A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Projecto TEIP2. Agrupamento de Escolas de Marrazes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Projecto TEIP2. Agrupamento de Escolas de Marrazes."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Projecto TEIP2

2 Agrupamento de Escolas de Marrazes

3 (Re)Construir Olhares A génese do Projecto Identificação das principais situações problema Definição de objectivos e prioridades Elaboração de propostas de intervenção, metodologias e plano de acção Identificação dos recursos humanos, materiais e equipamentos necessários Definição de um Plano de Actividades, especificando as metas, forma de acompanhamento e avaliação

4 (Re)Construir Olhares Situações Problema Dimensão do Agrupamento Comportamentos de risco Projecção da imagem das escolas na comunidade Degradação do equipamento escolar Meio socioeconómico e cultural desfavorecido Número significativo de alunos com PLNM Indisciplina e violência Insucesso escolar e qualidade do sucesso educativo

5 (Re)Construir Olhares Objectivos do Projecto Reduzir o insucesso educativoPromover a qualidade do sucessoMinimizar ocorrências de indisciplina e violênciaReduzir o absentismo e o abandono escolar precoceFomentar a aceitação das diferenças e a integração plena de todos os alunos

6 (Re)Construir Olhares Objectivos do Projecto Promover o desenvolvimento vocacional e orientação escolar e profissional dos alunos Criar condições facilitadoras para a prevenção e redução de comportamentos de risco Promover a participação e colaboração dos pais e encarregados de educação e da comunidade educativa no desenvolvimento socioeducativo dos alunos Enriquecer as opções formativas do AgrupamentoCriar respostas no âmbito da Educação e Formação para Adultos

7 (Re)Construir Olhares Objectivos do Projecto Eliminar situações de insegurança na escolaMelhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Criar mecanismos funcionais de informação e comunicação escola – família – comunidade Projectar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidadeMelhorar a qualidade dos serviços prestados

8 (Re)Construir Olhares Potencialidades do Projecto melhoria das condições de ensino aprendizagem desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular melhoria da qualidade do percurso educativo

9 (Re)Construir Olhares Potencialidades do Projecto diminuição de comportamentos e situações de risco envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo educativo envolvimento da comunidade no processo educativo

10 (Re)Construir Olhares Potencialidades do Projecto criar e manter uma Bolsa de Mediadores Escolares rentabilizar recursos humanos, espaços e equipamentos projectar positivamente na comunidade projectos desenvolvidos no Agrupamento

11 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Desenvolvimento das técnicas de leitura e escrita, pelo prof. de LP da turma, aproveitando 45 min da Área de Projecto (7-º ano ) Apoio aos alunos, pelo prof. de LP, durante o Estudo Acompanhado no 7.º e 8.º anos, juntamente c/ o prof. de Matemática Oficina de Leitura/Escrita Apoio a grupos de alunos de duas turmas, do 7.º e 8.º anos, pelos seus prof de LP em 45 min da componente não lectiva 35% de insucesso a LP no 3º Ciclo Combate ao insucesso na disciplina de Língua Portuguesa Atingir 28% de insucesso no final do projecto Meta

12 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Apoio específico em Língua Portuguesa Existência de 28 alunos com PLNM - níveis de prof.A1,A2 e B1 Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Domínio da Língua Portuguesa Meta 1º CEB

13 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Centralização dos alunos com PLNM nas turmas de acordo com o seu nível de proficiência, para facilitar o apoio com o professor especializado durante as horas de Estudo Acompanhado Diversidade de alunos com PLNM Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Proporcionar apoio adequado à aprendizagem da Língua Portuguesa Meta EB

14 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Desdobramento do Inglês e do Francês (ambos com 3h), no bloco de 90 min, no 7.º ano Insucesso nas Línguas Estrangeiras Combate ao insucesso nas Línguas Estrangeiras Reduzir o insucesso no 7º ano a Inglês (de 33% para 20%) Reduzir o insucesso no 8º ano a Francês (de 39% para 25%) Metas

15 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Marrazes (12,5% retenções no 2º ano e 18,4% nas provas de aferição) Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Reduzir para 6,5% o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas

16 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Regueira de Pontes (44,4 % nas provas de aferição) Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Reduzir para 11,1 % o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas

17 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Desdobramento das aulas de Matemática no 5º ano no bloco de 90 min. com a disciplina de CN Par pedagógico no 6º ano ( 45 min.) em 5 turmas a indicar pela escola 14% de insucesso a Matemática no 2º Ciclo Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Atingir 10% de insucesso no final do projecto Metas

18 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Utilização dos 45 min. da oferta de escola para consolidação e sistematização de conteúdos Par pedagógico no 7º e 8º anos a Matemática (45 min.) Estudo Acompanhado do 7º e 8º ano (dado pelo prof. de LP e de Matemática da turma) Clube da Matemática 41% de insucesso a Matemática no 3º Ciclo Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Atingir 30% de insucesso no final do projecto Metas

19 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Mensagem na Hora: envio de SMS ou imediatamente a seguir a comportamentos inadequados ou faltas Acções formativas sobre Acompanhamento Educativo Familiar e Escolar Fragilidade nas competências educativas familiares e relação Escola/Família Cooperar para melhor educar Prevenir e combater - indisciplina e violência - insucesso escolar e absentismo Melhorar as relações de cooperação Escola-Família Objectivos

