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Existe vantagem competitiva quando se oferece mais valor aos consumidores do que a concorrência.

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Apresentação em tema: "Existe vantagem competitiva quando se oferece mais valor aos consumidores do que a concorrência."— Transcrição da apresentação:

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2 Existe vantagem competitiva quando se oferece mais valor aos consumidores do que a concorrência

3 Market Leader Market Challenger Market Follower Market Nicher

4 Market Leader Um Market Leader detém a maior quota de mercado por isso deve, Procurar aumentar ainda mais a sua quota de mercado, encontrando novos clientes / comprando concorrentes Descobrir e promover novos produtos Proteger a sua quota de mercado através de inovação constante

5 Market Challenger Um Market Challenger detém uma quota de mercado importante mas mantém-se sempre em segundo plano face ao líder, assim, terá 2 opções: 1. Desafiar o Market Leader - Risco muito elevado mas com possibilidade de ganhos muito alta - Sustentabilidade no desafio ao líder é fundamental para o sucesso 2. Desafiar outras empresas em busca de maior quota de mercado O Market Challenger pode optar por um ataque frontar ou por um ataque indirecto

6 Market Follower Um Market Follower segue de perto os líderes de mercado sem os desafiar optando por explorar as oportunidades que estes oferecem e aprendendo com a sua experiência de mercado, copiando e melhorando a oferta. Aposta numa melhoria de receitas em vez de quota de mercado O investimento em Marketing é muito menor do que o dos líderes Benchmarking

7 Market Nicher O Market Nicher como o próprio nome indica opta pelo caminho da especialização, apostando fortemente em componentes que não são procurados pelos líderes de mercado. - Boa estratégia para empresas pequenas e com recursos limitados - Oferece óptimas margens - Especialização é fundamental

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9 Evolução do Mercado Fonte: ACAP, Período : O mercado decresceu 2% ao ano 1999 – melhor ano com unidades vendidas 2003 – pior ano com unidades vendidas Segmento Premium teve um crescimento anual de 4% 2007 – melhor ano com unidades vendidas 1998 – pior ano com unidades vendidas

10 Ciclo de Vida do Mercado Segmento Premium Mercado

11 Segmento Premium - Quotas Fonte: ACAP, BMW AUDI MERCEDES VOLVO JAGUAR

12 Posições Estratégicas

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14 Posições estratégicas Leader Challenger Follower Niche

15 Principais players PosiçãoEstratégiaSegmento alvo Leader / Challenger Aumento da quota de mercado / Inovação Status, performance, tecnológica, design Leader / Challenger Aumento da quota de mercado / Inovação Status, conforto, segurança Leader / Challenger Aumento da quota de mercado / Inovação Resistência, qualidade Follower Optimizar as receitasFamílias que procuram segurança Niche EspecializaçãoRequinte, distinção, emoção, sexy, design

16 "Lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema. A glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar." Sun Tzu, 544 – 496 A.C

17 Trabalho realizado por: Teresa Correia de Lacerda Pedro Ferreira da Costa Delmar José Ribeiro Sábio Ricardo Casanova Guilherme Ramalho


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