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Por Sami Kuperchmit.

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1 Por Sami Kuperchmit

2 Orçamento empresarial

3 Planejamento Financeiro de Longo Prazo (Estratégico):
Em geral, cobrem um período de 2 a 10 anos. Normalmente não são explícitos em números. Planos financeiros integrados ao processo de produção e marketing para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Empresas que estão sujeitas a elevados graus de incerteza operacional adotam horizontes mais curtos (risco operacional).

4 Planejamento Financeiro de Curto Prazo:
Representa a expressão formal, em termos quantitativos, das metas empresariais para um período específico (normalmente 1 ano). Orçamento de Vendas Orçamento de produção Orçamento dos custos de produção Orçamento das despesas operacionais Orçamento de investimentos Orçamento de caixa

5 ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Poderosa ferramenta de controle, envolve todos os setores da empresa. O orçamento, preferivelmente, estará inserido na área de Controladoria. Em geral formada por diretorias, controller e gerente financeiro. A equipe deve ter visão global da empresa. Fase 1 – Criação da equipe orçamentaria Deve estar em linha com as metas e valores da companhia Fase 2 – Definição das premissas orçamentárias Definição de estruturas, criterios, unidades de negocio, centros de resultado Fase 3 – Sistema de informação contabil Definição dos trabalhos de execução do cronograma do plano orçamentário Fase 4 – Projeção, Re projeção e controle

6 tipos de orçamento Orçamento Estático
Usado por grandes organizações que consolidam orçamentos de varias unidades É o mais comum Perde valor de controle, caso as metas não possam ser atingidas Não permite alterações

7 tipos de orçamento Orçamento Flexivel
Os custos variaveis seguem o volume da atividade Mensurado por unidades Os custos fixos são tratados da forma tradicional Composto de uma serie de orçamentos

8 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO ORÇAMENTO DE VENDAS
ORÇAMENTO DE DESPESAS COMERCIAIS E DE PROMOÇÃO ORÇAMENTO DE VENDAS ORÇAMENTO DE QUANTIDADES A PRODUZIR ORÇAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS ORÇAMENTO DO ATIVO PERMANENTE ORÇAMENTO DE CAIXA PROJEÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCICIO PROJEÇÃO DO BALANÇO

9 ANALISE DAS INFORMAÇÕES
Dados externos: referem-se à economia Crescimento da população Comportamento do PIB (crescimento ou retração), Políticas econômicas Comércio com exterior Mercado concorrente (produtos substitutos) Mercado consumidor Dados internos: referem-se à empresa Informações contábeis Estatísticas internas Capacidade produtiva e produtividade Políticas de preços Perspectivas de investimentos internos

10 ANALISE DAS INFORMAÇÕES
Os dados internos e externos : A analise dos dados internos e externos : São inseridos em modelos e técnicas de previsão Proporciona a possibilidade de previsão das vendas, da produção e da receita. A partir do nível de produção, estima-se os recursos necessários (desembolsos, gastos – despesas e custos, investimentos). Então pode-se projetar a variação do patrimônio da empresa.

11 VANTAGENS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Introduz o hábito do exame prévio e minucioso de informações Estimula a participação de todos os membros da administração na fixação dos objetivos Exige quantificação das previsões Facilita a delegação de poderes Exige informações contábeis confiáveis Permite identificar áreas eficientes e deficientes Permite a utilização eficaz dos recursos disponíveis

12 FUNÇÃO CONTROLE Compreende a aferição do desempenho em relação ao padrão estabelecido Medir e comparar o realizado com o planejado Analisar os desvios significativos e adotar medidas corretivas Avaliar a efetividade das providências tomadas e registrar essas informações

13 RESTRIÇÕES INTERNAS E EXTERNAS OBJETIVOS DE MARKETING
ORÇAMENTO DE VENDAS Via de regra, o orçamento empresarial começa pelas vendas projetadas RESTRIÇÕES INTERNAS E EXTERNAS Variáveis do mercado consumidor Variáveis de produção Variáveis de mercado fornecedor Variáveis de trabalho Variáveis de recursos financeiro POLÍTICAS DE MKT Preço Produto Promoção Pontos de Distribuição OBJETIVOS DE MARKETING CONVERGEM AOS OBJETIVOS GERAIS DA EMPRESA

14 RESTRIÇÕES NO ORÇAMENTO DE VENDAS
Restrições Internas Capacidade produtiva insuficiente Estrutura adm. inadequada Pessoal interno inabilitado Insuficiência de capital de giro Restrições Externas Política de comércio exterior desfavorável Política monetária (crédito e taxa de juros) desfavorável Mercado fornecedor precário Restrição de mão-de-obra externa

15 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO Depois de conhecida a figura de vendas, pode-se calcular quanto produzir.

