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MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 1 APRESENTAÇÕES - DOS DOCENTES.

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1 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 1 APRESENTAÇÕES - DOS DOCENTES - DA DISCIPLINA - DOS ALUNOS

2 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 2 DOCENTES Normalmente, - Rogério Matias - Teóricas GE - Teórico-Práticas GE1 e GE2 - Ilídio Silva - Teóricas GCP - Teórico-Práticas GCP e ESPECIAL Contudo, pode acontecer que um docente dê uma ou outra aula do outro.

3 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 3 DISCIPLINA 2 – Programa da disciplina 3 – Bibliografia recomendada 4 – Avaliação (regras e normas) 5 – Outros aspectos (Funcionamento das aulas, planificação e sumários, sugestões para melhorar o aproveitamento, calculadoras, atendimento aos alunos, páginas Web e contactos) 1 – Objectivos – Lema da Disciplina e Notas prévias

4 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 4 Professor José Hermano Saraiva Não interessa o que se ensina, mas o que se aprende. Lema da disciplina Lema da disciplina

5 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Folhas de presença: finalidade (nesta disciplina) - Ficha de identificação do aluno - Inquéritos aos alunos (final do semestre) Notas prévias - Mitos e realidades acerca da disciplina - Esta apresentação é uma síntese do Guia da Disciplina, não o substituindo. Por isso, recomenda-se a sua leitura atenta.Guia da Disciplina

6 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 6 Mitos e realidades Uma grande percentagem de alunos QUE FREQUENTA AS AULAS obtém aprovação Novo sistema de avaliação: MAIS APROVAÇÕES

7 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Importância de ir às aulas (também às Teóricas!). É praticamente impossível obter aprovação à disciplina sem frequentar as aulas. Mitos e realidades (conclusão) 2. Importância de acompanhar regularmente as matérias (até devido às regras de avaliação). É muito difícil obter aprovação à disciplina sem acompanhar regularmente as matérias.

8 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 8 Pretende-se que, com a aprovação a esta disciplina, os alunos tenham aprendido a conhecer e saber aplicar os conceitos e técnicas fundamentais inerentes ao Cálculo Financeiro (valor temporal do dinheiro, regimes de equivalência, equivalência de capitais, rendas, amortização de empréstimos e noções básicas de avaliação de investimentos). 1 - Objectivos

9 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias – Regimes de equivalência (1 aulas T) 3 – Equivalência de capitais (2 aulas T) 4 – Rendas em regime de juro composto (3 aulas T) 1 – Introdução (1 aula T) 2 - Programa da disciplina 5 – Amortização de empréstimos (3 aulas T) 6 – Noções básicas de avaliação de investimentos (1 aula T) Última aula teórica do semestre: resumo da matéria – apresen- tação por 6 alunos (1 capítulo por aluno); síntese pelo docente. Homogeneização de conhecimentos (1 aula T)

10 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Cálculo Financeiro – Casos Práticos Resolvidos e Explicados (Matias, Rogério e Silva, Ilídio) - Cálculo Financeiro – Teoria e Prática (Matias, Rogério) 3 – Bibliografia recomendada Bibliografia essencial:

11 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias fases de avaliação (alunos que não gozam de estatuto especial):. Por frequência (ao longo do semestre). Em exame final – época normal. Em exame final – época de recurso MUITA ATENÇÃO AO NOVO CALENDÁRIO ESCOLAR!!! 4 - Avaliação

12 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Por frequência. 3 provas escritas (5/Nov, 3/Dez, Jan) (25%, 35%, 40%). Mínimo obrigatório em cada prova: 6,5 / 8,5 / 8,5. Acesso a cada prova condicionado pela obtenção da classificação mínima fixada para a prova anterior.. Classif. final de frequência: pode ser majorada em 1 valor, dependendo da avaliação que o docente faz da atitude do aluno perante a disciplina. 4 – Avaliação - Regras - Em exame final - época normal (Jan) e época de recurso (Fev). Prova de 0 a 20 valores. Prova oral para classificações entre 7,5 e 9,4 valores

