A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características comportamentais por Eneagrama

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características comportamentais por Eneagrama"— Transcrição da apresentação:

1 Características comportamentais por Eneagrama
Tipologia ENEAG Características comportamentais por Eneagrama

2 Características básicas

3 Tipo 1 - Disciplina Trabalha em prol da perfeição.
Honesto, ético e responsável. Exerce crítica feroz sobre si. Ansioso. Detalhista em excesso. Não trabalha muito os relacionamentos.

4 Tipo 2 - Conselho Busca ser aprovado pelos outros.
Solidário, prestativo, afetuoso, empático. Quer ser o centro da vida das pessoas. Costuma exercer influência de bastidores. Temperamental – quer controlar as interações. Detesta exercer liderança explícita.

5 Tipo 3 - Competição Eficiente, busca resultados e desafios.
Otimista com postura de vencedor. Costuma competir onde a vitória está assegurada. Desconsidera detalhes. Intolerante às críticas. Quer coordenar a interações do grupo.

6 Tipo 4 - Emoção Busca o inatingível.
Gosta de utilizar sua criatividade. Eficiência atrelada ao lado emocional. Intuitivo com ótimo senso estético. “Montanha Russa” de sentimentos. Não se dá bem com tarefas rotineiras.

7 Tipo 5 - Análise Discreto, reservado e metódico.
Grande capacidade de síntese. Prefere não expressar suas emoções. Tende a concentrar em si as decisões que toma. Costuma criar espaço próprio. Não gosta de interações em excesso.

8 Tipo 6 - Responsabilidade
Espirituoso e leal com aqueles em quem confia. É capaz de dar o máximo de si quando enfrenta forças superiores. Constantemente em dúvida. Tem receio que os outros não gostem dele. Costuma devotar-se a causas sociais. Detesta competir com as pessoas.

9 Tipo 7 – Animação Otimista, espontâneo e de convívio fácil.
Busca estímulos e experiências “top”. “Energia a mil”. Sabe agir sob pressão. Apresenta tendência narcisista. Desconsidera a autoridade e tende a não concluir o que começa.

10 Tipo 8 - Destemido Autêntico, enérgico e comprometido com o que acha certo. Testa o nível de lealdade dos colegas. Expõe seus sentimentos em círculo de amizade fechado. Valoriza que é franco e leal. Não mede conseqüência no que diz ou faz. Sente-se derrotado se não puder dizer o que pensa.

11 Tipo 9 - Mediação Diplomático, equilibrado e paciente.
Não sabe dizer não. Adia decisões com freqüência. Aprecia ver todos os lados das questões. Trabalha bem em equipes onde não haja conflitos de relacionamento. Detesta tomar decisões constantemente.

12 Comportamentos mecânicos – “pilotos-automáticos”

13 Tipo 1 Intolerante. Teimoso. Ditatorial. Pessimista. Dogmático.

14 Tipo 2 Submisso. Resistente. Tendência a mártir. Adesão aparente.
Manipulador.

15 Tipo 3 Impulsivo. Vingativo. Marketeiro. Decisões apressadas.
Ocupado em demasia.

16 Tipo 4 Melancólico. Deprimido. Dramático.
Julga-se superior aos demais. Sarcástico.

17 Tipo 5 Imagina o pior. Arredio. Negativista. Ansioso. Distanciado.

18 Tipo 6 Imprevisível. Rabugento. Burocrático. Sentimento de rejeição.
Hostil.

19 Tipo 7 Narcisista. Compulsivo. Inquieto. Sonhador em excesso. Volúvel.

20 Tipo 8 Intransigente. Cético. Agressivo. Confrontador. Egocêntrico.

21 Tipo 9 Alienado. Inseguro. Comprometimento nulo. Indiferente.
Inoperante.

22 Estilo de comunicação

23 Tipo 1 Apresenta gestos comedidos, com volume e ritmo condizentes ao momento. Tenta ser preciso e detalhista, afirmando o que é preciso fazer, tanto para si como para os outros.

24 Tipo 2 Demonstra interesse pelo outro, propõe a ajudar e dá opiniões..Fala com voz calorosa e sorri com freqüência. Costuma “falar com as mãos”, mas também é um ótimo ouvinte.

25 Tipo 3 Costuma falar como se ensinasse alguém. Costuma para isso utilizar de técnicas de persuasão.Tem pressa em falar como se disso dependesse o que fosse realizar. Também gesticula muito ao falar..

26 Tipo 4 Seu tom de voz varia de acordo com o seu humor.Tende a dramatizar a expressão dessa emoção. Costuma pontilhar seu discurso de silêncios carregados de sentido, mas sabe escutar atentamente o que lhe falam.

27 Tipo 5 Expõe suas idéias de forma lacônica. Quando domina o que está sendo conversado muda esse característica e faz pequenos “tratados” sobre o assunto. Não costuma demonstrar suas emoções pela fala. Sorri e gesticula pouco.

