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Curso Avançado de Pilotagem

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Apresentação em tema: "Curso Avançado de Pilotagem"— Transcrição da apresentação:

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2 Curso Avançado de Pilotagem

3 Módulo 1 Iniciando o aprendizado

4 CARACTERÍSTICAS MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO
A motocicleta fica apenas equilibrada quando em movimento. A isto chamamos equilíbrio dinâmico. Nas curvas, sofre a ação da força centrífuga, inclinando naturalmente para o lado interno. A motocicleta não tem carroceria. Por isso, a emoção e o prazer de pilotar supera a de qualquer veículo. Mas use sempre capacete, ele garante conforto e proteção para você. A motocicleta tem comandos independentes para os freios dianteiro e traseiro, o que é uma grande vantagem, uma vez que se pode dosar a ação de cada um de acordo com cada situação.

5 COMANDOS MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO 1. Afogador.
A motocicleta tem alguns comandos similares a de um carro, porém, com operações e localizações diferentes. 1. Afogador. 2. Alavanca de embreagem. 3. Alavanca do freio dianteiro. 4. Botão de emergência. 5. Chave de ignição. 6. Manopla do acelerador. 7. Partida elétrica. 8. Pedal de partida. 9. Pedal do freio traseiro. 10. Pedal do câmbio. 11. Torneira de combustível.

6 MANUTENÇÃO MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Lembre-se :
Apesar da pequena incidência de acidentes causados por falha mecânica a inspeção mecânica deve fazer parte da pilotagem diária. Lembre-se : 1. Pneus – Verifique sempre o estado de conservação e a calibragem dos pneus. 2. Comandos – Verifique sempre o perfeito funcionamento de todos os comandos da motocicleta. 3. Luzes – A parte elétrica é fundamental para a sua visualização nas ruas. 4. Combustível – A motocicleta é um veículo extremamente econômico, portanto nunca esqueça de abastecer. 5. Corrente – Por ser um item de desgaste natural, não esqueça de mantê-la sempre regulada e lubrificada.

7 Equipamentos de Segurança
MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Equipamentos de Segurança Capacete – É obrigatório por lei, para o condutor e passageiro, e procure sempre capacetes de cores claras, com adesivos refletores, aprovados pelo INMETRO. Óculos de Proteção – Nos capacetes abertos ou sem viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção, para o condutor e o passageiro. Luvas – Para proteção e firmeza nos comandos, evite luvas com forro. Calçados – Com sola bem resistente e salto não muito alto. Podem ser usados também, sapatos bem fechados. Jaquetas – Escolha sempre um tecido bem resistente. As cores claras são sempre mais visíveis. Calças – Evite pilotar de bermudas ou calças de tecido muito fino.

8 POSTURA MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO
A correta postura ao pilotar é essencial para o bom desempenho do motociclista. A postura incorreta aumenta o cansaço o que é muito perigoso. Os pontos importantes para o motociclista conseguir uma postura correta e segura são : Cabeça – Na posição vertical. Ombros – Relaxados. Punhos – Abaixados em relação à mão. Mãos centralizadas nas manoplas. Braços – Relaxados com os cotovelos levemente para dentro. Quadril – Junto ao tanque em posição que permita virar o guidão sem esforço dos ombros. Pés - Paralelos ao solo, com salto encaixado nas pedaleiras. Pé direito sobre o pedal de freio traseiro.

9 MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO
CENTRO DE GRAVIDADE 1 2 3 Quanto mais o piloto abaixar o centro de gravidade, mais estabilidade e mais segurança ele vai proporcionar .

10 CURVAS MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Postura básica
Nas curvas o motociclista deve inclinar a moto para manter o equilíbrio e a trajetória. Quanto maior a velocidade e/ou menor raio de curva, maior será a inclinação. Postura básica A motocicleta e o motociclista inclinados no mesmo ângulo. Posturas especiais Inclinando o corpo mais que a motocicleta: utilizada em piso com pouca aderência Inclinando mais a motocicleta que o corpo: utilizada em manobras ou em curvas de baixa velocidade.

