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Por Sami Kuperchmit. Orçamento empresarial Planejamento Financeiro de Longo Prazo (Estratégico): Em geral, cobrem um período de 2 a 10 anos. Normalmente.

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1 Por Sami Kuperchmit

2 Orçamento empresarial

3 Planejamento Financeiro de Longo Prazo (Estratégico): Em geral, cobrem um período de 2 a 10 anos. Normalmente não são explícitos em números. Planos financeiros integrados ao processo de produção e marketing para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Empresas que estão sujeitas a elevados graus de incerteza operacional adotam horizontes mais curtos (risco operacional).

4 Planejamento Financeiro de Curto Prazo: Representa a expressão formal, em termos quantitativos, das metas empresariais para um período específico (normalmente 1 ano). Orçamento de Vendas Orçamento de produção Orçamento dos custos de produção Orçamento das despesas operacionais Orçamento de investimentos Orçamento de caixa

5 Em geral formada por diretorias, controller e gerente financeiro. A equipe deve ter visão global da empresa. ORÇAMENTO EMPRESARIAL Deve estar em linha com as metas e valores da companhia Definição de estruturas, criterios, unidades de negocio, centros de resultado Definição dos trabalhos de execução do cronograma do plano orçamentário Fase 4 – Projeção, Re projeção e controle Fase 1 – Criação da equipe orçamentaria Fase 2 – Definição das premissas orçamentárias Fase 3 – Sistema de informação contabil Poderosa ferramenta de controle, envolve todos os setores da empresa. O orçamento, preferivelmente, estará inserido na área de Controladoria.

6 tipos de orçamento Orçamento Estático É o mais comum Perde valor de controle, caso as metas não possam ser atingidas Não permite alterações Usado por grandes organizações que consolidam orçamentos de varias unidades

7 tipos de orçamento Orçamento Flexivel Mensurado por unidades Os custos fixos são tratados da forma tradicional Composto de uma serie de orçamentos Os custos variaveis seguem o volume da atividade

8 SISTEMA ORÇAMENTÁRIO ORÇAMENTO DE DESPESAS COMERCIAIS E DE PROMOÇÃO ORÇAMENTO DE VENDAS ORÇAMENTO DE QUANTIDADES A PRODUZIR ORÇAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS ORÇAMENTO DO ATIVO PERMANENTE ORÇAMENTO DE CAIXA PROJEÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCICIO PROJEÇÃO DO BALANÇO

9 Dados externos: referem-se à economia Crescimento da população Comportamento do PIB (crescimento ou retração), Políticas econômicas Comércio com exterior Mercado concorrente (produtos substitutos) Mercado consumidor ANALISE DAS INFORMAÇÕES Dados internos: referem-se à empresa Informações contábeis Estatísticas internas Capacidade produtiva e produtividade Políticas de preços Perspectivas de investimentos internos

10 São inseridos em modelos e técnicas de previsão Proporciona a possibilidade de previsão das vendas, da produção e da receita. A partir do nível de produção, estima-se os recursos necessários (desembolsos, gastos – despesas e custos, investimentos). Então pode-se projetar a variação do patrimônio da empresa. ANALISE DAS INFORMAÇÕES A analise dos dados internos e externos : Os dados internos e externos :

11 Introduz o hábito do exame prévio e minucioso de informações Estimula a participação de todos os membros da administração na fixação dos objetivos Exige quantificação das previsões Facilita a delegação de poderes Exige informações contábeis confiáveis Permite identificar áreas eficientes e deficientes Permite a utilização eficaz dos recursos disponíveis VANTAGENS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

12 FUNÇÃO CONTROLE Compreende a aferição do desempenho em relação ao padrão estabelecido Medir e comparar o realizado com o planejado Analisar os desvios significativos e adotar medidas corretivas Avaliar a efetividade das providências tomadas e registrar essas informações