28 Tipo 6 Discurso com poucos gestos, mas caloroso e muito apegado às pessoas do grupo. Evita as reflexões que possam provocar rejeição no grupo. Tende a falar com prudência.

29 Tipo 7 Gosta de falar de coisas agradáveis e adora contar histórias. Aprecia igualmente os bate-papos bem humorados. Expõe suas idéias assim que surgem a sua cabeça. Fala mais do que ouve. É sorridente e gesticula muito, muito, muito... ao falar.

30 Tipo 8 Expressa-se de maneira forte indo diretamente ao que quer. Aprecia dizer o que acha justo e o que é bom e o que não é.Procura derrubar propostas dos outros através de sua argumentação. Tende a falar rápido e a utilizar gestos quando quer se fazer entender.

31 Tipo 9 Evita temas que costumem gerar conflito ou discordância de opiniões.Costuma falar mais dos outros do que de si mesmo. Muda repentinamente de assunto. Gesticula pouco. Sabe ouvir atentamente.

32 Fontes de Estresse

33 Tipo 1 Não levá-lo a sério. Quebrar regras.
Críticas consideradas por ele como injustas.

34 Tipo 2 Não ser reconhecido por sua ajuda. Ser ignorado.
Ser acusado de decidir sozinho.

35 Tipo 3 Ineficiência ou preguiça de pessoas que atuam consigo.
Sentir-se ignorado. Sentir-se diminuído em habilidades que domina.

36 Tipo 4 Quando não compreendem suas emoções de momento.
Quando é criticado. Quando se formalizam muitas regras para o ambiente em que se encontra.

37 Tipo 5 Conversas superficiais ou sem importância claramente definida.
Ser contestado. Mudanças imprevistas que tomam seu tempo.

38 Tipo 6 Quando não percebe o que se quer dele.
A falta de lealdade e fidelidade. O não-reconhecimento de sua fidelidade e de seu envolvimento.

39 Tipo 7 Obrigá-lo a seguir rotinas.
Críticas ou ausência de comentários otimistas. Contrariar idéias e planos que considera importantes.

40 Tipo 8 Indecisão e ineficiência das pessoas com quem convive.
Quando sua autoridade é desrespeitada. Quando tentam controlá-lo ou impor-lhe um comportamento.

41 Tipo 9 Forçá-lo a tomar decisões. Críticas feitas de forma agressiva.
Mudanças e novidades inesperadas.

42 Sabendo aprimorar-se pelo ENEAGRAMA Sugestões práticas:

43 Tipo 1 Ser menos perfeccionista.
Dar mais atenção ao que acontece de positivo do que aos erros. Identificar qualidades e competências dos colegas. Relaxar mais e ser menos exigente consigo mesmo. Ter metas realistas

44 Tipo 2 Ficar atento a sua condição física e cansaço.
Ser mais racional na tomada de decisões. Aceitar feedback. Perceber que não é possível ajudar a todos, canalizando sua energia aos que realmente precisam ser ajudados. Não ser tão insistente.

45 Tipo 3 Saber dosar o ritmo e definir prioridades.
Pensar no que faz mais a longo prazo. Privilegiar qualidade e não quantidade. Acostumar-se a elogiar o desempenho dos outros. Integrar seus interesses pessoais com os do grupo.

46 Tipo 4 Acostumar-se a ser mais objetivo com seus projetos.
Organizar melhor o que será feito no seu dia-a-dia. Não iniciar uma atividade sem concluir outra que começou antes. Saber dosar suas emoções. Não se desmoronar quando criticado.

47 Tipo 5 Participar do diálogo em grupo apresentando sua opinião.
Ficar atento aos sentimentos e emoções presentes durante os diálogos do grupo. Compartilhar o que sabe e não se incomodar com quem lhe quer ensinar algo. Ter humildade ao tirar suas dúvidas. Demonstrar mais o que sabe realizando obras.

48 Tipo 6 Buscar manter o equilíbrio ao tomar decisões.
Demonstrar claramente quais são suas expectativas. Lembrar de trabalhos e atividades em que obteve sucesso. Assumir os erros e vê-los como possibilidade de aprendizagem. Enfrentar o que tem medo.

49 Tipo 7 Ser mais responsável e realista.
Equilibrar o tempo entre interesses pessoais e profissionais. Concluir o que começa. Controlar seu senso de humor – “há momento certo para tudo”. Traçar suas metas periodicamente.

50 Tipo 8 Definir as causas que merecem maior esforço; saber dosar sua energia. Pensar e refletir antes de agir. Levar em conta a opinião dos outros antes de tomar decisões. Evitar comportamento autoritário. Ser mais paciente.

51 Tipo 9 Estabelecer prioridades e cumpri-las.
Organizar o que fará a partir de um roteiro de tarefas. Falar não quando necessário. Perceber momentos de indecisão – parar, refletir e optar – pela melhor resposta. Estabelecer prazos para o que pretende fazer e cumprir estes prazos.

52 Fim


Carregar ppt "Características comportamentais por Eneagrama"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google