A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITERATURA Karen Neves Olivan. APONTAMENTOS O presidente negro é um livro autossugestivo: aborda o feminismo; aborda o racismo: O choque das raças; aborda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITERATURA Karen Neves Olivan. APONTAMENTOS O presidente negro é um livro autossugestivo: aborda o feminismo; aborda o racismo: O choque das raças; aborda."— Transcrição da apresentação:

1 LITERATURA Karen Neves Olivan

2 APONTAMENTOS O presidente negro é um livro autossugestivo: aborda o feminismo; aborda o racismo: O choque das raças; aborda a política atual: - presidente negro x Barack Hussein Obama; - Hillary Clinton: não disputou contra Obama, mas se tornou secretária de Estado.

3 AUTOSSUGESTÃO 1926 – folhetim – Jornal A manhã – 3 semanas. Subtítulo: O presidente americano de º título: O choque. De obra da imaginação fantasista. Para obra futurista. Jornais lidos por monitores luminosos existentes em cada casa. Televisão John Logie Baird sombras 24 linhas em 1924 BBC 1929: cores. Radiotransmissão de dados: realizar tarefas sem sair de casa.

4 AUTOSSUGESTÃO 1º computador ENIAC (1946) 1º notebook (1981)

5 AUTOSSUGESTÃO Internet O radiotransporte tornará inútil o corre-corre atual. Em vez de ir todos os dias o empregado para o escritório e voltar pendurado num bonde que desliza sobre barulhentas rodas de aço, fará ele seu serviço em casa e o radiará para o escritório. Em suma: trabalhar-se-á a distância,

6 DETALHES O presidente negro foi uma espécie de cartão de visitas de Monteiro Lobato ao mercado editorial americano, pelo qual esperava ganhar um saco de dólares. Nomeado adido comercial no consulado brasileiro em Nova York, ele explicou o livro em carta ao amigo Godofredo Rangel: Acontecem coisas tremendas, mas vence por fim a inteligência do branco. Na mesma carta, Lobato, que não era exatamente bonito, diz que a miscigenação criara uma classe de corcundas de Notre Dame nos subúrbios do Rio de Janeiro.

7 DETALHES Lobato era coerente com as idéias de seu tempo: - crítica social de H.G. Wells visionário,futurista, marxista; - teses sobre superioridade racial, degeneração e eugenia, de Gustave Le Bom; Lobato hoje: - racista e defensor da eugenia, por argumentar, através da boca de seus personagens, em defesa de uma sociedade saudável, homogênea e ordeira, sem deficientes etc.;

8 DETALHES Lobato hoje: - Na época em que vivia, ser racista era comum comparar com José de Alencar (Iracema). Resultado: o livro não agradou e Lobato escreveu: Meu romance não encontra editor. (…) Acham-no ofensivo à dignidade americana.(…) Errei vindo cá tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros.

9 ALGUNS PERSONAGENS Ayrton: - narrador-personagem; - funcionário da empresa paulista Sá, Pato & Cia; - conhece Jane, depois de um acidente de carro. Jane: - filha do professor Benson. Professor Benson: inventor do porviroscópio (aparelho que permite prever o futuro).

10 ALGUNS PERSONAGENS Jim Roy: - político negro com fortes convicções; - sobreviveu à escravidão; - acredita que o presidente Abraham Lincoln liberou o povo negro das algemas, mas não do preconceito e da segregação; - surpreende e se lança candidato. Evelyn Astor: - representante das feministas.

11 CURTAS Lobo fica encantado por Jane, que assim que possível, apresenta sua invenção. Porviroscópio: tem a forma de um globo de cristal e consegue mostrar o futuro até Mostra coisas bizarras do futuro, como sinais de mongolismo na população da França. O professor Benson, através do porviroscópio, fica sabendo da eleição do 88° presidente americano.

12 CURTAS Há três candidatos disputando o cargo: - (PN) o negro Jim Roy; - (PF) a feminista Evelyn Astor; - (PB) o presidente Kerlog, candidato à reeleição. A divisão da sociedade branca em partido masculino e feminino leva à eleição do candidato negro. Os brancos engendram um plano diabólico: a esterilização dos indivíduos de raça negra, disfarçada por um processo de alisamento de cabelos.

13 LITERATURA Karen Neves Olivan


Carregar ppt "LITERATURA Karen Neves Olivan. APONTAMENTOS O presidente negro é um livro autossugestivo: aborda o feminismo; aborda o racismo: O choque das raças; aborda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google