A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03

2 É um sistema, automatizado ou manual, que inclua pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o utilizador. Normalmente é composto por Software (Símbolos e Linguagem, Modelo computacional) e por Hardware. Sistema de informação (S.I.):

3 O sector da Saúde é um sector intensivo em informação (matéria-prima, produto intermédio, produto acabado). As organizações de saúde constituem sistemas complexos e interagem com múltiplas entidades dentro e fora do Ministério da Saúde. Necessidade de salvaguardar informação clínica, partilhar informação inter-instituições de forma electrónica e garantir privacidade. Desenvolver mecanismos de responsabilidade e da qualidade da prestação de contas. Necessidade de medir o aumento da eficiência, da eficácia, da qualidade e da produtividade do Sistema de Saúde. Importância das SI na saúde

4 A implementação de sistemas de informação em saúde tem normalmente pelo menos um dos seguintes objectivos: Financeiros - pretende-se registar dados relativos aos custos ou receitas de serviços prestados (ex.: despesas a apresentar a subsistemas de saúde); Clínicos - pretende-se registar os dados de saúde e doença de utentes. Stocks - pretende-se fazer a gestão de stocks de uma instituição (ex.: fármacos); Administrativos - pretende-se registar os dados demográficos dos doentes, bem como os dados do funcionamento de instituição (ex.: datas de internamentos de doentes);

5 Cada sistema pode estar direccionado para ter os seguintes tipos de utilizadores: Pessoal administrativo; Profissionais de saúde - médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde; Gestores - directores de serviço, administração clínica; Utentes.

6 Um exemplo em Portugal destes Sistemas é o Cartão do Utente do SNS. A aplicação informática ALERT tem vindo a ajudar 26 serviços de urgência em Portugal. Trabalho elaborado por: Válter N. Duarte Exemplos na vida real:


Carregar ppt "Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google