A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 PROGRAMA DE IDENTIDADE VISUAL DA EDITORA FÓRUM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 PROGRAMA DE IDENTIDADE VISUAL DA EDITORA FÓRUM."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 PROGRAMA DE IDENTIDADE VISUAL DA EDITORA FÓRUM UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN

2 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Apresentação Tema Programa de Identidade Visual Tema Transversal Multiculturalismo Desafio Propor um programa de identidade visual cambiante para uma editora de livros jurídicos, abordando multiculturalismo como tema transversal. Ponto de partida A que medida uma editora de livro jurídico deve ou necessita se relacionar com multiculturalismo e design cambiante, levando em conta as questões visuais e formais que a marca deverá assumir?

3 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 MÉTODO PROJETUAL DiagnósticoCenárioDesignImplantaçãoApresentação Fundamentação teórica Inventário da Marca Briefing Conceito Valores Atributos Estilo de Vida e Perfil Psicográfico Geração de Alternativas Definição do logotipo Assinatura Paleta de Cores Texturas Demais Elementos Visuais Planejamento de Mutação Manual de Aplicação Papelaria Básica Brindes Correções e Finalização Apresentação Out/2010Set e Out/2010Out e Nov/2010Nov/2010Dez/2010

4 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica

5 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica Cultura Dentre as várias definições de cultura, duas se adéquam ao contexto deste trabalho é: 1 – Segundo Tyler é o conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, costume e quaisquer outras habilidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (Tyler apud. RODRIGUES, 2008) 2 - Contudo, o conceito de cultura que pode ser adotado é o que o limita ao conjunto de símbolos e significados, sendo assim, essencialmente semiótico, posição que se tornou dominante após a retomada da discussão sobre o assunto a partir de (RODRIGUES, 2008)

6 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica Multiculturalismo - Concepções e Teóricos Liberais individualistas: direitos e deveres dos cidadãos prevalecem sobre a origem etno- cultural. Pensadores desta concepção: John Rawls e Robert Nozick. Comunitaristas: em oposição aos liberais individualistas, favorecem a origem multicultural. Destaque para Van Dyke. Will Kymlicha: defende o meio termo, sendo que a origem etno-cultural pode ser influenciada pela cultura da classe dominante. Charles Taylor: política da igual dignidade e a política da diferença. Iris Marion Young: amplia a concepção multicultural inserindo as minorias sexuais, mulheres, deficientes e os idosos.

7 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica Design Cambiante: a instabilidade como regra. Surgiu como uma característica do Pós-Modernismo. MTV: a idéia surgiu durante a geração de alternativas SEXTAFEIRA: publicação científica periódica cujo projeto gráfico segue o tema do número em questão

8 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica Foi uma revista norte-americana de Rock alternativo. Fundada por David Carson, contém experiências revolucionárias no design tipográfico das revistas. Revista Ray Gun

9 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Fundamentação Teórica Revista VOGUE: Essa prática não é tão inovadora quanto pode parecer. A revista Vogue, por exemplo, na década de 20, não mantinha padrão visual dentre suas capas e utilizava diferentes padrões tipográficos em seus logotipos. Porém, o que torna os casos contemporâneos curiosamente distintos do da revista Vogue é o fato de que, àquela década, ao contrário de hoje, a padronização não era regra. "Cada edição é uma nova combinação de imagens, tipos e cores. Esse modo de trabalho é 'normal' até os anos de A partir de então, a padronização e a repetição de elementos começa a se tornar a nova prática 'normal'". (Kopp, 2002) Capas da Revista Vogue da década de 20 Design Cambiante -

10 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Inventário da Marca

11 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Inventário da Marca Assinatura Visual

12 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Inventário da Marca MATERIAL IMPRESSO – Convites para Lançamentos

13 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Inventário da Marca WEB SITE

14 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Diagnóstico da Editora Fórum BLOG

15 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing

16 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing Posicionamento de Mercado: Trabalhar os nichos de mercados do Direito Público, explorando as frentes de negócios da empresa: livros, periódicos, eventos, projetos customizados e, no futuro, livraria. A idéia é atacar em bloco, ou seja, essas frentes de negócios ativas e rodando de forma integrada, uma gerando negócio para outra.