13 ORÇAMENTO DE VENDAS Via de regra, o orçamento empresarial começa pelas vendas projetadas Variáveis do mercado consumidor Variáveis de produção Variáveis de mercado fornecedor Variáveis de trabalho Variáveis de recursos financeiro Variáveis do mercado consumidor Variáveis de produção Variáveis de mercado fornecedor Variáveis de trabalho Variáveis de recursos financeiro POLÍTICAS DE MKT Preço Produto Promoção Pontos de Distribuição POLÍTICAS DE MKT Preço Produto Promoção Pontos de Distribuição OBJETIVOS DE MARKETING CONVERGEM AOS OBJETIVOS GERAIS DA EMPRESA

14 Restrições Internas Capacidade produtiva insuficiente Estrutura adm. inadequada Pessoal interno inabilitado Insuficiência de capital de giro Restrições Externas Política de comércio exterior desfavorável Política monetária (crédito e taxa de juros) desfavorável Mercado fornecedor precário Restrição de mão-de- obra externa RESTRIÇÕES NO ORÇAMENTO DE VENDAS

15 Depois de conhecida a figura de vendas, pode-se calcular quanto produzir. ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

16 Fluxo de Vendas, Produção e Estoque (fonte: Sobanski, 1994, p. 30) Relação da produção com as compras e vendas Sentido dos insumos

17 TIPOS DE PROCESSOS PRODUTIVOS O Plano de Produção requer o conhecimento: Do Plano de Vendas Das características de armazenamento dos materiais Da Economia de escala do processo Da capacidade ótima e máxima de produção Da duração e etapas do processo produtivo Dos Lotes econômicos de produção Da utilização da MOB direta

18 - Dados do gráfico: - Produção estabilizada em 10; - Estoques abaixo da produção na maior parte do período; - Vendas acima da produção nos meses finais do período. - Características da produção constante: Maior custo de estocagem; Pouca flexibilidade em vendas; Otimização dos ativos fixos; Minimização do o regime extraordinário de trabalho; Gestão facilitada do fluxo de materiais. PRODUÇÃO CONSTANTE Comportamento das vendas, estoques e produção no decorrer dos períodos

19 Características da Produção variável: A produção não é estabilizada; Maior custo de manutenção dos equipamentos; Maior custo da mão-de-obra; Adm. de materiais complexa; Níveis de estoque menores com baixo custo de estocagem; Flexibilidade de vendas. PRODUÇÃO AO NIVEL DE VENDAS Comportamento das vendas, estoques e produção no decorrer dos períodos

20 - Dados do gráfico: - Produção estabilizada em 25; - Estoques abaixo da produção na maior parte do período; - Vendas abaixo da produção durante todo o período. - Características da produção por ciclos: Maior custo de estocagem; Pouca flexibilidade em vendas; Otimização dos ativos fixos; Minimização do o regime extraordinário de trabalho; Gestão facilitada do fluxo de materiais. PRODUÇÃO POR CICLOS Comportamento das vendas, estoques e produção no decorrer dos períodos

21 ORÇAMENTO DE MATERIAS PRIMAS E COMPRAS MP são bens adquiridos que integram-se nos produtos acabados por transformação ou por montagem. Custos relacionados à MP: Custo do Material adquirido; Despesas relativas ao processo de compra; Despesas relativas à manutenção dos estoques; Despesas decorrentes da falta de estoques

22 CALCULO DO CUSTO DA MATERIA PRIMA Obter a quantidade de produtos a fabricar no período em estudo; A quantidade de matéria prima a ser consumida é o resultado da multiplicação dos produtos a fabricar pela quantidade padrão de consumo; O custo total da matéria prima é o resultado da multiplicação da quantidade de materia prima a ser consumida pelo custo médio unitário previsto para o período.

23 CALCULO DA MÃO DE OBRA DIRETA (MOD) A MOD é composta pelos trabalhadores que participam na atividade fim da empresa. Numa indústria, inclui os supervisores dos operários, o pessoal do almoxarifado, da manutenção, e do planejamento e controle da produção. Normalmente é considerado um custo variável, dada a alta correlação entre o tempo e o volume de produção

24 CALCULO DA MÃO DE OBRA DIRETA (MOD) Remuneração Líquida da MOD: Horas de MOD X Salário/Hora Custo Total da MOD: Remuneração Líquida + Encargos + DSR Encargos: INSS, FGTS, 1/3 Férias, 13° Sal., seguros, planos de saúde, subsídios de refeição etc. DSR = Descanso Semanal Remunerado