16 Fluxo de Vendas, Produção e Estoque (fonte: Sobanski, 1994, p
Fluxo de Vendas, Produção e Estoque (fonte: Sobanski, 1994, p. 30) Relação da produção com as compras e vendas compras Estoque de materiais de produção produção Estoque de produtos em processo Estoque produtos acabados vendas Sentido dos insumos

17 TIPOS DE PROCESSOS PRODUTIVOS
O Plano de Produção requer o conhecimento: Do Plano de Vendas Das características de armazenamento dos materiais Da Economia de escala do processo Da capacidade ótima e máxima de produção Da duração e etapas do processo produtivo Dos Lotes econômicos de produção Da utilização da MOB direta

18 PRODUÇÃO CONSTANTE Dados do gráfico: Produção estabilizada em 10;
Estoques abaixo da produção na maior parte do período; Vendas acima da produção nos meses finais do período. Características da produção constante: Maior custo de estocagem; Pouca flexibilidade em vendas; Otimização dos ativos fixos; Minimização do o regime extraordinário de trabalho; Gestão facilitada do fluxo de materiais. Comportamento das vendas , estoques e produção no decorrer dos períodos

19 PRODUÇÃO AO NIVEL DE VENDAS
Características da Produção variável: A produção não é estabilizada; Maior custo de manutenção dos equipamentos; Maior custo da mão-de-obra; Adm. de materiais complexa; Níveis de estoque menores com baixo custo de estocagem; Flexibilidade de vendas. Comportamento das vendas , estoques e produção no decorrer dos períodos

20 PRODUÇÃO POR CICLOS Dados do gráfico: Produção estabilizada em 25;
Estoques abaixo da produção na maior parte do período; Vendas abaixo da produção durante todo o período. Características da produção por ciclos: Maior custo de estocagem; Pouca flexibilidade em vendas; Otimização dos ativos fixos; Minimização do o regime extraordinário de trabalho; Gestão facilitada do fluxo de materiais. Comportamento das vendas , estoques e produção no decorrer dos períodos

21 ORÇAMENTO DE MATERIAS PRIMAS E COMPRAS
MP são bens adquiridos que integram-se nos produtos acabados por transformação ou por montagem. Custos relacionados à MP: Custo do Material adquirido; Despesas relativas ao processo de compra; Despesas relativas à manutenção dos estoques; Despesas decorrentes da falta de estoques

22 CALCULO DO CUSTO DA MATERIA PRIMA
Obter a quantidade de produtos a fabricar no período em estudo; A quantidade de matéria prima a ser consumida é o resultado da multiplicação dos produtos a fabricar pela quantidade padrão de consumo; O custo total da matéria prima é o resultado da multiplicação da quantidade de materia prima a ser consumida pelo custo médio unitário previsto para o período.

23 CALCULO DA MÃO DE OBRA DIRETA (MOD)
A MOD é composta pelos trabalhadores que participam na atividade fim da empresa. Numa indústria, inclui os supervisores dos operários, o pessoal do almoxarifado, da manutenção, e do planejamento e controle da produção. Normalmente é considerado um custo variável, dada a alta correlação entre o tempo e o volume de produção

24 CALCULO DA MÃO DE OBRA DIRETA (MOD)
Remuneração Líquida da MOD: Horas de MOD X Salário/Hora Custo Total da MOD: Remuneração Líquida + Encargos + DSR Encargos: INSS, FGTS, 1/3 Férias, 13° Sal., seguros, planos de saúde, subsídios de refeição etc. DSR = Descanso Semanal Remunerado

25 CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO - CIF
Podem ser FIXOS, VARIÁVEIS OU SEMIVARIÁVEIS. Os custos indiretos são todos os custos que não podem ser classificados como mão-de-obra direta ou matéria prima (ou seja, não têm relação direta com o nível de produção). Mão-de-obra indireta normalmente FIXO Materiais indiretos normalmente VARIÁVEL Manutenção normalmente SEMIVARIÁVEL Energia elétrica normalmente SEMIVARIÁVEL Depreciação normalmente FIXO Seguros normalmente FIXO

26 Orçamento das Despesas Administrativas e Comerciais
Podem ser FIXOS, VARIÁVEIS OU SEMIVARIÁVEIS. As despesas são sacrifícios financeiros (das áreas administrativa e comercial) para obtenção de receita. Despesas de Marketing normalmente FIXO Salários/encargos Adm. e de vendas FIXO e SEMIVARIÁVEL Telefone e comunicação normalmente FIXO Depreciação normalmente FIXO Material de expediente SEMIVARIÁVEL Transporte SEMIVARIÁVEL

27 Orçamento de Caixa e Disponibilidades
A projeção do Fluxo de Caixa é indispensável, e permite: Visualizar a provável posição financeira da empresa e as possíveis insuficiências ou excessos de caixa. Avaliar com antecedência alternativas de solução para insuficiências de caixa Identificar a melhor opção de aplicação de recursos excedentes. Embasar a política de pagamentos e recebimentos da empresa.

