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FRANCESCHINI ANÁLISES DE MERCADO MPI BRASIL - Meeting Professionals International Gestão de Eventos Corporativos.

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Apresentação em tema: "FRANCESCHINI ANÁLISES DE MERCADO MPI BRASIL - Meeting Professionals International Gestão de Eventos Corporativos."— Transcrição da apresentação:

1 FRANCESCHINI ANÁLISES DE MERCADO MPI BRASIL - Meeting Professionals International Gestão de Eventos Corporativos

2 Principais Informações da Pesquisa Introdução ObjetivoAtualizar as principais informações do mercado de eventos corporativos no Brasil, seu funcionamento, tendências e crenças. Tipo de pesquisa / TécnicaQuantitativa / Pesquisa Telefônica UniversoAs 1000 maiores empresas do Brasil – Revista Exame EntrevistadoResponsável pela gestão de eventos corporativos Período da Coleta14/08 a 31/08/2009 Abrangência da Amostra São PauloBrasil Retrato mais abrangente e diversificado

3 Perfil das empresas Base: 52 entrevistas Ramo de Atividade Número de Funcionários Média: 12 mil funcionários

4 Indústria EletrônicaEletrodomésticos Metalurgia / SiderurgiaBorracha / Pneus Mineração e metalurgiaQuímica e Petroquímica BebidasAeroespacial AlimentíciaFarmacêutica Louças e cerâmicaCalçados AgropecuáriaCabos eletrônicos Papel e celuloseIndústria de base Comércio & Serviços Instituições Financeiras Logística Desenvolvimento de Software / TI Meios de comunicação Telecomunicação Supermercado / Varejo Energia Serviços de saúde Atacado Saneamento Básico Perfil das empresas Base: 52 entrevistas Matriz

5 Comunicação Recursos Humanos Eventos Promoção Comercial Responsabilidade social Diretoria/ Presidência Área ou Departamento Administrativo Inteligência de mercado O Profissional Base: 52 entrevistas Marketing

6 Diretor Coordenador Gerente Analista Cargo do Responsável Outros cargos Assistente O Profissional 2007 Analista43% Coordenador25% Gerente10% Outros Cargos8% Diretor2% Assistente12% Amostra qualificada: Aumento da abrangência territorial; Maior diversificação de atividades e origem das empresas; Melhora na coleta das informações; Respondente mais qualificado; Base: 52 entrevistas

7 Eventos corporativos Profissional e Empresa Base: 52 entrevistas Demandam funcionários mais qualificados, mais de 50% dos respondentes ocupam cargos de chefia de gerenciais; Denotam maior especificidade, algumas empresas contam com áreas cada vez mais especificas para a gestão de eventos; Estimativas: Empresas 2007: Média de eventos por empresa / ano 307 eventos em Empresas 2009: Média de eventos por empresa / ano 270 eventos em maiores: 153 mil eventos em 2006; 1000 maiores: 270 mil eventos em 2008;

8 Funcionários para org. Eventos Abrangência do atendimento Nível de Atendimento Número de Funcionários Base: 52 entrevistas Estruturas mais robustas Processo mais centralizado

9 A empresa possui calendário de eventos? Planejamento Base: 52 entrevistas Eventos cada vez mais tem importância estratégica Prazo médio para organização dos grandes eventos – Em meses Melhora significativa

10 Orçamento: Ano corrente x ano anterior Planejamento Base: 52 entrevistas Execução até Agosto de 2009 A crise econômica afetou mais a execução do que os investimentos destinados a realização de eventos.

11 Planejamento Etapas da organização de eventos Solicitação interna Planejamento / Briefing Solicitação de proposta para agência Concorrência / Orçamento Análise técnica das propostas Análise da diretoria Negociação com as empresas Aprovação Organização do evento Base: 52 entrevistas Processo mais... Organizado Burocratizado Indústria, empresas com calendário e que contratam todos os fornecedores tem melhor percepção de todas as etapas de planejamento e organização.