25 Podem ser FIXOS, VARIÁVEIS OU SEMIVARIÁVEIS. Mão-de-obra indiretanormalmente FIXO Materiais indiretos normalmente VARIÁVEL Manutençãonormalmente SEMIVARIÁVEL Energia elétricanormalmente SEMIVARIÁVEL Depreciaçãonormalmente FIXO Segurosnormalmente FIXO CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO - CIF Os custos indiretos são todos os custos que não podem ser classificados como mão-de-obra direta ou matéria prima (ou seja, não têm relação direta com o nível de produção).

26 Podem ser FIXOS, VARIÁVEIS OU SEMIVARIÁVEIS. Despesas de Marketing normalmente FIXO Salários/encargos Adm. e de vendasFIXO e SEMIVARIÁVEL Telefone e comunicaçãonormalmente FIXO Depreciaçãonormalmente FIXO Material de expedienteSEMIVARIÁVEL TransporteSEMIVARIÁVEL Orçamento das Despesas Administrativas e Comerciais As despesas são sacrifícios financeiros (das áreas administrativa e comercial) para obtenção de receita.

27 A projeção do Fluxo de Caixa é indispensável, e permite: Visualizar a provável posição financeira da empresa e as possíveis insuficiências ou excessos de caixa. Avaliar com antecedência alternativas de solução para insuficiências de caixa Identificar a melhor opção de aplicação de recursos excedentes. Embasar a política de pagamentos e recebimentos da empresa. Orçamento de Caixa e Disponibilidades

28 EXERCICIO DE ORÇAMENTAÇÃO – CIA ABC

29 A empresa adota a seguinte politica de vendas: 20% das vendas são efetuadas a vista 30% das vendas são efetuadas a 30dd. 50% das vendas são efetuadas a 60dd. ORÇAMENTO DE VENDAS DA CIA ABC

30 PeríodojaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhoClientes Vendas no período Recebimentos anteriores a 50% Recebimentos anteriores a 30% Recebimentos vendas a vista (20%) Recebimentos vendas a 30dd (30%) Recebimentos vendas a 60dd (50%) TOTAIS

31 A empresa adota a seguinte politica para seus fornecedores: 20% das compras são efetuadas a vista 30% das compras são efetuadas a 30dd. 50% das compras são efetuadas a 60dd. ORÇAMENTO DE COMPRAS A CIA ABC

32 ORÇAMENTO DE COMPRAS DA CIA ABC PeríodojaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhoFornecedores Compras no período Pagamentos anteriores a 30% Pagamentos anteriores a 50% Pagamentos vendas a vista (20%) Pagamentos vendas a 30dd (30%) Pagamentos vendas a 60dd (50%) TOTAIS

33 ORÇAMENTO DE CAPITAL DA CIA ABC PeríodojaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhoSaldo financiamento COMPRA DE VEICULO COMPRA DE EQUIPAMENTO DE INFORMATICA ORÇAMENTO DE CAPITAL

34 ORÇAMENTO DE SALARIOS DA CIA ABC – regime de caixa PeríodojaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhoTotal semestre Segunda quinzena periodo anterior Primeira quinzena Segunda quinzena TOTAL O reajuste anual da categoria foi definido em 5% a partir de Abril

35 ORÇAMENTO DE SALARIOS DA CIA ABC – regime de competencia PeríodojaneirofevereiromarçoabrilmaiojunhoTotal semestre Segunda quinzena periodo anterior Primeira quinzena Segunda quinzena TOTAL O reajuste anual da categoria foi definido em 5% a partir de Abril

36 Demonstração de Resultado do Exercício projetada

37 RECEITA BRUTA ORÇADA JANEIRO É O MÊS COM MELHOR PROJEÇÃO DE VENDAS

38 DESPESAS ORÇADAS Os salarios da administração superam em muito qualquer outro gasto

39 RESULTADO DO PERIODO – LUCRO LIQUIDO PROJETADO

40 resumo

41 Alcance do orçamento

42 GLOBAL BUSINESS CONSULTING Execelência na tecnica administrativa


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