A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti. n AO LONGO DO CURSO IREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE SEU MÉTODO DE ESTUDO, SOBRE A EFICÁCIA OU NÃO DESSE SEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti. n AO LONGO DO CURSO IREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE SEU MÉTODO DE ESTUDO, SOBRE A EFICÁCIA OU NÃO DESSE SEU."— Transcrição da apresentação:

1 COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti

2 n AO LONGO DO CURSO IREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE SEU MÉTODO DE ESTUDO, SOBRE A EFICÁCIA OU NÃO DESSE SEU MÉTODO, OK? n NESSA PRIMEIRA CONVERSA VAMOS FALAR SOBRE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO. POR QUE?

3 EM AGOSTO DE 2006, 500 JOVENS/ADULTOS SE MATRICULARAM NO CURSO DE ADM/NEAD/UFMT. EM FEVEREIRO DE 2007, APÓS O ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE DO CURSO, CONSTATAMOS 144 ABANDONOS POR MOTIVOS DIFERENTES. O QUE CHAMOU ATENÇÃO: MAIS DE 50% ALEGARAM FALTA DE TEMPO PARA O ESTUDO!

4 NAS ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS A FALTA DE TEMPO PARA O ESTUDO É APONTADA TAMBÉM COMO MOTIVO PRINCIPAL DE ABANDONO DE CURSOS. PARECE CONTRADITÓRIO. A EAD É PENSADA EXATAMENTE PARA ATENDER TAMBÉM AO ADULTO TRABALHADOR, COM POUCO TEMPO PARA O ESTUDO.

5 O MOTIVO REAL É A FALTA DE TEMPO? CONVERSANDO COM OS ALUNOS MATRICULADOS EM NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA DESDE 1995, ENCONTRAMOS ALGUMAS EXPLICAÇÕES DOS ALUNOS: - ACÚMULO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS/DOMÉSTICAS; - DEIXAR TUDO PARA A ÚLTIMA HORA; - NÃO SEGUIR UMA ROTINA DE ESTUDO; - NÃO DISTRIBUIR O TEMPO ADEQUADAMENTE - (acrescente outras possíveis explicações...)

6 FOI CONSTANTADO QUE ESSAS EXPLICAÇOES TAMBÉM SÃO FREQUENTES ENTRE OS ALUNOS QUE NÃO ABANDONAM OS CURSOS. E QUE POR ISSO, - TÊM TIDO DIFICULDADES PARA ACOMPANHAR AS DISCIPLINAS E - GASTAM MAIS TEMPO DO QUE O NECESSÁRIO EM ATIVIDADES DE ESTUDO.

7 Se esse for o seu caso também, o que fazer? ORGANIZE SEU TEMPO!

8 A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NO CURSO NO INÍCIO DE CADA SEMESTRE, VOCÊ RECEBE O CALENDÁRIO COM DATAS DE: - INÍCIO DE DISCIPLINAS, - ENTREGA DE ATIVIDADES, - AVALIAÇÕES PRESENCIAIS, - SEMINÁRIO TEMÁTICO.

9 SÃO DATAS QUE SERVEM DE MARCO PARA VOCÊ TER UM IDÉIA DO TEMPO QUE PRECISA PARA PERCORRER SEU CAMINHO NUMA DETERMINADA DISCIPLINA. CADA UM TEM UM RITMO, UM JEITO DE ESTUDAR.... VOCÊ TEM O SEU..... É DENTRO DESSE SEU ESTILO QUE VOCÊ DEVE PLANEJAR E DISTRIBUIR O SEU TEMPO DE ESTUDO!

10 Como? TEM QUE DIVIDIR SEU TEMPO PARA: LEITURA DO FASCÍCULO LEITURA DE OUTROS TEXTOS COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE AUTO-AVALIAÇÃO – QUE ESTÃO NO FASCÍCULO ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DO GUIA DIDÁTICO TALVEZ, ESTUDO EM GRUPO REVISAO PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL.

11 A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PELO GUIA DIDÁTICO TEM TAMBÉM A FINALIDADE DE AJUDAR VOCÊ A PROGRAMAR O ESTUDO NUMA DETERMINADA DISCIPLINA. SE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DOS ESPECIALISTAS, CERTAMENTE TERÁ MENOS DIFICULDADES NO ESTUDO E NA ORGANIZAÇÃO DO SEU TEMPO.

12 O QUE VOCÊ PRECISA FAZER? ASSUMA O CONTROLE DO SEU TEMPO. ORGANIZE SEU TEMPO. DISCIPLINA!

13 ALGUMAS DICAS 1 – COMO USA O SEU TEMPO?

14 FAÇA UMA LISTA DO QUE VOCÊ FAZ AO LONGO DO DIA, DA SEMANA. COLOQUE AO LADO DE CADA ATIVIDADE O TEMPO QUE DEDICA; - COLOQUE AO LADO SEU JULGAMENTO (importante e urgente; importante, mas não urgente; urgente, mas não importante; não urgente e não importante); - AVALIE ESSAS ATIVIDADES E VEJA SE ALGUMA PODE SER DESCARTADA OU DELEGADA; - DETERMINE O TEMPO A SER DEDICADO AO ESTUDO, O MOMENTO DO DIA E DA SEMANA!

15 2 – COMO PLANEJAR SEU TEMPO

16 n DETERMINE OS OBJETIVOS DE CADA ATIVIDADE DE ESTUDO (verifique no material didático e no Guia Didático) n IDENTIFIQUE OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS n DECIDA O TEMPO EM QUE SERÁ REALIZADO CADA PASSO, CADA ATIVIDADE n DEFINA O TEMPO PARA CADA PASSO E ATIVIDADE n IDENTIFIQUE DE QUE PRECISA PARA REALIZAR CADA PASSO/ATIVIDADE

17 n Analise o emprego do seu tempo n Estabeleça um horário de estudo n Evite a temporização (deixar para depois) n Aprenda a gerir o tempo por etapas progressivas n Siga os princípios de uma gestão eficaz do tempo 3 – COMO GERIR SEU TEMPO

18 Princípios de uma gestão eficaz do tempo n Fixe prazos n Identifique os cronógrafos (comedores de tempo, ex.: TV, telefone, visitas, etc.) n Diariamente estabeleça lista de coisas a fazer n Reflita antes de iniciar uma tarefa n Saiba delegar tarefas n Analise a proporção investimento/rendimento n Faça uma atividade por vez n Manipule uma informação por vez n Saiba dizer não! n Crie condições materiais propícias à realização da atividade.

19 Proteja seu tempo pessoal de estudo! Assim, ESTUDARÁ MAIS, EM MENOS TEMPO!


Carregar ppt "COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti. n AO LONGO DO CURSO IREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE SEU MÉTODO DE ESTUDO, SOBRE A EFICÁCIA OU NÃO DESSE SEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google