13 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Melhoria de classificação. Uma tentativa (na época de recurso do próprio ano, na época normal do ano lectivo seguinte ou na época de recurso do ano seguinte). Prevalece a melhor nota. - Publicação das classificações. Até 10 dias após a prova e 3 dias (72 horas) antes da próxima prova de avaliação à disciplina. 4 – Avaliação - Regras - Consulta e reapreciação das provas. Nos 5 dias úteis subsequentes à publicação das classificações (incentiva-se o aluno a consultar a sua prova).

14 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Inscrição prévia. Para a 1ª frequência e para o exame – época normal. - Comparência às provas. No mínimo, 15 minutos antes da hora marcada (30 minutos para a primeira frequência). Entradas autorizadas até 15 minutos após a hora mar- cada (a prova termina ao mesmo tempo para todos). 4 – Avaliação - Normas - Desistências. Abandono da sala: nunca antes de decorridos, no mínimo, 15 minutos.

15 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Documento de identificação. Para todas as provas (BI, cartão de estudante, carta de condução,...). - Material autorizado nas provas. Formulário, tabelas financeiras, papel de rascunho (fornecidos pelos docentes; a devolver no final da prova).. Calculadora e esferográficas (único material a levar pelo aluno).. Resolução no próprio enunciado. 4 – Avaliação - Normas - Provas orais. Hora prevista para cada aluno indicada na pauta.. Três ou quatro alunos e dois docentes.

16 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Sugestões para melhorar o aproveitamento Calculadoras Funcionamento das aulas; planificação e sumários 5 – Outros aspectos Páginas Web Atendimento aos alunos Contactos

17 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Teóricas (1 x 2h/semana) e Teórico-Práticas (2 x 2h/semana) e 2 sessões extra (facultativas). No final de cada aula teórica, 2 alunos são solicitados a fazer o resumo da mesma (pode beneficiá-los em termos de classificação final de frequência).. Divisão dos turnos (T e TP).. Dúvidas: esclarecer imediatamente Funcionamento das aulas; planificação e sumários 5 – Outros aspectos. Planificação / sumários do semestre em Sempre que não seja possível cumprir a planificação, procurar-se-ão mecanismos de compensação.

18 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Atitude perante a disciplina: 5 pilares 1) Frequência regular das aulas 5.2 – Sugestões para melhorar o aproveitamento 5 – Outros aspectos 2) Atenção e concentração nas aulas 3) Acompanhamento regular das matérias (desde o primeiro dia!...) 3.1) Preparação prévia de cada aula (T e TP) 3.2) Revisão da matéria logo após cada aula 4) Esclarecimento das dúvidas à medida que forem surgindo 5) Preocupação com a compreensão dos conceitos e não com a memorização de fórmulas ou a mecanização de procedimentos.

19 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias – Sugestões para melhorar o aproveitamento (continuação) 5 – Outros aspectos A disciplina de Matemática Financeira não é difícil, mas exigente ao nível do acompanhamento regular das matérias, dado o carácter sequencial dos conceitos.

20 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Conhecimentos necessários ao nível da Matemática. Básicos (quase exclusivamente ao nível do 9º ano) 5.2 – Sugestões para melhorar o aproveitamento (continuação) 5 – Outros aspectos texto exprimi-loestrangeira. Constatação: a maior dificuldade é equacionar um problema e não resolver (matematicamente) a equação que o representa. Dito de outro modo, o mais difícil é, a partir de um texto escrito numa linguagem que nos é familiar (a língua portuguesa), exprimi-lo numa língua estrangeira (a linguagem matemática).

