – Elabore uma estratégia criativa e um plano de media

24 Estratégia criativa A empresa proporciona-lhe mais um momento inesquecível no Summer Fest no próximo verão. Na compra de dois packs da sumol oferecemos-lhe um bilhete de graça para o melhor festival de verão.

25 Plano de media A empresa irá divulgar o seu produto através da televisão, rádio, outdoors e nas redes sociais.

26 7º Passo – Implemente, avalie e controle

27 Dia 1 – apresentação da estratégia criativa; Dia 5 – reunião com o pessoal da empresa; Dia 10 – reunião com os distribuidores; Dia 15 – apresentação do produto a agências de publicidade; Dia 20 – lançamento do produto ao mercado.

28 1. - A campanha assenta numa boa estratégia? Sim - Os objetivos são realistas em função dos meios e recursos (financeiros, contexto, …)? Sim -Que articulação existe ao nível do Mix de comunicação? Patrocínio e Mecenato; Merchandising -A promessa é forte? Sim -Qual o valor da estratégia de meios? televisão, rádio, outdoors e nas redes sociais -Será o timming mais para a campanha? Sim Avaliação Final:

29 2. -A campanha será vista? Terá impacto? Sim -A repetição média é suficiente? Sim - A conceção e o formato chamarão a atenção? Sim 3. - A criação será eficaz? Sim -Existe uma ideia criativa? Sim 4. - A Campanha será aceite internamente? Motivará a força de vendas e a distribuição? Sim

30 5. - Como é que a campanha poderá durar e evoluir acompanhando as evoluções da Ma rca e do mercado? A campanha irá durar cerca de 1 mês. Durante as primeiras duas semanas vamos utilizar como meio de comunicação a televisão e a rádio nas outras duas semanas iremos usar os outdoors e as redes sociais.


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