11 3 2 1 CURVAS MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO
Toda curva se divide em três partes. 1o – Entrada da curva Antes da curva deve-se reduzir a velocidade. 2o – A curva Manter a aceleração constante. 3o – Saída da curva Retomar a aceleração progressivamente. 3 2 1

12 Motocicleta mais inclinada que piloto
MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO CENTRO DE GRAVIDADE Motocicleta mais inclinada que piloto IE IM IM CG Piloto CG Conjunto CG Motocicleta IM- Inclinação da Motocicleta IE- Inclinação Efetiva

13 Piloto mais inclinado que motocicleta
CENTRO DE GRAVIDADE MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO CARACTERÍSTICAS Piloto mais inclinado que motocicleta IM IE IM CG Piloto CG Conjunto CG Motocicleta IM- Inclinação da Motocicleta IE- Inclinação Efetiva

14 FRENAGEM MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO
No momento da frenagem, o peso recai sobre a roda dianteira, fazendo com que o freio dianteiro se torne o principal responsável pela parada da motocicleta. - Utilize os freios simultaneamente. - Evite bloquear as rodas. - Procure manter a trajetória retilínea.

15 Velocidade constante no plano
MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO FORÇAS ATUANTES Velocidade constante no plano Força lateral Força de frenagem Força Motriz Reserva TRASEIRA DIANTEIRA

16 FORÇAS ATUANTES MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Aceleração
Força lateral Força de frenagem Força Motriz Reserva DIANTEIRA TRASEIRA

17 FORÇAS ATUANTES MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Desaceleração
Força lateral Força de frenagem Reserva DIANTEIRA TRASEIRA

18 FORÇAS ATUANTES MÓDULO 1 - INICIANDO O APRENDIZADO Curvas
Força de frenagem Reserva Força Motriz Força lateral DIANTEIRA TRASEIRA

19 Módulo 2 Pilotando no trânsito

20 CONCENTRAÇÃO E DECISÃO
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO PILOTANDO NO TRÂNSITO Pilotar com segurança é pilotar de modo a evitar acidentes, lembre-se dos pontos importantes para pilotar com segurança no trânsito: CONCENTRAÇÃO E DECISÃO 90% é raciocínio e 10% de execução física

21 ESTRATÉGIA DE CONDUÇÃO
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIA DE CONDUÇÃO P - Procurar/ Pesquisar. I - Identificar perigos. P - Prever o que pode acontecer. D - Decidir o que fazer. E - Executar sua decisão.

22 VISIBILIDADE MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO
- Muitas vezes a motocicleta não é vista pelos motoristas e pedestres. - Grande parte dos acidentes ocorre por esse motivo. Por essa razão, é muito importante observar os cuidados abaixo sugeridos : 1. Ângulo morto de visão – Evite ângulos mortos de visão dos motoristas. 2. Farol aceso – É lei, com o farol aceso a motocicleta torna-se muito mais visível. 3. Vestimenta – Usar vestimentas de cores claras e vivas. O amarelo, o branco e o laranja são as cores mais visíveis. 4. Sinalização – Sinalizar sempre o que vai fazer.

23 Distância de Reação + Distância de Frenagem =
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO TÉCNICAS DE FRENAGEM Distância de Reação + Distância de Frenagem = Distância de Parada Total Lembre-se, que para diminuir a distância de parada total o motociclista deve: Evitar pilotar com cansaço físico. Não consumir bebidas alcóolicas Reduzir o tempo de frenagem. Manter os pneus bem calibrados e em bom estado. Manter os freios bem regulados e nos limites recomendados.

24 CRUZAMENTOS MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO
Um cruzamento é sempre um PERIGO em potencial. Muitos acidentes de trânsito ocorrem em cruzamentos. Para transpor um cruzamento, devemos tomar as seguintes providências : 1. Diminuir sempre a velocidade. 2. Redobrar sempre a atenção, mesmo estando na preferencial. 3. Estar preparado para parar. 4. Desviar em caso de emergência. 5. Se possível, evitar conversões à esquerda.

25 Como você já sabe, no trânsito, “distância é segurança”.
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO DISTÂNCIAS LATERAIS Como você já sabe, no trânsito, “distância é segurança”. Ao manter-se mais ao centro da faixa de rolamento, você evita uma maior proximidade com relação ao veículo que está ultrapassando. Ao colocar-se mais à direita da faixa, você abrirá espaço para uma provável ultrapassagem.

26 DISTÂNCIAS LATERAIS MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO
Procure sempre ficar atento a tudo que está a sua volta. Nestas situações, o melhor é permanecer no lado esquerdo da faixa de rolamento. Isso evitará ser surpreendido por uma porta que se abre, ou de um pedestre que atravessa a rua por detrás de outro veículo.