21 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias passos na resolução de qualquer problema de MF 1. Identificar o problema e representá-lo correctamente na recta do tempo. 2. Equacionar o problema. 3. Resolver a equação que traduz o problema. plausível 4. Uma vez obtida a solução, analisá-la criticamente (o valor obtido é plausível ? manifestamente Não é duvidoso ou mesmo manifestamente impossível?) 5.2 – Sugestões para melhorar o aproveitamento (continuação) 5 – Outros aspectos. Na realidade (isto é, lá fora…), há ainda mais uma fase, anterior a todas aquelas: é necessário formular/estruturar o problema (ele não está escrito, não tem um enunciado que o suporte e explique...)

22 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Bibliografia: tem que ser entendida como um complemento e nunca como um substituto das aulas. 5.2 – Sugestões para melhorar o aproveitamento (continuação) 5 – Outros aspectos. Fórmulas: Não podem ser aplicadas às cegas. Não são de uso universal. Qualquer fórmula parte de pressupostos. Para poder ser aplicada, têm que se verificar todos esses pressupostos no problema que se pretende resolver, o que nem sempre acontece. O que é importante são os conceitos, não as fórmulas. O que é importante são os conceitos, não as fórmulas.

23 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias % 45% R 5 – Outros aspectos 45% A M Legenda: M – Memorização A – Atitude R – Raciocínio Modelo Y (ou modelo MAR ) de capacidades 5.2 – Sugestões para melhorar o aproveitamento (continuação)

24 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias – Sugestões para melhorar o aproveitamento (conclusão) 5 – Outros aspectos Por fim, uma observação que vale para todas as disciplinas: Ritmo muito diferente daquele a que vêm habituados. O horizonte temporal passa a ser o (chamado) semestre que, na realidade, são cerca de 3 meses!!! A partir deste ano: muita atenção ao novo calendário escolar!!!

25 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Mais do que permitida, é incentivada a utilização de calculadoras financeiras. Por isso, como habitual- mente, estão previstas 2 sessões extra-curriculares sobre Utilização de Calculadoras Financeiras (sábados, 19.Nov.2005 e 17.Dez.2005) 5.3 – Calculadoras 5 – Outros aspectos. Capacidades mínimas recomendadas:. INV (SHIFT) (2nd F). +/-. y x. log / ln. memórias. níveis de parênteses

26 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Deve ser aproveitado !!! 5.4 – Atendimento aos alunos 5 – Outros aspectos. Ao longo do semestre há pequenos detalhes que são fundamentais para a boa compreensão das matérias posteriores, pelo que devem ficar absolutamente claros na altura certa.. Horários de atendimento. No gabinete - ver horários na página web. Fora desses horário, em qualquer outra altura, a combinar previamente.. Via Internet (Tertúlia, Skype, MSN Messenger) ver horários na página web.

27 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Da disciplina – Páginas Web 5 – Outros aspectos. Páginas cuja consulta regular se recomenda:. Últimas notícias Planificação e sumários Material de apoio à disciplina Ficheiros de acesso restrito: a palavra-passe é mf_estv - Do livro. (página específica de apoio ao livro)

28 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias Docentes Alunos Sobretudo, através da página Web. Eventualmente, através dos delegados de turma e/ou de avisos na vitrine do curso. 5.6 – Contactos 5 – Outros aspectos. Alunos Docentes - Pessoalmente (Gabinete 58) - Por telefone ( ; – ext. 1011) - Por mail e - Pela Internet (Tertúlia, Skype, MSN Messenger) - Através dos impressos que estão no suporte junto à porta do gabinete.

29 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 29 I M P O R T A N T E: Descarregar e ler atentamente o Guia da Disciplina

30 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 30 Relação baseada em 4 pilares: 1. Cordialidade 3. Responsabilidade 2. Respeito (em sentido muito amplo) 4. Honestidade

31 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 31 Dúvidas? Esclarecimentos?

32 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 32 APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS

33 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2005/2006 (GE / GCP)Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Rogério Matias - 33 Não interessa o que se ensina, mas o que se aprende. Professor José Hermano Saraiva


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