A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência pastoral: O dízimo na minha comunidade Mês do Dízimo / Junho - 2008 Paróquia São José – Pres. Prudente – SP www.saojosepp.org.br Pe. Jerônimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência pastoral: O dízimo na minha comunidade Mês do Dízimo / Junho - 2008 Paróquia São José – Pres. Prudente – SP www.saojosepp.org.br Pe. Jerônimo."— Transcrição da apresentação:

1 experiência pastoral: O dízimo na minha comunidade Mês do Dízimo / Junho Paróquia São José – Pres. Prudente – SP Pe. Jerônimo Gasques

2 O dízimo é uma opção pastoral Só se consegue sucesso na necessidade de o despertar A maioria dos católicos está adormecidos O dízimo não é uma mágica Cada um dê segundo o coração decidir A opção pastoral pelo dízimo implica algumas renuncias... Alguns optam pelas festas... Nesse caminho não entra a comunidade... Não há opção... Frutos? = $ Refletir: mesquinhez e generosidade (2Cor 9,5-8) O que se pretende?

3 Quando fazemos algo grande e importante na igreja como o fazemos? Pedimos, emprestamos, alugamos, lista de contribuintes, esmolamos... Será que Deus, a Igreja precisa disso? Será que a Palavra de Deus perdeu a força do fermento? Maioria dos católicos estão vazios e sem o que oferecer... Veja: batizamos, casamos, eucaristia, festas do padroeiro... O dízimo deve doer: no fundo da alma e do bolso...

4 O que se pode fazer com um dízimo eficiente –o dízimo faz sentido quando bem administrado –as dificuldades em se manter o dízimo –como organizá-lo eficientemente? –as dinâmicas que envolvem a sua administração –envolver os agentes na dinâmica –a consciência do dízimo não nasce de um dia para o outro –damos espaço à conscientização? –como e o que estamos fazendo para alcançar resultados? –reclamamos que o dízimo não vai.... –o que você tem feito?

5 Um modelo pratico Existem muitas formas de você administrar o dízimo: cadastro, visita, relatório... Você tem aplicado alguma? A pastoral do dízimo tem esse objetivo Qual? Vamos conversar? Que tal propor um mês de conscientização durante o ano? Preparar a equipe de pastoral para o desafio Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias (Victor Hugo)

6 Vejamos como ficou a nossa experiência paroquial Durante o mês de junho: mês do dízimo Um toque de conscientização: conhecer o dízimo Todos participaram: agentes e contribuintes Resultados surpreendentes Vamos conferir no esquema abaixo: No mês de junho/08 tivemos quatro semanas e assim distribuídas:

7 Situação do Dízimo de 1 a 6 de junho/08 Cadastrados 444 dizimistas Já cumpriram seu compromisso 78 (17,57%) Ainda não cumpriram 366 (82,43%)

8 Situação do Dízimo de 1 a 13 de junho/08 Cadastrados 444 dizimistas Já cumpriram seu compromisso 230 (51,80%) Ainda não cumpriram 214 (48,20%)

9 Situação do Dízimo de 1 a 20 de junho/08 Cadastrados 444 dizimistas Já cumpriram seu compromisso 305 (68,69%) Ainda não cumpriram 139 (31,31%)

10 Situação do Dízimo de 1 a 27 de junho/08 Cadastrados 444 dizimistas Já cumpriram seu compromisso 348 (78,38%) Ainda não cumpriram 96 (21,62%)

11 Veja o resultado do mês Durante o mês tivemos quatro finais de semana Em cada semana passava-se à comunidade o resultado da semana em % e $ É uma forma de visualizar a caminhada As pessoas tem dificuldades em relacionar/separar: dízimo e dinheiro Indica a dificuldade que encontramos a cada semana/mês/ano O resultado final foi assim:

12 Situação do Dízimo do mês de junho/08 Cadastrados 444 dizimistas cumpriram seu compromisso 370 (83,33%) Não cumpriram 74 (16,67%)

13 resultado Total de dizimistas: 444 Contribuíram: 370 (83,33%) Não contribuíram: 074 (16,67%) Seis novos dizimistas Observou-se: a dificuldade que as pessoas tem em contribuir fielmente Fica uma interrogação: por que não houve cem por cento de contribuição? Apelo à conscientização Temos muito que fazer...