27 DISTÂNCIA DE SEGURANÇA
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO DISTÂNCIA DE SEGURANÇA A distância de seguimento do veículo que vai a frente está relacionada à distância de reação para acionar os freios. Dois segundos Esse método funciona a qualquer velocidade, desde que ela seja igual e constante para os dois veículos.

28 ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS Derrapagens - o que fazer? Manter as rodas girando. Não apertas a embreagem. Manter a aceleração constante. Virar o guidão ligeiramente no sentido da derrapagem. Como último recurso, caso a velocidade esteja baixa ao derrapar, utilizar o pé como apoio para endireitar a moto.

29 ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS Ondulações e buracos - o que fazer? Agarrar firme o guidão. Levantar o corpo uns 15 cm do assento, para que as pernas amorteçam o choque. Manter os joelhos relaxados junto ao tanque. Manter pulsos e braços prontos para receber o choque. Uma das características da motocicleta é a maneabilidade que possibilita uma grande capacidade de alterar rapidamente sua trajetória.

30 ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS Pilotando na chuva - Ao pilotar sob chuva o motociclista deve: Reduzir a velocidade. Aumentar a distância de segurança. Redobrar os cuidados no início da chuva quando a pista fica mais lisa em razão da poeira e óleo que formam uma película escorregadia. Aguardar, se possível, o tempo necessário para que a chuva lave a pista, melhorando as condições de atrito entre o pneu e o solo.

31 ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS Pilotando à noite- o que acontece?
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ENFRENTANDO SITUAÇÕES ESPECIAIS Pilotando à noite- o que acontece? A visão a noite é reduzida em 1/6 em relação à vista durante o dia. As cores desaparecem: primeiro o vermelho e por último o azul. A noção de profundidade diminui. E o mais perigoso: ocorre o ofuscamento. O que fazer? Ser o primeiro a passar para luz baixa. Desta forma,”em geral’ o veículo em sentido contrário fará o mesmo. Semicerrar os olhos para adaptar a visão melhor e mais rapidamente à “escuridão” que segue o ofuscamento. Não olhar diretamente para os faróis dos carros que trafegam em sentido oposto

32 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 1 Observar pelos retrovisores Sinalizar antecipadamente Mudar de pista com decisão gradativamente

33 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 2 Observar a indecisão do motorista Prever ações perigosas Tomar uma distância segura Nunca ultrapassar nessa situação Buzinar e demonstrar a intenção

34 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 3 Observar a saída da pista Antecipar possíveis manobras de automóveis Mudar de pista com antecedência Fugir dos pontos cegos

35 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 4 Posicionar-se de forma a ter espaço após a manobra Antecipar a manobra do automóvel Aguardar o melhor momento Sinalizar anteriormente Olhar por cima do ombro confirmando as posições dos outros veículos

36 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 5 Observar pelos espelhos retrovisores o movimento Observando a aproximação, mudar de faixa Nunca aguardar com o câmbio em neutro

37 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 6 Prever a saída de um dos veículos Observar a movimentação dos motoristas, fumaça ou outro indício Diminuir a velocidade Preparar para parar, desviar para a outra pista ou para outra vaga

38 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 7 O carro que vira à esquerda deve ser sua maior preocupação Os acidentes mais frequentes são com carros nessa situação Reduzir a velocidade é a melhor opção Prever a manobra antecipadamente Preparar para usar os freios ou desviar

39 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 8 O ônibus bloqueia a visão do outro veículo e a sua visão Prever a manobra Tomar uma distância maior do ônibus para ver e ser visto Antecipar ações de frenagem ou desvio

40 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 9 1/3 dos acidentes com motocicletas acontecem em cruzamentos Motoristas aguardando podem não ver a motocicleta em movimento Mesmo vendo podem não perceber sua velocidade de aproximação Preparar para uma manobra evasiva Procurar manter-se visível pelas roupas, farol etc

41 ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM
MÓDULO 2 - PILOTANDO NO TRÂNSITO ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM Situação 10 Com o tráfego reduzido o motorista não atentou sua presença Procure sair dos pontos cegos Prever a manobra principalmente pela situação de ser um cruzamento Tomar ações que o afastem de outros veículos

