A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS E DIRETRIZES"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
INEP SINAES PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Instituição Curso Estudante

2 SINAES LEI Nº 14 DE ABRIL DE 2004

3 INSTITUIÇÃO DO SINAES O Artigo 1º institui o SINAES com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação de: IES Cursos de Graduação Desempenho Acadêmico de Estudantes.

4 OBJETIVOS GERAIS Melhoria da qualidade da Educação Superior, Orientação da expansão da oferta de vagas, Aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social,

5 Compromissos e responsabilidades sociais das IES:
Valorização da missão pública das IES, Promoção dos valores democráticos, Respeito à diferença e à diversidade, Afirmação da autonomia e da identidade institucional.

6 Avaliar instituições, cursos e o desempenho dos estudantes.
OBJETIVO ESPECÍFICO Avaliar instituições, cursos e o desempenho dos estudantes.

7 O QUE É ASSEGURADO PELO SINAES
Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das IES e de seus cursos; Artigo 2, Inciso I

8 O QUE É ASSEGURADO PELO SINAES
O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados avaliativos; Artigo 2, Inciso II

9 TRANSPARÊNCIA DAS AVALIAÇOES
O MEC disponibilizará as informações por meio do Cadastro de Instituições e Cursos; O INEP elaborará perfil anual dos cursos e instituições, incorporando dados legais, acadêmicos, censitários e avaliativos, publicizando ainda trechos de pareceres das comissões de avaliação e da CONAES para orientação do público.

10 O QUE É ASSEGURADO PELO SINAES
O respeito à identidade e diversidade das IES e de cursos. Artigo 2, Inciso III

11 O QUE É ASSEGURADO PELO SINAES
A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das Instituições de Educação Superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações. Artigo 2, Inciso IV

12 PRINCÍPIOS NORTEADORES
RESPONSABILIDADE SOCIAL RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DO SISTEMA RESPEITO À IDENTIDADE INSTITUCIONAL GLOBALIDADE CONTINUIDADE COMPROMISSO FORMATIVO PUBLICIDADE

13 Inserção do Avaliador no Sistema
SESu/SETEc/SEED INEP Avaliação Avaliação de Cursos de Graduação (ACG) Avaliação Institucional (AI) Autorização Credenciamento de IES Reconhecimento de Curso Renovação de Credenciamento de IES Renovação de Reconhecimento de Curso SESu/SETEc/SEED

14 SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR

15 SISTEMA INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS/MOMENTOS/ESPAÇOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL 1. ARTICULA REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO 2. PROPICIA A COERÊNCIA DA CONCEPÇÃO GERAL DA AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR 3.

16 Universidades, Centros Universitários \ CEFETs, Faculdades
NACIONAL ENVOLVE TODAS AS IES DO PAÍS 1. Universidades, Centros Universitários \ CEFETs, Faculdades VALORIZA O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMA FEDERAL E SISTEMAS ESTADUAIS 2. COMBINA ASPECTOS GERAIS COM O RESPEITO À IDENTIDADE E DIVERSIDADE INSTITUCIONAIS 3.

17 AVALIAÇÃO 1. 2. É UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE
MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS DIFERENTES MOMENTOS DIFERENTES AGENTES É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DE MÉRITO E VALOR 2.

18 EDUCAÇÃO SUPERIOR 1. 2. 3. É MAIS AMPLO QUE ENSINO
TRANSCENDE O DESEMPENHO E RENDIMENTO, BUSCANDO OS SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS DA FORMAÇÃO 2. PÕE EM QUESTÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS IES 3.

19 AVALIAÇÃO DINÂMICA [...] via de regra, após programas de avaliação, as instituições promovem reformas em suas estruturas ou mudanças que melhoram sua atuação [...] (LEITE, 2005, p.31).

20 Implicações da Avaliação Dinâmica
Avaliar a mudança exige processos novos e inovadores. O avaliador vai ser colocado frente a situações desafiadoras para as quais deve buscar soluções criativas.

21 A QUEM A AVALIAÇÃO ATENDE?
Às próprias IES, no desenvolvimento da auto consciência institucional, na definição da missão, de seus planos, métodos e trajetória; Ao governo e a seus planos de desenvolvimento e políticas públicas; Aos alunos e futuros alunos; À sociedade.

