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CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
SUMÁRIO EXECUTIVO CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
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OBJETIVOS: DESCREVER, SUMÁRIAMENTE, O EMPREENDIMENTO.
Importante iniciar deixando claro qual é o negócio. Quais são os produtos e/ou serviços oferecidos Quais os fatores diferenciais do negócio Quem são os empreendedores e porque estão nesse negócio. QUAL É A OPORTUNIDADE Falem do mercado e das vantagens potenciais do negócio Forneçam dados (sintéticos) do tamanho do mercado e da participação da concorrência (importante terem uma visão geral do mercado) Qual é a estratégia de marketing do empreendimento QUAL O VALOR FINANCEIRO ENVOLVIDO Qual o investimento previsto Qual o “pay back” definido pelo planejamento Que estratégia de preços utilizaremos
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CUIDADOS NA ELABORAÇÃO
DEVE TER, APROXIMADAMENTE DUAS PÁGINAS. LEMBRE-SE DE QUE É A PRIMEIRA COISA QUE O INVESTIDOR VAI LER. CUIDADO PARA NÃO SER A ÚLTIMA! POSICIONAR O MERCADO EM QUE SE VAI ESTAR É FUNDAMENTAL. PORÉM NÃO SE ESQUEÇAM DA NECESSIDADE DE SÍNTESE. SEJAM OBJETIVOS E DÊEM INFORMAÇÕES REALMENTE FOCADAS. NOSSO OBJETIVO É FAZE-LOS SE INTERESSAR EM CONHECER OS DETALHES NO “BUSINESS PLAN”. PROCUREM PROVOCÁ-LOS A CONTINUAR A LEITURA.
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RISCOS (só os conhece quem sabe do que se está falando)
TER CONCORRENTES PODE SIGNIFICAR QUE O MERCADO COMPENSA. NÃO SE PREOCUPEM EM MOSTRAR ISSO. NÃO TEMA EM COLOCAR AS AMEAÇAS E DIFICULDADES DO EMPREENDIMENTO. MOSTREM QUE VOCÊS CONHECEM! “Invisto em pessoas, não em idéias”. Arthur Rock (uma lenda na área de “venture capital”) também disse: “Se você puder encontrar as pessoas certas, mesmo que elas estejam erradas a respeito do produto, elas vão mudar”.
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FINANÇAS O CORAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
TODA ATENÇÃO NESTA PARTE NÃO É DEMAIS! NA REALIDADE A FIGURA DO INVESTIDOR ESTÁ INTESSADO NO RETORNO DO CAPITAL. VOCÊS, COMO EMPREENDEDORES, PODEM COMPARTILHAR DO SONHO DE “COLOCAR NO AR” UMA IDÉIA. O INVESTIDOR VAI AJUDÁ-LOS COM UM OBJETIVO MUITO CLARO. NÃO SE DESCUIDEM DISSO.
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NA LINGUAGEM DO INVESTIDOR
PESSOAS OPORTUNIDADE -Acredite no seu “feeling”, mas não custa aprofundar. -Posicionamento estratégico -Obsolescências -Comece pelo fim. “Qual é o empreendimento? FOCO!!! -Quem são os empreendedores -Complementariedade -Dever e prazer podem andar juntos -”Networking” BUSINESS PLAN CONTEXTO RISCO E RECOMPENSA -Informação (global) -As 5 forças de Porter -Tecnologia e tendências -Estratégia alternativa “Leitura” do negócio Duração !? -Empreender não é aventura! -Dinâmica do negócio -”Advogado do diabo” -BUSINESS / MONEY
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"Nós não agimos certo porque temos virtudes ou excelência mas,
preferencialmente as temos porque agimos certo" Nós somos o que fazemos, repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito! Aristóteles
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