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Mestranda Renata da Silva Dessbesel Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática – Centro Universitário Fransciscano - UNIFRA Estatística: uma.

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1 Mestranda Renata da Silva Dessbesel Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática – Centro Universitário Fransciscano - UNIFRA Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio

2 Lopes (2010, p.52) define: A Educação Estatística não apenas auxilia a leitura e a interpretação de dados, mas fornece a habilidade para que uma pessoa possa analisar e relacionar criticamente os dados apresentados, questionando até mesmo sua veracidade.

3 Recomenda-se um trabalho com ênfase na construção e na representação de tabelas e gráficos mais elaborados, analisando sua conveniência e utilizando tecnologias quando possível. (BRASIL, 2008 a, p.78).

4 Objetivos: Analisar o ensino de Estatística ministrado por professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas de cruz Alta e avaliar a realização de oficinas de formação continuada para professores de Matemática abordando conteúdos de Estatística com o uso de material de apoio.

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6 O Excel, cujo nome completo, é Microsoft Office Excel é uma planilha eletrônica produzido pela Microsoft que utiliza o sistema operacional Microsoft Windows. Neufeld (2003) explica que o Excel se tornou a planilha eletrônica mais conhecida e usada nos computadores. Como explicado em Rebelo, Kovalti e Barbetta (2002), a planilha Excel permite vários cálculos como os de Estatística, podendo as fórmulas ser inseridas manualmente, ou a utilização de algumas fórmulas que já vêm prontas. Também permite a criação e edição de gráficos com diferentes designs.

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9 Início: nesta opção é possível colar, recortar e copiar, mudar a fonte (tamanho e cor). Ainda, a opção porcentagem e casas decimais; inserir, excluir e formatar células. Inserir: é nesta opção que são inseridos os gráficos; pode-se escolher entre colunas, linhas, setores, barras, área, dispersão e outros. Ainda pode-se inserir imagem, formas, fluxogramas, hiperlink, caixa de texto, cabeçalho e rodapé.

10 Layout da página: nesta opção é possível organizar a página, ou seja, definir a margem, o tamanho A4, orientação (se é paisagem ou retrato); também a área de impressão, largura, altura e plano de fundo. Fórmulas: nesta opção é possível inserir as fórmulas disponíveis no Excel, como auto soma. Ainda, funções estatísticas que serão utilizadas nas atividades.

11 Dados: nesta opção é possível importar dados da web e do arquivo, por exemplo; ainda pode-se classificar dados, entre outras opções. Revisão: nesta opção é possível inserir comentários e proteger as planilhas, ou seja, impedir que dados sejam alterados.

12 Exibição: nesta opção é possível visualizar a página no modo A4, para impressão, como também organizar as planilhas, em cascata, por exemplo.

13 MÓDULO II :CONSTRUINDO GRÁFICO E TABELAS NO EXCEL.

14 1)Abra uma janela do Microsoft Excel; 2)Utilize os dados (fictícios ) abaixo: Foi realizada uma pesquisa entre os alunos do ensino médio para saber o tipo de música preferida: 10 preferem gaúcha; 6 preferem eletrônica; 14 preferem sertanejo universitário e 5 preferem rock. 3) Construa na planilha uma tabela com os dados do enunciado acima, colocando a frequência absoluta e relativa de cada item.

15 Selecione as FA e clique em soma, para obter o total da amostra.

16 4) Digite a fórmula da frequência absoluta: FA/total da amostra.

17 Selecione os valores do FR e clique em % (circulada em vermelho). Selecione os valores do FR e clique em % (circulada em vermelho).

18 Selecione a tabela e clique em inserir tabela, ok. Depois é possível escolher a cor e estilo da tabela na opção Design.

19 a)Selecione as colunas: gênero musical e FR. b) Clique em inserir gráfico e escolha o tipo de gráfico. c) Escolha o layout e o design do gráfico. d) Delete a legenda e insira o título. a)Selecione as colunas: gênero musical e FR. b) Clique em inserir gráfico e escolha o tipo de gráfico. c) Escolha o layout e o design do gráfico. d) Delete a legenda e insira o título. Design do gráfico Inserir título no gráfico Seleção

20 Para inserir um gráfico de setores: a) Selecione as colunas: gênero musical e o FA. b) Clique em inserir gráfico de pizza, escolha 3D (opcional). Para inserir um gráfico de setores: a) Selecione as colunas: gênero musical e o FA. b) Clique em inserir gráfico de pizza, escolha 3D (opcional).