22 QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO?
Nos Processos Externos Comissões de pares constituídas pelo INEP a partir de diretrizes da CONAES com integrantes do BASIs, possuidores de habilidades e conhecimentos relativos à avaliação e à educação superior; Nos Processos Internos Todos os envolvidos, inclusive alunos, ex-alunos e a comunidade externa, coordenados pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).

23 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS IES SINAES AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

24 Olhar 1 Prédio (Instituição)

25 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA in loco

26 Requisitos da Auto-avaliação
Existência da Comissão Própria de Avaliação – CPA (Portaria nº 2.051/2004); Participação dos integrantes da IES; Compromisso explícito por parte dos dirigentes das IES; Informações válidas e confiáveis; Uso efetivo dos resultados.

27 Composição da CPA A CPA deve contar com a presença de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e da sociedade civil organizada.

28 Etapas da Auto-Avaliação
Preparação Constituição da CPA Sensibilização Elaboração do projeto de avaliação Desenvolvimento Levantamento de dados e informações Análise das informações Relatórios parciais Consolidação Relatório Divulgação Balanço Crítico

29 Etapas da Avaliação Externa
Visita in loco Reunião com dirigentes Reunião com coordenadores, com os corpos docente, discente e técnico-administrativo Visita às instalações Verificação da documentação Preparação Leitura de todos os documentos da IES disponíveis no MEC\INEP Elaboração e envio à IES do cronograma Finalização Elaboração do relatório pela comissão Envio do relatório eletrônico para o INEP Avaliação dos instrumentos pela comissão

30 INSTRUMENTOS DE INFORMAÇÃO
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI Relatórios da Auto Avaliação Censo da Educação Superior Cadastro das Instituições e Cursos Relatórios do ENADE Relatórios de Avaliação dos Cursos Relatório da Comissão de Acompanhamento do Protocolo de Compromisso, quando for o caso Sistemas de Registro da Capes, SETEC e outros Documentos sobre Credenciamento Outros Documentos Julgados Pertinentes Portaria nº 2051, art. 15

31 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS IES SINAES AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

32 Olhar 2 Apartamento (Curso)

33 Objetivos da Avaliação dos Cursos de Graduação
Identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas à organização didático pedagógica, corpo social e instalações físicas. Verificar a articulação entre PDI, Projeto Pedagógico de Curso - PPC, currículo, vocação institucional e inserção regional. Analisar a aderência às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs.

34 Etapas da Avaliação de Cursos
Visita in loco Reunião com coordenador, com os corpos docente e discente Visita às instalações Verificação da documentação Preparação Leitura de todos os documentos do curso e os disponíveis no MEC\INEP Acesso ao site da IES e do SAPIENS (documentos e avaliações anteriores) Elaboração e envio à IES do Cronograma Finalização Elaboração do relatório pela comissão Envio do relatório eletrônico para o INEP Avaliação dos instrumentos pela comissão

35 INSTRUMENTOS DE INFORMAÇÃO PARA O MEC/INEP
Dados fornecidos em formulário eletrônico pela IES, considerando os seguintes aspectos: Organização didático-pedagógica Perfil do corpo docente Condições das instalações físicas Relatórios do ENADE Dados do Censo da Educação Superior e Cadastro Geral das Instituições e Cursos Outros documentos julgados pertinentes Portaria nº 2051, art. 20

36 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS IES SINAES AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

37 Olhar 3 Morador (estudante)

38 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
VERIFICA: Habilidades acadêmicas e competências profissionais básicas das áreas; Conhecimento sobre conteúdos básicos e profissionalizantes; Questões transdisciplinares.

39 Instrumentos do ENADE Prova; Questionário Sócio-econômico; Questionário de Impressões sobre a Prova; Questionário aos Coordenadores de Curso.

40 Relatórios do ENADE Relatório do Aluno Relatório do Curso
Relatório da Área Relatório da Instituição Resumo Técnico Relatório de Conceitos Relatório Técnico-Científico


Carregar ppt "PRINCÍPIOS E DIRETRIZES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google