A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma aula de introdução à História para os alunos do 4º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma aula de introdução à História para os alunos do 4º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Uma aula de introdução à História para os alunos do 4º ano

2 Bom dia meninas e meninos! Hoje, vamos falar de História.

3 A História é uma forma de conhecimento… Estuda o Homem e a sua relação com o Espaço e o Tempo. Complicado?... O Espaço ! O Tempo! A História não é um conto, nem uma telenovela, é a procura do papel do Homem neste planeta ao longo do tempo. Vocês são crianças que começam agora a despertar para a vida… a descobrir o mundo que vos rodeia. Têm 9/10 anos e o vosso passado é muito curto. Por isso, podem pensar que sempre se viveu da mesma maneira como se vive na actualidade. Mas, melhor do que as palavras são as imagens. Já estou cansada de tanto falar e vocês? Vejamos, então, as imagens.

4

5

6

7 Repararam como o modo de vida se alterou nos últimos 100 anos? Repararam nas alterações do vestuário, dos transportes, do trânsito, etc.? Nas próximas páginas vou mostrar-vos as diferenças que se verificaram em alguns objectos que vocês conhecem bem e são vulgares hoje em dia.

8

9

10 Então? Ainda acham que sempre vivemos num Mundo igual àquele em que vivemos hoje? Repararam como, partindo do presente para o passado, as técnicas se tornaram mais rudimentares? Vamos agora fazer uma rápida viagem até ao aparecimento do Homem. Antes de continuar, uma pequena informação. A Terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos (conseguem imaginar há quanto tempo foi?). O Homem surgiu há cerca de 3 milhões de anos e a escrita foi inventada há apenas pouco mais de 5 mil anos. Ufa! Já chega de números, não estamos a estudar matemática, embora, como vêem, precisemos dela. Vamos agora viajar até às origens do Homem.

11

12

13

14

15 Então? Gostaram da nossa fabulosa máquina do tempo? Descobrir a História é como fazer um puzzle. Para descobrir a verdade da História precisamos de juntar as peças do puzzle. Para juntar as peças do puzzle precisamos de procurar os vestígios do passado: as fontes históricas. Vejam nas páginas seguintes alguns exemplos de fontes históricas.

16

17

18 Espero que tenham gostado e que tivessem ficado a perceber melhor o que é a História. Não quero despedir-me sem vos alertar para uma realidade. Não é só entre o passado e o presente que há diferenças e desigualdades. Também no presente há muitas desigualdades, pois a riqueza não é distribuída de igual modo por todos. Ora vejam…

19


Carregar ppt "Uma aula de introdução à História para os alunos do 4º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google