14 Os dizimistas devem estar cadastrados (sistema idízimo.com) Em cidades maiores como é a organização? Todos os contribuintes são do território paroquial? E os que residem fora? Aqui valeria o lembrete do DIZIMO URBANO Como se pensa isso? Ou não tem importância para a equipe? Como é feito a organização do dízimo paroquial? As pessoas são visitadas? Há planejamento para isso? Veja nossa experiência... Cadastro no mapa

15

16 236 Dizimistas da área geográfica da Paróquia São José. (54%) 208 Dizimistas além fronteira. (46%)

17 Média % por dizimista Dizimista da área geográfica: R$ 74,14 Dizimista além fronteira: R$ 109,18

18 Conseqüência pratica Os dizimistas mais acomodados à situação da paróquia Comodismo pode ser um elemento negativo Aprender a olhar a sua comunidade com olhares de interesse Os de fora são mais criteriosos na contribuição Maior liberdade em contribuir: fazem por opção De novo volta a situação da paróquia de coração (= as pessoas estão escolhendo onde e como participar) Podemos intuir: pastoral urbana

19 O sonho de Deus O sonho de Deus na realidade humana Os católicos se perguntam sobre o destino do dízimo... Como esta a sua organização Onde e como seu dízimo é aplicado? Como esta o ambiente de sua igreja (prédio)? As pessoas estão satisfeitas? A missa é um sacrifício? Como? Aplica-se em tecnologia?: som,iluminação, mídia,engenheiro, social, conforto...

20 A Roda de eficiência do dízimo Como é feito o recebimento do dízimo Como os agentes se sentem Como está a satisfação dos dizimistas Como e em que é aplicado o dízimo

21 A equipe de pastoral do dízimo Para funcionar bem deve ter uma equipe Como é a organização: envelope, carnê, cobrança, cartão... Você estabelece a quantia: 1, 2, 5 ou 10%? O que vale: a palavra do padre, do agente, do contribuinte ou da Palavra de Deus? A equipe deve ter visão do que se deve atingir O agente é informado sobre o andamento da comunidade? A equipe deve ser um grupo de pessoas firmes e decididas e não para arrecadar dinheiro Trabalha-se com pessoas boas, piedosas ou competentes? O agente deve ser aquele que fez a experiência do dízimo

22 O processo de andamento do Dízimo o dízimo A Palavra de Deus aplicação do dízimo na comunidade AGENTE / EQUIPE CONTRIBUINTE

23 Observações Se descobrirmos que não estamos satisfazendo os fiéis, a questão é descobrir as razões que levam as pessoas a não fazerem a opção mais claramente. Os argumentos que usamos ao se falar do dízimo Convencem as pessoas? O povo quer saber onde o dízimo é aplicado Muitos pensam que na Igreja tudo é de graça A manutenção do padre é polemica A melhoria do ambiente celebrativo, as mobílias... Quanto custa a missa, sacramentos... Único argumento deve ser o bíblico: cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7).

24 Pastoral do dízimo Requer estudo e formação O que se estuda? Leitura? Como formar as equipes? Quais conteúdos estamos dando Há interesse por reuniões formativas e de instrução? Reservam-se momentos de espiritualidade? Quais? Como isso é feito? Algumas indicações... De leituras...

25 Dicas de leitura:

26 O mais recente:

27 Visite nosso portal:

28 O que podemos fazer com o dízimo: Como era a nossa igreja:

29 Agora:

30 comparando antes depois

31 O idizimo.com é um Sistema On-Line de Controle de Dízimo que apóia as paróquias no controle de seus dizimistas e dízimos, de qualquer local onde se tenha um computador e uma conexão de internet. Sistema On-Line de Controle de Dízimo Principais recursos do sistema: Suporte técnico, Atualização de versão e Backup de dados Gratuitos; Segurança e sigilo total das informações; Site exclusivo da paróquia no portal idizimo.com; Cadastros, Relatórios, Recibos e Gráficos em tempo real; Emissão de Carnes e Cartão do Dizimista; Divulgação de eventos no site do idizimo.com; Contato direto com os dizimistas por ( ilimitado! ); Dentre outros recursos do sistema.

32 Principais Tela do Sistema Acesso / Login Cadastro Dizimista

33 Principais Tela do Sistema Recebimento do Dízimo

34 Principais Tela do Sistema Gráficos

35 Quer saber mais? Contato: Fone: (18) Cel.: (18) Sistema On-Line de Controle de Dízimo


Carregar ppt "Experiência pastoral: O dízimo na minha comunidade Mês do Dízimo / Junho - 2008 Paróquia São José – Pres. Prudente – SP www.saojosepp.org.br Pe. Jerônimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google