A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Curricular: Administração da Propriedade Rural Professor: Adm. Thiago Meneghel Rodrigues CRA/SC 12475.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Curricular: Administração da Propriedade Rural Professor: Adm. Thiago Meneghel Rodrigues CRA/SC 12475."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Curricular: Administração da Propriedade Rural Professor: Adm. Thiago Meneghel Rodrigues CRA/SC 12475

2 O que é ? Dica: 3 palavras = Recursos, decisões e objetivos. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. 2

3 ObjetivosRecursosDecisões 3

4 Escola Clássica da Administração Max Weber (1864 – 1920) Tipo Ideal de Burocracia Frederick Taylor (1856 – 1915) Administração Científica Henri Fayol (1841 – 1925) Papel dos Gerentes

5 Empreendedor; Controlador de distúrbios; Administrador de recursos; Negociador. Monitor; Disseminador; Porta-voz. Figura de proa; Líder; Ligação. Papéis de decisão Papéis Interpessoais Papéis de Informação

6 O desempenho dos papéis propostos por Mintzberg dependem do nível hierárquico do gerente. Estratégico Tático Operacional - Habilidades Conceituais - Habilidades Humanas - Habilidades Técnicas

7 A passagem para o século XX marcou o início de um grande avanço para a administração. Esse avanço foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial na América, que criou uma nova realidade para as organizações.

8 1880 – trabalhadores industriais nos EUA – trabalhadores industriais nos EUA. Fábrica da FORD em Highjand Park: A fabrica da FORD de River Rouge em 1924 tinha empregados. ANO Nº TRABALHADORES

9 Essa escala de operação exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas. A mais importante foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores transformaram a administração em um corpo distinto de conhecimentos. Outra pessoa que deixou uma grande contribuição prática para resolver problemas de eficiência foi Henry Ford, criador da linha de montagem móvel.

10 Buscava desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que possibilitassem resolver os grandes problemas enfrentados pelas empresas industriais. Nasceu em Entre 1874 e 1878, ele trabalhou para uma fábrica de bombas hidráulicas, onde aprendeu o ofício de torneiro. Foi também nessa empresa que começou a observar o que considerava má administração, corpo mole dos funcionários e relações de má qualidade entre trabalhadores e os gerentes.

11 Em 1878, ingressou na Midvale Steel, uma usina siderúrgica, na qual passou 12 anos, começando como trabalhador e terminando como engenheiro-chefe. Em 1883 obteve o título de mestre em engenharia. Patenteou muitas invenções. Em 1893, estabeleceu-se como consultor. Em seu cartão de visitas, propunha-se a sistematizar a administração do chão de fábrica. Em 1915, faleceu.

12 1ª fase Ataque ao problema dos salários. Estudo sistemático do tempo. Definição de tempos-padrão. Sistema de administração de tarefas. 2ª Fase Ampliação de escopo da tarefa para administração Definição de princípios de administração do trabalho 3ª fase Consolidação dos princípios. Proposição de divisão de autoridade e responsabilidade dentro da empresa. Distinção entre técnicas e princípios.

13 Sistemas de pagamento da época (pagamento por dia trabalhado e pagamento por peça produzida). PIECE-RATE SYSTEM : a administração deveria primeiro procurar descobrir quanto tempo levaria para que um homem, dando o melhor de si, completasse uma tarefa. A administração poderia então estabelecer um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável.

14 De acordo com Taylor, o caminho para resolver o problema dos salários era descobrir, de maneira científica e exata, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Sua resposta para esse problema foi o que ele chamou estudo sistemático e científico do tempo, que consistia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos e, com a colaboração dos trabalhadores cronometrá-las e registrá-las. Posteriormente, percebeu-se que o estudo de tempos (e, em seguida, tempos e movimentos) era um processo que tinha o valor intrínseco de permitir o aprimoramento do trabalho operacional, através da racionalização dos movimentos.

15

16


Carregar ppt "Unidade Curricular: Administração da Propriedade Rural Professor: Adm. Thiago Meneghel Rodrigues CRA/SC 12475."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google