21 Escolha esta opção para colocar o título e os rótulos em porcentagem. Selecione gênero e FA Digite o título

22 É possível ajustar os rótulos, na extremidade externa

23 MÓDULO III : SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO

24 Título: Notas finais Conteúdo: tabela de frequência, gráfico de coluna, barras e setores. Série: 1º ano Fonte: (BARROSO, 2010, p.30) As notas finais de 36 alunos de uma turma foram apresentadas pelo professor em ordem de chamada: 1-6,05-4,09-8,013-10,017-7,021-5,025-8,029-8,033-7,0 2-7,06-6,010-7,014-6,018-5,022-6,026-5,030-7,034-9,0 3-5,07-5,011-5,015-10,019-4,023-8,027-10,031-4,035-8,0 4-5,08-6,012-9,016-6,020-7,024-5,028-8,032-9,036-8,0

25 1)Construa uma tabela de frequências (absoluta e percentual) organizando esses dados para facilitar a visualização da variável nota. 2) Construa um gráfico de barras e um gráfico de setores. Qual dos gráficos construídos você considera melhor para apresentar esse conjunto de notas?

26 RESOLUÇÃO – questão 1 a) Digite os dados na planilha, coloque uma coluna com frequência. b) Insira função, escolha estatística, FREQUÊNCIA.

27 c) Na nova janela, argumentos da função, digite: Matriz_dados: selecione a coluna notas. Matriz_bin: selecione a coluna categoria. NÃO CLIQUE OK. Pressione Ctrl, Shift, Enter. c) Na nova janela, argumentos da função, digite: Matriz_dados: selecione a coluna notas. Matriz_bin: selecione a coluna categoria. NÃO CLIQUE OK. Pressione Ctrl, Shift, Enter.

28 d) Calcule as FR, depois insira gráfico de colunas. e)Ao gerar o gráfico surgiram duas colunas agrupadas, devemos deletar a que está sobrando. f)Depois insira rótulos de dados d) Calcule as FR, depois insira gráfico de colunas. e)Ao gerar o gráfico surgiram duas colunas agrupadas, devemos deletar a que está sobrando. f)Depois insira rótulos de dados g) Clique sobre o eixo horizontal, com o botão direito, em selecionar dados.

29 h) Na nova janela, clique em 1 EDITAR do lado direito, na outra caixa digite as notas separadas por ;

30 a)Use os mesmos dados;na mesma planilha, insira gráfico de barras. b)Personalize o gráfico a)Use os mesmos dados;na mesma planilha, insira gráfico de barras. b)Personalize o gráfico RESOLUÇÃO – questão 2

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32 Título: Pesquisa do Ministério da Saúde. Série: 1º ano Conteúdo: variáveis e tabelas de frequência. Fonte: (IEZZI; et.al., p.201, 2010) Suponha que em uma entrevista realizada pelo Ministério da Saúde, com mulheres, elas responderam as seguintes questões: 1) Qual sua idade? 2) Qual seu estado civil? 3) Qual sua renda mensal? Na seguinte tabela está representada parte dos dados coletados (25 questionários) da pesquisa.

33 Estado civilIdadeRenda mensal (R$) solteira casada38650 divorciada casada solteira casada35950 casada solteira41580 viúva solteira28470 casada solteira35950 Estado civilIdadeRenda mensal (R$) casada divorciada32800 solteira20880 casada casada38670 casada solteira divorciada25920 casada28840 casada32590 viúva42750 solteira51540 casada282700

34 1)Construa uma tabela que apresente o estado civil das mulheres entrevistadas, a frequência absoluta e a frequência relativa em porcentagem. 2)Construa uma tabela de frequência que apresente as idades das mulheres entrevistadas em classes (intervalos) de amplitude 5. 3)Construa uma tabela que apresente a renda mensal das entrevistadas em classes (intervalos) de amplitude 500.

35 c) Em OPÇÕES, abrirá uma nova janela.

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37 d) A tela ficará conforme a figura abaixo; arraste ESTADO CIVIL conforme indica a figura.

38 e) A planilha ficará como na figura ao lado. f) Selecione, copie e cole os dados da tabela em uma nova planilha, crie ao lado a coluna FR e calcule a FR através da fórmula: =(FA/n)

39 a )Crie uma nova coluna ao lado de Idade e nomeie por OCORRÊNCIAS. Preencha com o número 1. b) Selecione ambas as colunas C e D, insira tabela dinâmica, marque a opção LAYOUT em OPÇÕES e arraste IDADE e OCORRÊNCIAS para dentro da tabela.