12 Festas fechadas / Reuniões Seminários / Congressos / Simpósios Stand em feiras / Salões / Exposições Treinamentos e Work Shop Convenções próprias Recepções / coquetéis Viagens de incentivo Torneios esportivos Confraternização de final de ano Patrocínio de Eventos Culturais Patrocínio de Shows Coletiva de imprensa Eventos Promovidos Base: 52 entrevistas Tipos de eventos Finalidade Relacionamento Mídia Qualificação Relacionamento Mídia Relacionamento Mídia Relacionamento Média de Eventos em 2008: 269 eventos

13 Costumam contratar empresas responsáveis por.. Serviços Contratados Sim Não Serviços de Buffet Decoração Equipamentos e Insumos Promotoras/ recepcionista Material promocional Segurança Brindes Sinalização Aquisição de passagens aéreas

14 Costumam contratar empresas responsáveis por.. Serviços Contratados Vallet Uniformes Reserva de Hotel (hospedagem) Comunicação Transfer Escolha dos locais de realizações Seleção e contratação Artistas Programações recreativas Contratação de palestrantes Sim Não

15 Costumam contratar empresas responsáveis por.. Programações culturais Coordenação e produção Fotógrafo Filmagem Cenografia Limpeza Cerimonial Serviço de reserva / RVSP Montagem Stand Conceito Criativo Serviços Contratados Sim Não

16 Eventos Promovidos Tipos de eventos X Serviços Contratados FinalidadeSetorFocoServiços MídiaIndústriaProdutoMarketing Direto Relacionamento Comercio e Serviços Imagem Apoio ao Relacionamento Grande Aumento Os eventos com foco em mídia, cresceram significativamente, seguindo pelos eventos com forte apelo de relacionamento tanto externo como interno; A contratação dos serviços de apoio indicam essa tendência; A presença de um calendário de eventos está cada vez mais presente pelo tipo de evento.

17 Costumam mensurar os resultados Tipo de mensuração Serviços Contratados Avaliação por imagem Pelo volume de pedidos Pesquisa / enquête estruturada Pelo volume de contratos Pelo volume de orçamentos Não sei Outros Mensuração interna Imprensa Nenhuma menção ao ROI; Aumento do uso da pesquisa como ferramenta de avaliação;

18 O Principal Evento

19 Principal Evento Base: 52 entrevistas Stand em feiras / Salões / Exposições Convenções próprias Confraternização/ Festa fechada Seminários/ Congressos / Simpósios abertas Treinamentos / Work Shop Recepções / coquetéis Ações sociais/ projetos comunitários Outros Tipo de Evento Patrocínio de Shows

20 Público Interno Especificadores Clientes Diretos / Trade Público em geral Representantes / Distribuidores Melhores funcionários Diretores / Gerentes Formadores de opinião Acionista / Associado Vendas ou Comercial Principais Clientes Principal Evento Público Alvo Média de Participantes: 17,5 mil Aumento significativo da participação do público externo Base: 52 entrevistas

21 Principal Evento Finalidade Relacionamento com mercado Integração dos funcionários Fortalecer a imagem da empresa Alinhamento das estratégias Exposição da marca Geração de negócios Lançamentos de produtos ou serviços Premiação Apresentação dos resultados Motivação Ação social Outros 53% dos eventos estão voltados para o relacionamento externo; 26% são voltados para o público interno; 18% são destinados à divulgação de metas e estratégias da empresa Base: 52 entrevistas

22 Contratação do Principal Evento * Pesquisa Franceschini Principal Evento Base: 52 entrevistas

23 Razão da múltipla contratação dos fornecedores Porque é mais barato Facilidade na contratação e criatividade Já tem os fornecedores diretos O atendimento é melhor Mais qualidade do serviço Nenhuma empresa é capaz de absorver, entender e realizar no prazo Sem interferência de terceiros Por restrição orçamentária do depto. financeiro Não vale a pena contratar uma empresa para desenvolver relacionamento com público-alvo Com a empresa sempre falta algo para fazer ou não realiza Principal Evento 1/3 das razões apontadas para estão ligadas a relação de confiança ou falta dela Base: 52 entrevistas

24 As referenciais comerciais As experiências anteriores O conceito criativo Expertise no tipo de evento A infra estrutura da empresa O tempo para a organização As condições de pagamento O preço final O que pesa na contratação dos fornecedores Top Box % 92% 90% 88% 90%86% 88%86% 90%79% 69%67% Nenhuma importânciaNeutro Muito importante Principal Evento Base: 52 entrevistas

25 Ter expertise no tipo de evento em questão As experiências anteriores com a empresa A infra-estrutura da empresa contratada O conceito criativo apresentado O preço final O tempo médio para a organização As referencias comerciais anteriores As condições de pagamento Aspecto mais importante para contratação Principal Evento Base: 52 entrevistas