28 EXERCICIO DE ORÇAMENTAÇÃO – CIA ABC

29 ORÇAMENTO DE VENDAS DA CIA ABC
A empresa adota a seguinte politica de vendas: 20% das vendas são efetuadas a vista 30% das vendas são efetuadas a 30dd. 50% das vendas são efetuadas a 60dd.

30 ORÇAMENTO DE VENDAS DA CIA ABC
Período janeiro fevereiro março abril maio junho Clientes Vendas no período 80.000 Recebimentos anteriores a 50% 60.000 Recebimentos anteriores a 30% Recebimentos vendas a vista (20%) 40.000 36.000 16.000 34.000 30.000 24.000 Recebimentos vendas a 30dd (30%) 54.000 51.000 45.000 96.000 Recebimentos vendas a 60dd (50%) 90.000 85.000 75.000 TOTAIS

31 ORÇAMENTO DE COMPRAS A CIA ABC
A empresa adota a seguinte politica para seus fornecedores: 20% das compras são efetuadas a vista 30% das compras são efetuadas a 30dd. 50% das compras são efetuadas a 60dd.

32 ORÇAMENTO DE COMPRAS DA CIA ABC
Período janeiro fevereiro março abril maio junho Fornecedores Compras no período 40.000 30.000 15.000 20.000 25.000 Pagamentos anteriores a 30% 60.000 Pagamentos anteriores a 50% Pagamentos vendas a vista (20%) 8.000 6.000 3.000 4.000 5.000 Pagamentos vendas a 30dd (30%) 12.000 9.000 4.500 7.500 Pagamentos vendas a 60dd (50%) 22.500 TOTAIS 68.000 35.000 27.000 23.500 18.500

33 ORÇAMENTO DE CAPITAL DA CIA ABC
Período janeiro fevereiro março abril maio junho Saldo financiamento COMPRA DE VEICULO 30.000 3.000 21.000 COMPRA DE EQUIPAMENTO DE INFORMATICA 1.500 7.500 ORÇAMENTO DE CAPITAL

34 ORÇAMENTO DE SALARIOS DA CIA ABC – regime de caixa
Período janeiro fevereiro março abril maio junho Total semestre Segunda quinzena periodo anterior 18.000 Primeira quinzena 18.900 Segunda quinzena TOTAL 54.000 36.000 37.800 O reajuste anual da categoria foi definido em 5% a partir de Abril

35 ORÇAMENTO DE SALARIOS DA CIA ABC – regime de competencia
Período janeiro fevereiro março abril maio junho Total semestre Segunda quinzena periodo anterior 18.000 Primeira quinzena 18.900 Segunda quinzena TOTAL 54.000 36.000 37.800 O reajuste anual da categoria foi definido em 5% a partir de Abril

36 Demonstração de Resultado do Exercício projetada
janeiro Fevereiro março abril maio junho Receita Bruta de Vendas 80.000 Receita líquida Custo da mercadoria vendida (60.000) (30.000) (37.000) (21.000) (15.000) Lucro Bruto 43.000 90.000 Salario pessoal administrativo (54.000) (36.000) (37.800) Alugueis (1.850) Despesas com seguros (250) Despesas gerais (0,7% das vendas no mês) (1.400) (1.260) (560) (1.190) (1.050) (840) Despesas com depreciação (1.200) Lucro operacional 81.300 3.140 92.850 48.060 Lucro antes do imposto de renda Provisão IR e CSLL 27.642 37.209 1.067 36.281 31.569 16.340 Lucro liquido 53.658 72.230 2.072 70.428 61.281 31.719

37 JANEIRO É O MÊS COM MELHOR PROJEÇÃO DE VENDAS
RECEITA BRUTA ORÇADA JANEIRO É O MÊS COM MELHOR PROJEÇÃO DE VENDAS

38 Os salarios da administração superam em muito qualquer outro gasto
DESPESAS ORÇADAS Os salarios da administração superam em muito qualquer outro gasto

39 RESULTADO DO PERIODO – LUCRO LIQUIDO PROJETADO

40 resumo Realizado X orçado Analise dos desvios Registro das informações
ORÇAMENTO Realizado X orçado Registro das informações Efetividade da correção Correção de procedimentos Analise dos desvios

41 Alcance do orçamento Expressão, em termos numericos, dos recursos necessarios para alcançar resultados Estabelecimento de padrões e objetivos Projeção dos resultados Estabelecimento de controles Orçamento

42 GLOBAL BUSINESS CONSULTING
Execelência na tecnica administrativa


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