42 Módulo 3 Preparando-se para Pilotar

43 MÓDULO 3 - PREPARANDO-SE PARA PILOTAR
AQUECIMENTO DO PILOTO Para que todos tenham um bom desempenho nos exercícios práticos, um bom aquecimento físico é fundamental. Coluna - Com as pernas semi-abertas, tocar as mãos no chão sem dobrar os joelhos e em seguida erguer e levar os braços para trás. Pescoço - Balançar a cabeça para a esquerda e direita, para trás e para frente, girar a cabeça para a direita e esquerda. Pulso - Com as mãos fechadas e braços esticados, girar as mãos simultaneamente para direita e esquerda. Pernas - Com as pernas abertas, abaixar-se esticando uma perna e flexionando a outra ( sempre com o calcanhar no chão ). Joelhos - Com os joelhos semi-flexionados, fazer movimento circular para direita e esquerda. Braços - Com os braços esticados fazer movimentos circular para frente e para trás. Tornozelos - Apoiar no chão com a ponta do pé e fazer movimento circular ( pé direito e esquerdo ). Cintura - Com as pernas semi-abertas e as mãos na cintura, girar o tronco para direita e esquerda. Com as pernas abertas, levar o braço para cima da cabeça, flexionando o tronco para esquerda e direita. Polichinelo - Manter as pernas fechadas e braços abaixados, em seguida saltar abrindo as pernas e braços juntos, batendo palmas acima da cabeça.

44 VERIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
MÓDULO 3 - PREPARANDO-SE PARA PILOTAR VERIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Para que a segurança de todos seja minimizada, a atenção do instrutor em relação aos equipamentos de segurança dos alunos deve ser grande. Com os alunos perfilados, verificar se todos estão de capacete ( com a cinta bem ajustada ), óculos de proteção, luvas, botas, calça adequada e camisa de manga comprida. O bom instrutor é aquele que cuida do bem estar de seus alunos.

45 INSPEÇÃO DA MOTOCICLETA P-CLOC
MÓDULO 3 - PREPARANDO-SE PARA PILOTAR INSPEÇÃO DA MOTOCICLETA P-CLOC Mesmo o número de acidentes por falhas mecânicas ser pequeno, a inspeção mecânica deve acontecer sempre antes do início do curso. Com os alunos perfilados ao lado de cada uma das motocicletas, verificar os itens comentados no módulo 1 tais como: regulagem de freios, embreagem, espelhos, pneus, nível de combustível, folga da corrente, etc... O instrutor não pode esquecer que seu exemplo é fundamental, portanto é sempre importante estar utilizando todos os equipamentos de proteção. Ele é seu uniforme de trabalho.

46 Módulo 4 Exercícios Práticos

47 PREPARANDO A PISTA DE AULA
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS PREPARANDO A PISTA DE AULA Para executar os exercícios práticos, o instrutor deve preparar a pista seguindo as recomendações básicas abaixo: A pista deve ser de asfalto ou de concreto com boa aderência. Deve ter 120m de comprimento X 50 m de largura. Se a pista for de terceiros, obter autorização prévia. Utilizar cones para demarcar a pista. Caso não tenha cones, utilize garrafas tipo Pet de 2 litros com um pouco de água. 32 cones serão suficientes para montar os exercícios.

48 PREPARANDO A PISTA DE AULA
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS PREPARANDO A PISTA DE AULA Para os exercícios serem praticados com grau de dificuldade crescente, as distâncias entre cones deverá ser de: 6 metros na 1a passagem. 5 metros na 2a passagem. 4 metros na 3a passagem. Postura do piloto sobre a motocicleta - Para os exercícios serem praticados com grau de dificuldade crescente, a sequência deverá ser: Sentado na 1a passagem. Em pé sobre as pedaleiras na 2a passagem. Sentado somente com a mão direita no guidão na 3a passagem.

49 MODELO DE PISTA PADRÃO HONDA
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS MODELO DE PISTA PADRÃO HONDA 1-Circuito oval no sentido anti-horário. ( Ex.1 ) 2-Circuito oval no dentido horário. ( Ex.2 ) 3-Alameda grande ( Ex.3 ) 4-Alameda pequena ( Ex.4 )

50 MODELO DE PISTA PADRÃO HONDA
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS MODELO DE PISTA PADRÃO HONDA 5-Slalon duplo ( Ex.5 ) Slalon simples ( Ex.6 )

51 MUDANÇA DE MARCHA MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Desenvolver habilidade na redução de marcha para que ocorra de forma suave e precisa. Nota - Destaque para os alunos a importância do freio no auxílio da redução de velocidade da motocicleta.