17 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing Estratégica de Design: Elaborar o DNA da marca para proporcionar o ataque em bloco, transmitindo a integração das frentes de negócios para os colaboradores, fornecedores e consumidores.

18 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing Objetivo principal: Desenvolver uma nova identidade visual da marca da Editora Fórum seguindo as diretrizes de uma identidade visual cambiante, norteada pelos ramos do Direito Público e multiculturalismo.

19 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing Objetivos secundários: Desenvolvimento de um logotipo Definição de paleta de cores institucionais Definição do DNA da marca Elaboração do manual de aplicação da marca Desenvolvimento da papelaria básica Planejamento de mutação da marca

20 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Briefing Justificativa: Apoiar-se em parâmetros para nortear e direcionar o desenvolvimento de projetos gráficos que sigam a uma identidade visual coerente e cambiante; Utilizar-se de signos que os consumidores, fornecedores e colaboradores entendam o conceito; Consumidor identificar-se com a marca; Estratégia e planejamento para manter a imagem contemporânea e, o desenvolvimento e divulgação de novos empreendimentos.

21 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Cenário

22 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Cenário Conceitos, valores e atributos: coletados do manual do colaborador da empresa Amar e Servir Hoje Melhor que Ontem Lucratividade Compartilhada Otimismo sem alienação Responsabilidade Social Multiculturalismo

23 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Perfil psicográfico e os painéis conceituais Intercalar referências visuais de pessoas com os conceitos, valores e atributos apontados anteriormente. Cenário

24 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 AMAR E SERVIR

25 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Lucratividade Compartilhada

26 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Responsabilidade Social

27 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Hoje melhor do ontem

28 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design

29 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Praça de discussão, fazendo uma analogia formal ao anfiteatro grego. Conceito Teatro de Epidauro, construído no século IV a.c. Disponível em. Acesso em 17.nov.2010.

30 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Geração de Alternativas Adotando, então, a metáfora de Praça de Discussão, iniciou-se os estudos: Ao girar, estabelece-se humanização ao símbolo...

31 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Geração de Alternativas Humanizando a forma: Com a tentativa de simplificação, obtém-se um símbolo gráfico mais emocional...

32 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo A partir dos roughs, trabalha-se no computador: Praça de Discussão

33 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo... mais estudos:

34 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Critérios para estabelecer as cores: Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranqüilidade. É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, é a única que tem como grande poder de desintegrar energias negativas, favorece paciência, amabilidade e serenidade. Foi escolhida, além de suas características simbólicas e subjetivas, pelo fato de haver um elo entre a identidade visual corrente e a nova que está sendo proposta por este projeto. É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível (lembrando que hoje é melhor que ontem e do otimismo sem alienação). Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Somada ao azul gera força. Foi escolhida, além de suas características simbólicas e subjetivas, pelo fato de ser complementar à cor azul estabelecida anteriormente com o objetivo de criar harmonia e diminuir o efeito da persistência retiniana.

35 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo... e chega-se a solução: Fecha-se a gestalt.

36 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Estudo do lettering VERDANA BOLD Uma fonte grotesca para aproximar-se da idéia de dinamismo no jovem adulto de 30 a 40 anos Arredondamento dos vértices e algumas ajuste da largura da aresta do F, estabelece-se um aspecto contemporâneo

37 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Assinatura Visual – Versão 1

38 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Assinatura Visual – Versão 2

39 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Somente o símbolo gráfico

40 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Design – Definição do Logotipo Somente o lettering

41 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Aplicação da marca

42 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Aplicação da marca Papel Timbrado Bloco de Notas Cartão de Visitas Marcador de Livros

43 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Aplicação da marca Envelope para ofícios Mala direta

44 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Aplicação da marca Em livros publicados pela editora

