A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Tecnologia
e Ciências - FTC OSM – Organização Sistemas e Métodos Orientador: Profº Valter Lima Equipe: Arlete Lacerda Eli Claudia silva Eliedna Emilia Sampaio Maria de Fátima Fonseca

2 Formulários e Manuais

3 FORMULARIOS CONCEITO O formulário é um importante meio de comunicação de transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Tanto o usuário quanto o analista de sistemas, organização e métodos devem saber que formulário é um assunto a ser tratado com muita atenção, pois os sistemas são apoiados por documentos cuja clareza formato e conteúdo tornou esses documentos eficientes e eficazes, contribuindo de forma fundamental para bom funcionamento de sistemas.

4 OBJETIVOS Facilitar o fluxo de informações uniformizar procedimentos centraliza controles promover a criação e desenvolvimento de formulários, fixar padrões para projetos e especificações físicas para formulários, harmonizar o seu uso junto dos demais componentes organizacionais e compatibilizar sua ação com as expectativas dos funcionários.

5 ESTRATEGIA NA ANÁLISE E DESENHOS DE FORMULARIOS
levantamento dos formulários existentes classificação e codificação; levantamento do fluxo de trabalho e da presença de informações; Estudo da viabilidade do aproveitamento dos formulários existentes ou adaptação; Criação de novos formulários; Teste dos formulários ;

6 AS PRINCIPAIS FUNÇÕES SÃO:
Proporcionar uniformidade ou padronização dos procedimentos inerentes aos sistemas administrativos. Proporcionar valor legal a determinadas operações na ou pela empresa. Estabelecer quais são os dados e as informações que devem ser registrados e processados no sistema considerado. Facilitar o controle das atividades das unidades organizacionais da empresa. Evitar escrituração de dados e informações de maneira repetida - Imprimir as informações fixas no corpo do formulário. - Definir informações suficientes - Fazer formulários Carbonizados Facilitar o fluxo de informação Facilitar o tratamento dos dados e das informações. Facilitar a compreensão e o entendimento

7 REQUESITOS PARA UM BOM MODELO DE FORMULARIOS
Segundo FRANK M. KNOX, um bom modelo de formulários deve apresentar os seguintes requisitos. Criar uma atitude favorável de executar para com a tarefa de preenchimento Permitir a utilização do meio fácil na anotação dos registros ou seja, atender a maneira pela qual o modelo vai ser preenchido. (processo manual, mecânico ou eletrônico). Devem-se considerar três fatores: VIABILIDADE LOGIBILIDADE REDUÇÃO DA FADIGA VISUAL Atender para sua utilização após o preenchimento (Sistema de guarda ou de arquivamento). Possibilitar a redução de tendência para o erro na anotação, e na utilização dos registros. Permitir a economia de papel e de impressão, porem os limites necessários á execução eficiente do registro

8 MANUAIS   Conceito Manual é todo e qualquer conjunto de normas procedimentos funções, atividade, políticas, objetivos e instruções e orientações que devem ser obedecidos e compridos pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como estes devem ser executados, quer seja em conjunto.

9 MANUALIZAÇÃO—ELABORAÇÃO E USO DE MANUAIS
Os indicadores para o uso de manuais estão ligados a: Divulgação Coordenação Analise Treinamento

10 Permitir a reunião de informações de forma organizada e criteriosa.
OBEJETIVO Permitir a reunião de informações de forma organizada e criteriosa.

11 Algumas das Principais Vantagens do uso de Manuais:
Corresponde a uma importante e constante fonte de informação sobre os trabalhos na empresa. Facilitam o processo de efetivar normas, procedimento e funções. Ajudam a fixar critérios padrões bem como uniformizam a terminologia técnica básica do processo administrativo com isso possibilitam a normalização das atividades administrativas. Possibilitam efetivo crescimento na eficácia dos trabalhos realizados etc.

12 Algumas das Principais desvantagens do uso de manuais administrativos:
Constituem um ponto de partida, porém não a solução para todos os problemas administrativos que possam ocorrer na empresa. Incluem, somente os aspectos formais da empresa deixando de lado os aspectos informais, cujas vigência e importância para o dia-a-dia da empresa são muito grandes. Diminuem a incidência do julgamento pessoal, tornando-s, muitas vezes , o freio para a iniciativa criatividade individual.

13 Alguns Requisitos Básicos de utilização de Manuais Administrativo:
Necessidade real e efetiva da empresa. Ter redação simples, eficiente, clara e inteligível, bem como índice ou sumario. Ter instruções autênticas , necessárias e suficientes. Ser distribuído a todos os funcionários que dele necessitam. Ter instruções autênticas, necessárias e suficientes. Ter um processo continuo de revisão, atualização e distribuição.

14 TIPOS Manual de organização Manual de normas e procedimentos Manual de políticas e diretrizes Manual de instruções especializadas Manual do empregado Manual de finalidade múltipla

15 ESTRUTURA DE UM MANUAL Índice numérico ou sumário Apresentação
Instrução Conteúdo básico Apêndice ou anexo Glossário Bibliografia

16 FLUXOGRAMA Enfermeira chefe Agente de saúde
Medico ___ Dentista ___ Técnicas enfermagem SAME Segurança ______ Serviços Gerais

17 MISSÃO Reorganizar a pratica de atenção á saúde em novas bases substituir o modelo tradicional levando a saúde mais perto da família e, com isso melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

18 OBJETIVO A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do SISTEMA ÚNICO DE SAUDE (SUS) – universalização, integridade e participação da comunidade e esta estruturada a partir da Unidade Básica de Saúde da FÁMILIA.

19 CONCLUSÃO O PSF prioriza as ações da prevenção, promoção, recuperação de saúde das pessoas de forma integral e continua. O atendimento é prestado na Unidade Básica de Saúde ou no domicilio , pelos profissionais (MEDICO, ENFERMEIRO, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim esses profissionais e a população acompanha criam vínculos de co- responsabilidade o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de Saúde da comunidade.

20 PSF – do Bairro da Asa Branca

21

22 FICHA A

23 CARTÃO DA CRIANÇA

24 FICHA DE HIPERTENSOS

25 Ficha para diabéticos

26   FICHA DE GESTANTES  

27 MANUAIS

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 BIBLIOGRAFIA Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
Titulo: Sistemas,Organização e Método


Carregar ppt "Faculdade de Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google