A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÃO ERRE MAIS ! Português agradável e descomplicado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÃO ERRE MAIS ! Português agradável e descomplicado."— Transcrição da apresentação:

1 NÃO ERRE MAIS ! Português agradável e descomplicado

2 Nas datas apenas com número, devo usar hífen ou barra, separando-os ? Tanto o hífen quanto a barra são sinais corretos. O uso do ponto é que não se recomenda, por exemplo:

3 E – Ela usa shampoo Dimension. C – Ela usa xampu Dimension. Shampoo é palavra inglesa, aqui no Brasil grafa-se xampu, mas infelizmente vimos nas nossas indústrias ainda grafando-se com a forma inglesa. Que pena!

4 O cifrão é composto de um S e um traço ou de um S e dois traços? O cifrão é composto de um S e apenas um traço : $.

5 E – A grande poeta Cecília Meireles. C – A grande poetisa Cecília Meireles.

6 E – Você tem um televisor a cores? C – Você tem um televisor em cores? O único televisor legitimamente colorido, é o em cores. Aliás, assim como só tínhamos antigamente o televisor em preto-e-branco.

7 E – Crianças devem ir no banco de trás. C – Crianças devem ir no banco detrás. É detrás que significa traseiro.

8 E – O treinador precisa de um jogador para ser um elo de ligação rápido entre a defesa e o ataque. C - O treinador precisa de um jogador para ser um elo rápido entre a defesa e o ataque. Quando se diz elo é obrigatoriamente de ligação. Olhe outras asneiras, totalmente redundantes: decapitação da cabeça, conviver juntos, hemorragia de sangue, adiar para depois, acabamento final, conclusão final, antecipar para antes, acrescentar mais, introduzir dentro, anexar juntos, nos mínimos detalhes, metades iguais, pequenos detalhes e grande maioria.

9 Em casa eu tenho televisão ou tenho televisor? Ao aparelho dá-se o nome de televisor e ao canal televisão.

10 Peixe tem espinho? O que peixe tem é espinha dorsal.

11 Posso usar e antes de etc. ? Não, nunca use e, e nem vírgula. Exemplo: Ela falou em jóias, dinheiro, herança etc..

12 E – Dei duas mãos de tinta na parede. C – Dei duas demãos de tinta na parede. Demão significa camada de tinta, portanto, os bons pintores costumam dar demãos de tinta em paredes.

13 E – Não guspa no chão! C – Não cuspa no chão! Se cuspir já não é um gesto recomendável, que se dirá, então, de alguém que gospe?

14 Existe a chuva de granito ? Se existisse pouco ou nenhuma coisa estaria em pé na Terra. Foi para a nossa felicidade que Deus nos deu a chuva de granizo. Chuva de granito é para arrasar tudo mesmo, principalmente a língua.

15 Como se pronuncia corretamente a palavra recorde? Como se escreve: recorde, a sílaba tônica é co. Os apresentadores e locutores da Rede Globo, por outro lado, além de dizeremrecord, ainda comentem outra gracinha: pronunciam Roráima (pronúncia de índio), ao lerem Roraima (Rorãima)

16 E – Juliana fez regime ficou magérrima! C – Juliana fez regime ficou macérrima! A forma superlativa adequada de magro é macérrimo e não magérrimo como dizem algumas revistas. Tomem cuidado com a palavra advocacia, não advogacia. Com a palavra cabine, não é gabine. Com a palavra decote, não é degote.

17 E – Esse jogador é malandro: O juiz precisa ficar de olho nele. C – Esse jogador é malandro: O árbitro precisa ficar de olho nele.

18 E – Isso aconteceu há muito tempo atrás. C – Isso aconteceu há muito tempo. O uso da forma verbal há já indica fato passado. Usa-se, portanto, ou há, ou atrás, mas não ambos na mesma frase.

19 E – Ela teve duas gravidez difíceis. C – Ela teve duas gravidezes difíceis. E por falar nisso, a palavra laqueadura é eminentemente popular: Não tem registro em nenhum dicionário sério. A palavra certa é laqueação.

20 E – Gostou de ovos estalados. C – Gosto de ovos estrelados. Cozinheiras que se prezam estrelam ovos, que adquirem a forma de uma estrela ao caírem na frigideira em contato com óleo quente.

21 Qual é a verdadeira abreviatura de apartamento? A verdadeira abreviatura são duas: ap. e apart., de plural, respectivamente, aps. e aparts., mas nunca apto.

22 E – Há muitos candidatos a vereadores. C – Há muitos candidatos a vereador. Após candidatos usa-se o singular e o masculino, porque se faz referência ao cargo, à função, à profissão: Quantos candidatos a senador existem?

23 E – Sou brasileiro, porisso sou feliz. C – Sou brasileiro, por isso sou feliz.

24 E – Não sei se opito por Medicina ou se opito por Direito. C - Não sei se opto por Medicina ou se opto por Direito.

25 Farmácias podem fazem entregas a domicílio. Não, está errado, porque quem faz entregas, faz entregas em algum lugar.

26 E – Estou com muita dor na costa. C - Estou com muita dor nas costas. É impossível que um ser humano tenha dor na costa, porque as pessoas não têm costa, mas costas.

27 E – Almoço todos os dias ao meio-dia e meio. C -Almoço todos os dias ao meio-dia e meia. Meio significa um pouco e meia significa metade.

28 E – Meti o pé na póça dágua. C – Meti o pé na poça dágua.

29 E – Não pise na grama. C – Não pise a grama. Em todos os parques e jardim brasileiros se vê a advertência da primeira forma, mas o verbo pisar é rigorosamente transitivo direto.


Carregar ppt "NÃO ERRE MAIS ! Português agradável e descomplicado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google