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MARKETING FARMACÊUTICO JULIO FERNANDES MAIA NETO.

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Apresentação em tema: "MARKETING FARMACÊUTICO JULIO FERNANDES MAIA NETO."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING FARMACÊUTICO JULIO FERNANDES MAIA NETO

2 Marketing - Conceito É um conjunto de técnicas voltadas a promover um produto, serviço, pessoa... Conjunto de ações que uma empresa desenvolve visando conquistar, manter e satisfazer os diferentes públicos com os quais se relaciona, de modo a manter-se competitivo e rentável.

3 Conceito É um conjunto de técnicas voltadas à promoção da Farmácia Hospitalar FASE PRIMORDIAL FASE PRIMORDIAL: Decidir como Decidir Qual é o nosso negócio

4 Visão do marketing * ONTEM * HOJE * AMANHÃ

5 (Internos e Externos) Clientes: (Internos e Externos) Funcionários Médicos Odontólogos Nutricionistas Farmacêuticos Fisioterapeutas Fornecedores Pacientes Prestadores de serviços e publico em geral

6 Macro-Dependência das empresas Vigilâncias Sanitárias – Federal, Estadual, Municipal Fornecedores Planos de saúde Variação cambial Escolas de farmácia,medicina e etc Entidades de classe Legislações

7 Farmácia Espectro de ação Assistência Farmacêutica Atenção Farmacêutica Administração e contabilidade Produção e manipulação Sistemas de distribuição Nutrição Parenteral Antineoplásicos Comissões Pesquisa e extensão

8 Como promover o marketing na Farmácia ESTRUTURA FISICA E FUNCIONAL PROFISSIONALISMO PRODUTIVIDADE ESPECTRO DE AÇÃO

9 MARKETING NA FARMACIA Informar sempre a funcionalidade dos serviços Divulgar as novidades Caso divulgar produto de rotina, que seja com finalidade diferente da habitual Textos objetivos, de fácil assimilação e fidedignos Usar material com design ligado às características da instituição Oferecer Departamento Científico permanente Usar a web quando se aplicar Visitar as clínicas e participar dos eventos Relacionamento pessoal e profissional

10 MARKETING JUNTO AOS FORNECEDORES Mostrar-se exigente e conhecedor do assunto Não adquirir produtos promocionais Manter o financeiro em dia Demonstrar organização Tê-lo como parceiro Visitar e ser visitado Ter um bom programa (software) de compras Saber detalhar seus pedidos Evitar erros nos quantitativos e qualitativos Demonstrar ter um bom sistema de informação Negociar preços sem chegar à barganha excessiva

11 MARKETING JUNTO AOS FUNCIONÁRIOS Pagar o justo e em dia Oferecer boas condições e ambiente de trabalho Treinamento contínuo Fazê-lo entender a filosofia da instituição Promover quando for necessário e justo Criar e/ou oferecer atividades sociais e esportivas Incentivar e ajudar a CIPA Manter um excelente relacionamento interpessoal Avaliações coerentes, sérias e sem apadrinhamento

12 Merchandising Envolve conhecimento sobre a natureza do produto, sua embalagem, marca, classificação, preço e padronização

13 Propaganda e Publicidade Propaganda: Propaganda:Paga e controlada Publicidade: Publicidade: Gratuita e não controlada

14 Função da Propaganda O consumidor deve ser avisado da existência do produto. Informa, educa e faz a venda antecipada na mente do consumidor

15 Microambiente de Marketing Controle Parcial: Fornecedores, concorrentes, consumidores,...

16 Macroambiente de Marketing Variáveis Incontroláveis:Economia, política, legislações.

17 Variáveis Internas Controláveis: Produção, preço, RH,...

18 Mix Composto Mercadológico do Marketing (5Ps) Produto Produto Ponto Ponto Preço Preço Promoção Promoção Propaganda Propaganda

19 Nenhuma barreira empresarial será intransponível se utilizarmos a estratégia correta e fizermos uma implantação programada, com um controle monitorado e plano de marketing arrojado. Nenhuma barreira empresarial será intransponível se utilizarmos a estratégia correta e fizermos uma implantação programada, com um controle monitorado e plano de marketing arrojado. Julio Maia

20 Julio Fernandes Maia Neto


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