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MARKETING FARMACÊUTICO
JULIO FERNANDES MAIA NETO
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Marketing - Conceito É um conjunto de técnicas voltadas a promover um produto, serviço, pessoa... Conjunto de ações que uma empresa desenvolve visando conquistar, manter e satisfazer os diferentes públicos com os quais se relaciona, de modo a manter-se competitivo e rentável.
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Conceito É um conjunto de técnicas voltadas à promoção da Farmácia Hospitalar FASE PRIMORDIAL: “Decidir como Decidir” “Qual é o nosso negócio”
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Visão do marketing * ONTEM * HOJE * AMANHÃ
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Clientes: (Internos e Externos)
Funcionários Médicos Odontólogos Nutricionistas Farmacêuticos Fisioterapeutas Fornecedores Pacientes Prestadores de serviços e publico em geral
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Macro-Dependência das empresas
Vigilâncias Sanitárias – Federal, Estadual, Municipal Fornecedores Planos de saúde Variação cambial Escolas de farmácia,medicina e etc Entidades de classe Legislações
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Farmácia Espectro de ação
Assistência Farmacêutica Atenção Farmacêutica Administração e contabilidade Produção e manipulação Sistemas de distribuição Nutrição Parenteral Antineoplásicos Comissões Pesquisa e extensão
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Como promover o marketing na Farmácia
ESTRUTURA FISICA E FUNCIONAL PROFISSIONALISMO PRODUTIVIDADE ESPECTRO DE AÇÃO
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MARKETING NA FARMACIA Informar sempre a funcionalidade dos serviços
Divulgar as novidades Caso divulgar produto de rotina, que seja com finalidade diferente da habitual Textos objetivos, de fácil assimilação e fidedignos Usar material com design ligado às características da instituição Oferecer Departamento Científico permanente Usar a web quando se aplicar Visitar as clínicas e participar dos eventos Relacionamento pessoal e profissional
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MARKETING JUNTO AOS FORNECEDORES
Mostrar-se exigente e conhecedor do assunto Não adquirir produtos promocionais Manter o financeiro em dia Demonstrar organização Tê-lo como parceiro Visitar e ser visitado Ter um bom programa (software) de compras Saber detalhar seus pedidos Evitar erros nos quantitativos e qualitativos Demonstrar ter um bom sistema de informação Negociar preços sem chegar à barganha excessiva
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MARKETING JUNTO AOS FUNCIONÁRIOS
Pagar o justo e em dia Oferecer boas condições e ambiente de trabalho Treinamento contínuo Fazê-lo entender a filosofia da instituição Promover quando for necessário e justo Criar e/ou oferecer atividades sociais e esportivas Incentivar e ajudar a CIPA Manter um excelente relacionamento interpessoal Avaliações coerentes, sérias e sem apadrinhamento
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Merchandising Envolve conhecimento sobre a natureza do produto, sua embalagem, marca, classificação, preço e padronização
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Propaganda e Publicidade
Propaganda:Paga e controlada Publicidade: Gratuita e não controlada
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Função da Propaganda O consumidor deve ser avisado da existência do produto. Informa, educa e faz a venda antecipada na mente do consumidor
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Microambiente de Marketing
Controle Parcial: Fornecedores, concorrentes, consumidores, ...
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Macroambiente de Marketing
Variáveis Incontroláveis:Economia, política, legislações.
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Variáveis Internas Controláveis: Produção, preço, RH,...
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Mix Composto Mercadológico do Marketing (5Ps)
Produto Ponto Preço Promoção Propaganda
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“Nenhuma barreira empresarial será intransponível se utilizarmos a estratégia correta e fizermos uma implantação programada, com um controle monitorado e plano de marketing arrojado”. Julio Maia
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Julio Fernandes Maia Neto
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