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Estratégias Competitivas

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Apresentação em tema: "Estratégias Competitivas"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias Competitivas

2 “ Existe vantagem competitiva quando se oferece mais valor aos consumidores do que a concorrência “

3 Market Leader Market Challenger Market Follower Market Nicher
Tipos de Posicionamento Competitivo Market Leader Market Challenger Market Follower Market Nicher

4 Market Leader Um Market Leader detém a maior quota de mercado por isso deve, Procurar aumentar ainda mais a sua quota de mercado, encontrando novos clientes / comprando concorrentes Descobrir e promover novos produtos Proteger a sua quota de mercado através de inovação constante

5 Market Challenger Um Market Challenger detém uma quota de mercado importante mas mantém-se sempre em segundo plano face ao líder, assim, terá 2 opções: Desafiar o Market Leader - Risco muito elevado mas com possibilidade de ganhos muito alta - Sustentabilidade no desafio ao líder é fundamental para o sucesso Desafiar outras empresas em busca de maior quota de mercado O Market Challenger pode optar por um ataque frontar ou por um ataque indirecto

6 Market Follower Um Market Follower segue de perto os líderes de mercado sem os desafiar optando por explorar as oportunidades que estes oferecem e aprendendo com a sua experiência de mercado, copiando e melhorando a oferta. Aposta numa melhoria de receitas em vez de quota de mercado O investimento em Marketing é muito menor do que o dos líderes Benchmarking

7 Market Nicher O Market Nicher como o próprio nome indica opta pelo caminho da especialização, apostando fortemente em componentes que não são procurados pelos líderes de mercado. Boa estratégia para empresas pequenas e com recursos limitados Oferece óptimas margens Especialização é fundamental

8 Mercado automóvel - segmento premium

9 Evolução do Mercado Período 1998-2007: O mercado decresceu 2% ao ano
1999 – melhor ano com unidades vendidas 2003 – pior ano com unidades vendidas Segmento Premium teve um crescimento anual de 4% 2007 – melhor ano com unidades vendidas 1998 – pior ano com unidades vendidas Fonte: ACAP, 2008.

10 Ciclo de Vida do Mercado
Segmento Premium

11 Segmento Premium - Quotas
BMW AUDI MERCEDES VOLVO JAGUAR Fonte: ACAP, 2008.

12 Posições Estratégicas
1998 2000 2002 2004 2006 2007

13 Posições Estratégicas
1998 A4 2000 E 90 Serie 3 2002 Smart 2004 CLS 2006 Serie X5 2007

14 Posições estratégicas
Challenger Challenger Leader Follower Niche

15 Principais players Posição Estratégia Segmento alvo
Leader / Challenger Aumento da quota de mercado / Inovação Status, performance, tecnológica, design Status, conforto, segurança Resistência, qualidade Follower Optimizar as receitas Famílias que procuram segurança Niche Especialização Requinte, distinção, emoção, sexy, design

16 "Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema
"Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar." Sun Tzu, 544 – 496 A.C

17 Trabalho realizado por: Teresa Correia de Lacerda Pedro Ferreira da Costa Delmar José Ribeiro Sábio Ricardo Casanova Guilherme Ramalho


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