A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Letramento e o Processo de Alfabetização como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Letramento e o Processo de Alfabetização como."— Transcrição da apresentação:

1 Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE Letramentus - consultoria em linguagem e educação

2 Inspirada pelos dizeres teóricos já apresentados, esta apresentação versará sobre a prática fonoaudiológica em Oficinas de Linguagem com crianças; Oficinas de Linguagem com crianças; Formação de Educadores, de Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA. Formação de Educadores, de Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA.

3 OBJETIVOS Problematizar as ações tradicionalmente desenvolvidas pela Fonoaudiologia para o acolhimento ao problema em questão; Problematizar as ações tradicionalmente desenvolvidas pela Fonoaudiologia para o acolhimento ao problema em questão; Ressignificar o fazer profissional, com base nas propostas de oficinas de linguagem e formação de educadores, de modo a destacar a promoção da saúde. Ressignificar o fazer profissional, com base nas propostas de oficinas de linguagem e formação de educadores, de modo a destacar a promoção da saúde.

4 OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoques Enfoque histórico da ação: Enfoque histórico da ação: foco = curativo/reabilitador – preventivo; foco = curativo/reabilitador – preventivo; surgiram como forma de organização da demanda na UBS e modalidade de atendimento na escola; surgiram como forma de organização da demanda na UBS e modalidade de atendimento na escola; critérios para agrupamento = idade e caracterização da patologia/sistematicidade do distúrbio. critérios para agrupamento = idade e caracterização da patologia/sistematicidade do distúrbio.

5 OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoques Enfoque atual (em destaque nesta proposta): Enfoque atual (em destaque nesta proposta): foco = promoção da saúde; foco = promoção da saúde; surgem como alternativa de otimização da linguagem, envolvendo a seleção de gêneros do discurso e a constituição da fala letrada; surgem como alternativa de otimização da linguagem, envolvendo a seleção de gêneros do discurso e a constituição da fala letrada; critérios para formação de grupos = história de letramento, grau de letramento, necessidades de aprimoramento e idade. critérios para formação de grupos = história de letramento, grau de letramento, necessidades de aprimoramento e idade.

6 OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoque atual Definição: espaços privilegiados de interlocução que, embora não contemplem a instância terapêutica, produzem efeitos significativos na relação entre o sujeito e a linguagem (Calheta, 2006); Definição: espaços privilegiados de interlocução que, embora não contemplem a instância terapêutica, produzem efeitos significativos na relação entre o sujeito e a linguagem (Calheta, 2006); Objetivo: possibilitar o estabelecimento de heterogêneas parcerias discursivas, do ponto de vista do repertório lingüístico, que promovam a (re)inserção do sujeito em práticas letradas. Objetivo: possibilitar o estabelecimento de heterogêneas parcerias discursivas, do ponto de vista do repertório lingüístico, que promovam a (re)inserção do sujeito em práticas letradas.

7 OFICINAS DE LINGUAGEM: enfoque atual Oficina com crianças: desenvolvimento da proposta, com base em Oficina com crianças: desenvolvimento da proposta, com base em entrevistas com pais/responsáveis; entrevistas com pais/responsáveis; formação de grupos; formação de grupos; projeto Sala de Espera. projeto Sala de Espera.

8 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoques Enfoque histórico da ação: Enfoque histórico da ação: foco 1 = curativo (orientação guiada pela presença de crianças com diversos distúrbios da comunicação); foco 1 = curativo (orientação guiada pela presença de crianças com diversos distúrbios da comunicação); Foco 2 = preventivo (encontros com professores, cujos alunos apresentam ou não distúrbios, para evitar ou minimizar os efeitos das patologias). Foco 2 = preventivo (encontros com professores, cujos alunos apresentam ou não distúrbios, para evitar ou minimizar os efeitos das patologias).

9 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoques Enfoque atual: Enfoque atual: Foco = promoção da saúde; encontros reflexivos com educadores, guiados pelos dados do perfil institucional; Foco = promoção da saúde; encontros reflexivos com educadores, guiados pelos dados do perfil institucional; Ênfases = perfil institucional Ênfases = perfil institucional seleção de temáticas de interesse seleção de temáticas de interesse configuração da freqüência e duração. configuração da freqüência e duração.

10 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual Definição: ação caracterizada pelo foco na promoção da saúde, de forma a possibilitar o estabelecimento de relações discursivas qualitativas entre educadores e o fonoaudiólogo (Calheta, 2005); Definição: ação caracterizada pelo foco na promoção da saúde, de forma a possibilitar o estabelecimento de relações discursivas qualitativas entre educadores e o fonoaudiólogo (Calheta, 2005); Objetivo: promover encontros reflexivos, com destaque ao desenvolvimento dos sujeitos inseridos na escola, que possam contribuir para o fazer do educador. Objetivo: promover encontros reflexivos, com destaque ao desenvolvimento dos sujeitos inseridos na escola, que possam contribuir para o fazer do educador.

11 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual / diretrizes modalidades – presencial e à distância; modalidades – presencial e à distância; focos da formação - produção textual focos da formação - produção textual capacidades de leitura capacidades de leitura análise lingüística; análise lingüística; educadores envolvidos – Educação Infantil educadores envolvidos – Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Médio EJA. EJA.

12 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: enfoque atual Etapa de formação escolar dos alunos/temas: Etapa de formação escolar dos alunos/temas: Educação Infantil = desenvolvimento da linguagem e eventos de letramento; Ensino Fundamental = alfabetização e práticas sociais de leitura e escrita; Ensino Médio = articulação das capacidades de leitura / produção de textos e gramática; EJA = relação entre histórias de letramento e modos de apropriação do conhecimento.

13 Contatos:


Carregar ppt "Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Letramento e o Processo de Alfabetização como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google