A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES."— Transcrição da apresentação:

1 AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES

2 Pesquisa na STE.

3 Demonstração da Pesquisa

4 OS ESTADO DAS LARVAS.

5

6

7

8 VAMOS ACABAR COM O MOSQUITO PORQUE ELE.....

9 PREVENÇÃO NO COMBATE A DENGUE Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, e embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos sujeitas à retenção da água da chuva, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. Então, para evitar a proliferação do mosquito vetor é necessário: retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia; eliminar todos os materiais que não tem serventia do pátio; colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre nós) nos ralos; fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados os recipientes com armazenamento de água para consumo.Portanto, na ocorrência de chuvas, intensifique os cuidados para evitar o acúmulo de água nestes recipientes.

10 SINTOMAS DA DENGUE O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.vírus da dengue Infecção Inaparente A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue. Dengue Clássica Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas da Dengue Clássica. Duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

11 DENGUE HEMORRAGICA Inicialmente os sintomas da dengue hemorrágica se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais......ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

12 SINAIS DE ALERTA – DENGUE HEMORRÁGICADENGUE HEMORRÁGICA 1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual); 2. Agitação ou letargia; 3. Vômitos persistentes; 4. Pulso rápido e fraco; 5. Hepatomegalia dolorosa; 6. Extremidades frias; 7. Derrames cavitários; 8. Cianose; 9. Sangramentos espontâneo e/ou prova de laço positiva; 10. Lipotimia; 11. Hipotensão arterial; 12. Sudorese profusa; 13. Hipotensão postural; 14. Aumento repentino do hematócrito; 15. Diminuição da diurese; 16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia; 17. Taquicardia.

13 Participação dos alunos do 2°A. Conclusão; Todo trabalho realizado durante a campanha contra a dengue será apresentado e exposto na escola, registrado através de fotografias, cartazes, e relatórios finais.Entendemos a necessidade da prevenção para que realmente a dengue não se torne mais uma das vilãs que assolam nossa sociedade. Pensando sob este aspecto é que ousamos escrever e executar este trabalho contando com agente transformador da realidade. Acreditamos ter atingido o objetivo proposto e, muito mais ainda, acreditamos ter deixado raízes na conscientização da comunidade escolar. Concluímos assim, que é indispensável a construção da cidadania do educando nos bancos escolares e este trabalho muito contribuiu para a efetiva construção desta em nossos educando e consequentemente, em toda comunidade escolar da E.E Zumbi dos Palmares.


Carregar ppt "AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google