20 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Dinamização de actividades de educação intercultural Projecto Capoeira Multiculturali- dade dos alunos Escola Sem Fronteiras Estimular comportamentos e atitudes de tolerância e de partilha; Promover o conhecimento do outro; Objectivos

21 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Promoção de Curso EFA; Articulação com Centros RVCC Fraca qualificação escolar e profissional dos pais e EE Cursos de Educação e Formação de Adultos Melhorar as habilitações escolares e as competências profissionais Promover a inserção/progressão no mercado de trabalho Objectivos

22 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Promover a criação de clubes temáticos: Clube Jardins dÀgua Clube do Ambiente EducArte Falta de actividades lúdico pedagógicas para ocupação dos tempos livres Viver Saudável dentro e fora da Escola Reduzir a indisciplina e a violência Objectivo

23 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Criação de Clube para Mediação de Conflitos na Escola Indisciplina e Violência Viver Saudável dentro e fora da Escola Reduzir a violência escolar, as faltas disciplinares e o número de castigos e suspensões Objectivos

24 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Meio sociocultural desfavorecido Viver Saudável dentro e fora da Escola Diminuir problemas de indisciplina e agressividade interpessoal Objectivo

25 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Dinamização e animação do serviço de biblioteca itinerante Formação para alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Reorganização da Biblioteca Escolar Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo

26 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Reorganização dos espaços, equipamentos e recursos documentais Promoção da leitura e da literacia centrado nas ACND. Formação para utilizadores destinada a alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Reorganização da Biblioteca Escolar Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo

27 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Criar um Laboratório Multimédia Criar o Jornal on-line do agrupamento Estabelecer parceria com jornal local para divulgação de actividades do agrupamento Projecção deficiente das actividades do Agrupamento na comunidade A Minha Escola Melhorar a imagem da escola junto da comunidade Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Objectivos

28 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Apetrechar as salas de aula com carteiras adequadas à estatura e idade dos alunos. Colocar persianas adequadas nas janelas (criar condições de projecção). Investir nas condições de trabalho/estudo da Sala de Estudo Acompanhado. Deficiência nos equipamentos escolares e recursos didácticos A Minha Escola Melhorar as condições de estudo e trabalho Facilitar a concentração nas tarefas educativas Objectivos

29 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Desporto na Escola (numa perspectiva de envolvimento parental) Abertura do espaço escolar para a realização de iniciativas da comunidade educativa Fraco envolvimento dos pais e da comunidade na vida da Escola Escola Aberta Estimular a participação dos pais e da comunidade educativa na vida da escola Potenciar a utilização de materiais e equipamentos da escola Objectivos

30 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Criação de Portfólio online das Boas Práticas Divulgação de Boas Práticas Promover Boas Práticas TEIP Analisar e Reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2 na escola e na comunidade Promover a partilha de saberes e experiências Objectivos

31 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Promoção da imagem do Projecto TEIP 2 na comunidade escolar e extra escolar Divulgação de Boas Práticas Promover Boas Práticas TEIP Promover o Agrupamento junto da comunidade Criar uma representação positiva do TEIP Objectivos

32 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Organização das Jornadas TEIP Marrazes (Maio 2011) Intercâmbio com outras escolas TEIP 2 Divulgação de Boas Práticas Promover Boas Práticas TEIP Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2; Promover a partilha de saberes e experiências; Objectivos

33 (Re)Construir Olhares Acções a desenvolver Avaliação e monitorização do Projecto com acompanhamento de perito externo Avaliação Monitorização do Projecto Planear e tomar de decisões Reflectir e regular as práticas Efectuar recomendações e reorientação da acção. Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2. Promover a partilha de saberes e experiências. Objectivos

34 (Re)Construir Olhares Recursos atribuídos ao TEIP2 2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 1º ciclo 1/2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 2º e 3º ciclos 1 Prof. Matemática - (Variante) 1º e 2º ciclos 1 Professor TIC - 8h-Horário 300 LP - 11h Prof. PLNM - 2º e 3º ciclos - 4h-Horário h horário h-Horário Matemática e CN - 6º ano - 16h-Horário Matemática e CN - 5º ano Docentes

35 (Re)Construir Olhares Recursos atribuídos ao TEIP2 1 Técnico Serviço Social 2 Animadores Culturais Técnicos

36 (Re)Construir Olhares Recursos atribuídos ao TEIP2 1 Monitor de Capoeira Monitores do ambiente Monitores de actividades desportivas Formador em Mediação de Conflitos Perito externo (Professora Doutora Antónia Barreto) Serviços a contratar

37 (Re)Construir Olhares Acompanhamento e avaliação Psicólogo do SPO Coordenador do Projecto Representante do conselho pedagógico Três docentes e um representante de uma instituição local de referência Titular do órgão de direcção executiva do agrupamento Equipa TEIP2

38 (Re)Construir Olhares Acompanhamento e avaliação Análise dos resultados da avaliação dos alunos Relatórios de Prof. e Técnicos Grelhas de participação e assiduidade Grelhas de avaliação da satisfação Questionários Fichas de recolha de informação Listas de verificação Instrumentos

39 Marrazes


Carregar ppt "Apresentação do Projecto TEIP2. Agrupamento de Escolas de Marrazes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google