26 Principal Evento Base: 52 entrevistas Importância média - Aspecto determinante (%) + Matriz de importância

27 Investimento com o principal evento Principal Evento 22% dos principais eventos contam com verbas acima de 1 milhão. Valor de investimento médio R$ 970 mil maiores estimativa: R$ 1 bilhão. Base: 52 entrevistas

28 As empresas atuarão de forma focalizada, serão especialistas em certo tipo de evento. O mercado de eventos no Brasil está em expansão As comissões cobradas pelas agências de eventos são abusivas. As empresas de eventos corporativos contam com profissionais qualificados Organização de eventos dentro da empresa Falta nas empre s as de eventos um report sobre o status da organização do evento Discorda Nem concorda nem discorda ConcordaNão sabe As empresas organizadoras de eventos deveriam rever a sua política de preço. Com a operação centralizada temos mais tranqüilidade para organizarmos o evento As empresas de eventos que trabalham para minha empresa são organizadas e confiáveis Os eventos da minha empresa sempre precisam de mais de um fornecedor Top Box %87% 88%86% 71%86% 90%82% 73%75% 96%75% 62%73% 65%64% 63%58% Tendências Base: 52 entrevistas

29 Contratar apenas uma empresa para organizar todo evento sai muito caro. A contratação direta de todos os fornecedores é mais segura E impossível organizar um evento sem uma empresa que cuide de tudo. Organização de eventos dentro da empresa Pagamos mais para uma empresa de eventos para termos toda operação centralizada. Os maiores problemas na área de eventos acontecem com as agências de viagens. Preferimos agências pequenas e média, ela nos atendem melhor. Discorda Nem concorda nem discorda ConcordaNão sabe Uma empresa de eventos só sobreviverá se atuar em todos os tipos de evento. Faltam empresas com capacidade técnica para organizar grandes eventos. Faltam profissionais qualificados para organizar eventos no mercado. Top Box %55% 42%52% 37%52% 44%52% 56%50% 29%48% 40%47% 29%23% 19%21% Tendências Base: 52 entrevistas

30 Para evitar desconfortos internos, os eventos foram suspensos. A empresa seguiu tendência do mercado e suspendeu os eventos mesmo com verba. A gripe suína atingirá o mercado de eventos. Alguns eventos deverão ser replanejados em função da gripe suína Os eventos só voltarão ao normal, em Por conta da crise, orçamento de 2009, foi reduzido. Em função da gripe suína, eventos com grande número de participantes estão suspensos Os eventos programados serão mantidos mesmo com a gripe suína. Discorda Nem concorda nem discorda ConcordaNão sabe Crise X Gripe Suína X Mercado Nacional Tendências Base: 52 entrevistas

31 Conclusões

32 Em 2 anos o mercado de eventos corporativos... O mercado de eventos no Brasil 1. Está mais profissionalizado; 2. Com estruturas internas maiores e mais centralizadas; 3. Com maior investimentos em planejamento; 4. Com objetivos mais abrangentes; 5. Com perspectivas de expansão; 6. Sensível às diversidades do mercado.

33 Um segmento mais organizado Planejamento 71% das empresas possuem um calendário de eventos, um aumento de 17%; Aumento do tempo de organização: 4 meses em média para organização de grandes eventos, 30 dias a mais; A organização de eventos está concentrada em departamentos de marketing, comunicação, eventos e promoção.

34 Maior participação e relevância no mix de marketing RelacionamentoMídia Qualificação Objetivo do evento Relacionamento Mídia Qualificação Mudança do target

35 Melhora Mais de 50% dos respondentes ocupam cargos de chefia, coordenação, gerência e direção; 41% das empresas contam com mais de 4 pessoas para organização e eventos; 75% dos profissionais atendem as solicitações de toda empresa ou de todo grupo; 86% concordam que a operação centralizada facilita a organização. Profissionalização

36 35% das empresas reduziram o investimentos em 2009; Até agosto, 85% das empresas não tinham executado o orçamento destinado ao período; 70% das empresas suspenderam eventos por conta da crise. 50% das empresas acreditam que a gripe suína também afetou o mercado de eventos. O mercado hoje Sensível às adversidades

37 mil 153 mil Estimativas do Setor – Mil Maiores Eventos por empresa Total de eventos Verba do evento mais importante: Média empresa: R$ 970 mil 1000 Maiores: R$ 1 Bilhão

38 86% dos entrevistados acredita que o mercado de eventos está em expansão; 82% dos entrevistados confiam nas empresas de eventos; 87% das empresas acreditam que a política de preços deve ser revisada; Futuro Um mercado em expansão e sofisticado


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