45 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações

46 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações É relevante chamar a atenção para dois fatores ao utilizar-se de design gráfico cambiante em um programa de identidade visual corporativa: Público-alvo: considera-se que a Editora Fórum irá se reposicionar para um diálogo direto com o jovem adulto de 30 a 40 anos. Este pessoal vem de uma geração que acompanhou os movimentos psicodélicos, punk e new wave das décadas de 60, 70 e 80, respectivamente. Nestes movimentos, percebe-se uma constante profusão de imagens. Além do mais, pode-se dizer que a empresa já está se preparando para adotar a imagem para a geração que nasceu nas décadas de 90 e Reconhecimento da marca: tomar cuidado o uso da marca em vários locais em que não há uma interlocutor: capas de livros por exemplo. É necessário criar um planejamento de mutação para estes casos. Ex.: Google – a marca varia, mas, só no site.

47 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Ramos do Direito Público X Diversidade Cultural Brasileira

48 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Ramos do Direito Público O sinal gráfico que ocupa o centro da arena tem uma significação fundamental como linha editorial de produtos da empresa.

49 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Abrangem as normas que fornecem um modelo para as demais leis surgirem. A Constituição de um país é também chamada de Carta Magna. Direito Constitucional

50 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Estabelece reconciliação e limites no relacionamento entre entes públicos e privados. Direito Administrativo

51 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Pode-se falar que o Direito Financeiro impõe regras para a entrada e saída de dinheiro nos cofres públicos para garantir eficiência no gasto destes recursos. Direito Financeiro

52 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações O Estado tem o direito de punir, desestimulando a transgressão às normas e readaptando o indivíduo ao convívio social. Direito Penal

53 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Estabelece parâmetros e disciplina a relação entre os países. Direito Internacional Público

54 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Pergunta a ser respondida durante um processo que envolve um estrangeiro no Brasil: como o estrangeiro está em local diverso de seu país, qual lei aplicar? A estrangeira ou do local onde o indivíduo se encontra? Direito Internacional privado

55 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Estabelece regras e tramites para o embate judicial. Direito Processual

56 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações DNA da marca Representação estilizada da arquibancada do anfiteatro grego

57 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Diversidade Cultural Brasileira O Estado tem o dever/direito de tomar medidas para proteger as comunidades culturais brasileiras uma vez que elas fazem parte de nosso patrimônio cultural, sendo que algumas passaram a ser patrimônio cultural da humanidade. O pictograma representa, portanto, a comunidade etno- cultural e passa a ocupar o centro da praça de discussão. Seguindo a idéia dos comunitarias, que defendem um posicionamento do Estado como cuidador das minorias etno-raciais, cada comunidade etno-cultural entra em pauta de discussão como motivo central do Direito Público.

58 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Proposta para mutações Cultura Marajora Pantaneiro Frevo Pernambucano Gaúcho da Fronteira Áreas Urbanas

59 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 Conclusão A que medida uma editora de livro jurídico deve ou necessita se relacionar com multiculturalismo e design cambiante, levando em conta as questões visuais e formais que a marca deverá assumir? Respondendo então a pergunta: A variação do pictograma no centro alerta sobre a pauta de discussão: ramos do Direito Público ou uma Comunidade Etno-Cultural. A alteridade proporciona fresco a marca, criando um relacionamento mais humano com o público. Uma vez que foi proposto uma analogia a praça de discussão sobre o Direito Público, colocamos um assunto em pauta no centro das atenções. Assim consegue-se com este planejamento de mutação, manter uma coerência na estética narrativa e visual, uma vez que o arco somado ao lettering é muito forte e de fácil associação ao logotipo convencional.

60 Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ESCOLA DE DESIGN PROJETO: PROGRAMA DE IDENTIDADE VISUAL DA EDITORA FÓRUM ALUNO: Marcelo Procopio ORIENTADOR: Ricardo Portilho Obrigado...


Carregar ppt "Disciplina: Projeto de Graduação - Aluno: Marcelo Procopio - Orientador: Ricardo Portilho - Data: 02/12/2010 PROGRAMA DE IDENTIDADE VISUAL DA EDITORA FÓRUM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google