40 c) Para agrupar em intervalos de classes, clique na primeira célula ativa (18), clique em AGRUPAR SELEÇÃO. d) A tabela ficará como mostra a figura; selecione a tabela, copie, cole em uma nova planilha e calcule a FR.

41 a)Crie uma nova coluna ao lado de RENDA e nomeie por OCORRÊNCIAS. Preencha com o número 1. b) Selecione ambas as colunas E e F, insira tabela dinâmica, marque a opção LAYOUT em OPÇÕES e arraste RENDA e OCORRÊNCIAS para dentro da tabela.

42 c) Para agrupar em intervalos de classes, clique na primeira célula ativa (470), clique em AGRUPAR SELEÇÃO. d)A tabela ficará como mostra a figura; selecione a tabela, copie, cole em uma nova planilha e calcule a FR.

43 Título: Frota nacional de veículos Série: 1º ano Conteúdo: gráfico de setores Fonte: (IEZZI; et.al., p.209, 2010) A seguir está relacionada a frota nacional de veículos, por regiões: REGIÃOFROTA DE VEÍCULOS (em unidades) Norte Sudeste Centro-Oeste Nordeste Sul

44 Represente estes dados em um gráfico de setores 3D; escolha uma textura ou uma imagem para o plano de fundo do gráfico.

45 RESOLUÇÃO a) Digite os dados em uma tabela no Excel. b) Selecione os dados e clique em inserir gráfico de pizza. c) Clique em Layout 6. a) Digite os dados em uma tabela no Excel. b) Selecione os dados e clique em inserir gráfico de pizza. c) Clique em Layout 6.

46 d) Para colocar uma imagem no plano de fundo do gráfico, clique com o botão direito do mouse em cima do gráfico e escolha a opção formatar área do gráfico. e) Clique em preenchimento com imagem e escolha uma imagem do Arquivo.

47 Título: Tamanho dos peixes Conteúdo: frequências em classes e histograma. Fonte: (PAIVA, 2009, p. 13) Para avaliar o tamanho de seus peixes, um piscicultor retirou dos açudes uma amostra de vinte carpas e mediu o comprimento delas, em centímetro, obtendo os seguintes resultados:

48 1) Construa uma tabela com 4 intervalos de classes. 2) Construa um histograma para representar os dados.

49 a)Crie uma nova coluna ao lado de TAMANHO e nomeie por OCORRÊNCIAS. Preencha com o número 1. b) Selecione ambas as colunas A e B, insira tabela dinâmica, marque a opção LAYOUT em OPÇÕES e arraste TAMANHO e OCORRÊNCIAS para dentro da tabela.

50 c) Para agrupar em intervalos de classes, clique na primeira célula ativa (48), clique em AGRUPAR SELEÇÃO. e) A tabela ficará como mostra a figura. d) Para agrupar em intervalos de classes, clique na primeira célula ativa (48), clique em AGRUPAR SELEÇÃO c) Para agrupar em intervalos de classes, clique na primeira célula ativa (48), clique em AGRUPAR SELEÇÃO

51 Resolução da questão 2: a) Selecione os dados da tabela, clique em inserir e após, em gráfico de colunas agrupadas. b) Escolha o layout 8.

52 C) Personalize o gráfico.

53 Resolução da questão 2: (de outra forma) a) Com os dados iniciais, sem classificá-los, digite uma nova coluna CLASSES; nesta, digite os limites das classes. b) Iremos precisar da ferramenta análise; se ela nãoestiver em DADOS, clique com o botão direito do mouse em:

54 c) Nesta opção, clique em SUPLEMENTOS, ferramenta de análise.

55 d)Na opções dados, clique em ANALISE DE DADOS, na nova janela HISTOGRAMA, OK. e) Na janela HISTOGRAMA, em Intervalo de entrada, selecione os dados da coluna A; em Intervalos em bloco, selecione os dados das Classes; em Intervalo de saída, escolha uma célula da planilha. Marque a opção Resultado do gráfico e) Na janela HISTOGRAMA, em Intervalo de entrada, selecione os dados da coluna A; em Intervalos em bloco, selecione os dados das Classes; em Intervalo de saída, escolha uma célula da planilha. Marque a opção Resultado do gráfico

56 f) Clique sobre as coluna, com o botão direito clique em Formatar série de dados, depois Largura do espaçamento, sem intervalo.

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