52 SLALON DUPLO MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Desenvolver as habilidades em curvas de baixa velocidade utilizando-se apenas da aceleração e postura adequadas. Nota - Para o aprimoramento da técnica o aluno deve evitar o uso da embreagem.

53 SLALON SIMPLES MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Desenvolver as técnicas de mudança rápida de direção, sincronizando postura, comandos de acelerador e freio para adquirir balanço no exercício. Nota - Informe que o exercício é muito importante para desenvolver técnicas de pilotagem para poder desviar de obstáculos no trânsito.

54 SLALON SIMPLES DE 2,5 METROS
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS SLALON SIMPLES DE 2,5 METROS Objetivo - Desenvolver as técnicas de mudança de direção em baixa velocidade. Nota - Os cones deverão estar posicionados a 2,5 metros um do outro.

55 TRIÂNGULO MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Desenvolver habilidade e equilíbrio em curvas à baixa velocidade. Nota - Os cones deverão ser posicionados conforme a ilustração. Os alunos estarão efetuando o exercício corretamente quando a trajetória percorrida for feita com regularidade durante todo o percurso.

56 FRENAGEM MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Adquirir a postura adequada sobre a motocicleta, utilização correta dos comandos, frear utilizando o menor espaço possível. Nota - Para exemplificar a importância do uso dos dois freios, demonstre como aumenta a distância de frenagem com o uso só do freio traseiro. Ao final de cada exercício executado pelo aluno, elogie os ponto corretamente executado e oriente como melhorar aqueles ainda não bem executados.

57 FRENAGEM MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Frear a motocicleta no limite de sua capacidade de frenagem Nota - Mostre a importância de adquirir habilidade para frear no limite de aderência. Isso irá permitir ao piloto sair de situações de risco com maior segurança.

58 FRENAGEM COM MUDANÇA DE DIREÇÃO
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS FRENAGEM COM MUDANÇA DE DIREÇÃO Objetivo - Desenvolver as técnicas de frenagem e desvio de obstáculos. Nota - A obrigatoriedade do aluno desviar para o lado oposto ao indicado simula o afastamento da motocicleta para o lado oposto do movimento de um pedestre, por exemplo. A dificuldade de raciocinar para qual lado se dirigir exigirá do piloto que os movimentos de comando sobre a motocicleta sejam automáticos.

59 EXERCÍCIO EM OITO MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Objetivo - Desenvolver a técnica em curvas de média velocidade, ajustando velocidade e inclinação da motocicleta. Nota - Os cones deverão ser reposicionados conforme a ilustração. Os alunos estarão efetuando o exercício corretamente quando a trajetória percorrida for feita sem que haja necessidade de correções constantes na inclinação da motocicleta e o piloto mantiver uma postura correta.

60 REVISÃO E ENCERRAMENTO
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS REVISÃO E ENCERRAMENTO Objetivo - Após a realização dos exercícios práticos, completa-se o curso. Reuna, então, os alunos na sala de aula para uma rápida conversa na qual abordará assuntos da atualidade e de conscientização, de maneira bem natural e descontraída. Lembre-se sempre de alguns tópicos, como: Conscientização e controle de riscos, equipamentos de segurança, P.I.P.D.E, práticas de condução segura e responsável, condução não agressiva. Fazer algumas perguntas aos alunos como por exemplo: Quais os riscos associados à condução de motocicletas, Como o condutor ou piloto pode reduzir esse riscos, Quais as exigências legais que o piloto deve atender para pilotar, Orientar como o aluno poderá continuar a praticar as habilidades que aprendeu?.

61 REVISÃO E ENCERRAMENTO
MÓDULO 4 - EXERCÍCIOS PRÁTICOS REVISÃO E ENCERRAMENTO É recomendável preparar com antecedência os certificados de conclusão e entregar os mesmos ( no final do curso ) , de preferência com a participação de representante da direção da empresa. Para finalizar agradeça a boa vontade de todos pela participação e faça um brinde com refrigerante ou refresco, que deverá ser providenciado anteriormente. FIM


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